No filme “A mentira”, a protagonista inventa histórias para mudar seu status social de “nerd” na escola, porém vários boatos surgem a partir dessas mentiras, e ela passa a ser mal vista por todos que a cercam. Paralelo ao filme, a mentira sempre esteve presente na humanidade, e o uso excessivo da mesma possui muitos fatores, como o hábito de uma personalidade narcisista e a prática que surgiu de forma involuntária e se fortificou com o tempo.
Primeiramente, vale salientar que o uso da mentira pode evoluir igual a uma doença: primeiro, o indivíduo mente sobre assuntos que na visão dele não são tão prejudiciais, depois a mentira se torna um aliado em diversas situações que convém ao indivíduo, tanto para autobenefício, tanto para servir como um escudo; a questão do autobenefício é retratada no filme “Prenda-me se for capaz”, onde o protagonista aplica golpes com a sua habilidade de mentir.
Outrossim, embora seja altamente prejudicial em qualquer âmbito social, o uso dela como necessidade também existe, e seu uso com essa finalidade na maioria das vezes não é percebido, pois acontece de uma forma involuntária, como quando mente-se para não magoar alguém ou para esconder um sentimento, contudo vale ressaltar que dependendo da proporção, as consequências podem vir piores.
Portanto, compete ao Ministério da Educação divulgar informações acerca das consequências da mentira e de como ela afeta as pessoas, por meio de propagandas e a abordagem clara desse assunto na matéria Ética e Cidadania nas escolas; E ao Ministério da Saúde divulgar por meio da mídia, como identificar a mentira patológica. Com isso, a reflexão acerca da mentira torna-se coletiva.
Dauany
Nossa que tema inédito. Amei!
Sua redação está boa. Parabéns!
Assim, como ponto a melhor, acredito que poderia ter abordado mais sobre o agravamento da mentira e seus resultados na sociedade, porque ficou meio raso, uma dica seria usar repertórios variáveis, como pensadores famosos, ou o fato da extorsão ter aumentado. A introdução ficou linda, e a conclusão ficou ótima.
Ademais, continue melhorando.
Boa sorte!
mouraavii
Boa noite, primeiramente quero ressaltar que sou apenas uma estudante e não tenho e menor experiência em correções, mas quero dar algumas dicas. NÃO VOU DAR NOTA.
A sua introdução está perfeita com ótimos usos de conectivos e vírgulas e o uso de uma obra.
No d1 e d2 eu senti falta de um repertório sociocultural o que vale muito no Enem, e também de faltou uma opinião crítica em relação ao assunto.
Sua conclusão está boa, mas não consegui notar a presença de todas as “regrinhas” que se pede (QUEM, POR QUE, PARA QUE, COMO e DETALHAMENTO), me perdoe se estão presentes e não consegui perceber.
Espero ter ajudado e se puder corrigir minhas redações eu agradeço.
PedroViniciux
A redação está boa, só faltou vc se aprofundar mais no D1 e D2, acho que não ficou tão clara assim. Tirando isso, a introdução está ótima, a conclusão também, o único problema foi o D1 e D2, de resto parabéns, continue treinando. Gostei também o jeito que você encaixou o filme na sua introdução, e gostei também da conclusão o jeito que vc aprofundou. Nota 780!
VIIHGBARBOSA
A redação está boa ,soq extremamente raza,falta mais exemplos sobre o quanto a mentira pode evoluir e como isso pode se tornar uma doença,tal qual,podendo interferir na vida de outras pessoas e futuramente se tornar algo compulisivo e agravante
A conclusão está perfeita
E a introdução tbm
Só o d1 e d2 que pode melhorar