Iniciante

Melhoria na valorização da terceira idade no Brasil

  • 1

    “O homem é o que a educação faz dele”, frase dita por Kant. Através do pensamento desse filósofo, pode-se discernir como o ensino proporciona o acesso dos idosos aos meios de comunicação. Além disso, é preciso notar como é importante que a terceira idade tenha seus direitos garantidos.
Em primeiro, os familiares e principalmente os netos, não possuem paciência e respeito com a população mais velha, o que torna mais escassa a sua integração as redes sociais. Com isso, eles são excluídos a cada dia, e não são incluídos na sociedade, ocasionando na falta e conhecimento, por cauda da falta de ensino sobre como interagir nas redes sociais.
Em segundo plano, as pessoas da terceira idade não são respeitadas devidamente, e os seus direitos ainda não foram garantidos de forma eficiente. Os senis quando aposentados, não têm atividades lúdicas que aumentem o seu ensino, cultura, ou mesmo ações que promovam a qualidade de saúde, eviando o sedentarismo. Percebe-se que os idosos não recebem o acesso aos meios sociais de hoje em dia.
Portanto, o Estado deve investir mais nos métodos de comunicação, contratando tutores para inserir a camada mais idosa na internet, visando maior acesso à tecnologia. Assim como fornecer mais centros e projetos nas casas de repouso que garantam o lazer dessa parcela ds população.

Compartilhar

10 Correções

  1. Cay! Adorei ver a citação logo no começo,queria ver ela refraseada no final , você só deu uns erros de escrita mais foi bobo , provável que seja por causa do teclado.
    Oque faltou foi quem faria essa integração aos idosos?
    O Estado fica vago de fato quem faria.
    Você e ótima com os conectivos
    Adorei ler o seu texto
    Tomara que eu ajude

    • 2
  2. Começou muito bem citando o filósofo Kant, mas poderia ter levado algo sobre ele até o final do texto, em meu ponto de vista tu poderia ter alongado um pouquinho mais, porque ficaram assuntos um tanto embolados, outra coisa é sobre a estruturação do texto ela está como se fosse na folha, com parágrafos, ou seja, com uma estrutura bonita, que chama a atenção do corretor a sua redação.

    • 1
  3. Olá, sua redação é boa, mostra o domínio da norma culta, porém fique atenta a erros que podem aparecer na digitação, esses erros podem acabar fazendo com que o leitor/corretor tenho uma visão contraria do que você escreve, levando ao pensamento de falta de domínio. Sua conclusão ficou um pouco vaga, tente ser mais objetiva, tente mostrar para o leitor o que realmente é necessário e para quem é necessário tais mudanças.

    • 1
  4. Você escreve muito bem, mas há alguns erros de digitação, que devem ser revisados antes do envio da redação, assim como deve-se fazer uma revisão do rascunho antes de transcrevê-lo. As propostas de intervenção ficaram muito vagas. Quem especificamente deve intervir? Os idosos são encontrados somente nas casas de repouso? Como essas intervenções vão ajudar?

    • 1
  5. Olá Cay! Você está começando muito bem! Parabéns pelo texto!
    Você só precisa se atentar a algumas questões, como por exemplo a sua tese, deixe ela um pouco mais objetiva e clara. Gostei bastante do uso dos conectivos. Os parágrafos de desenvolvimento estão bons e na conclusão, defina: O QUE? QUEM? COMO? PORQUE? e se gostar, pode retomar a contextualização inserida na introdução.

    • 1
  6. Um texto muito bom, mas a introdução daria um impacto se você organizasse melhor suas ideias e não escrevesse sobre o filósofo de maneira “crua”. Foi bem lembrado seu posicionamento sobre a escassez nas redes socias no primeiro desenvolvimento e concluindo no final. Pesquise palavras diferentes que se encaixem nas redações ampliando seu vocabulário.

    • 0
  7. Holá Caylane!
    O texto está muito bem, no entanto precisa melhorar na delimitação e estruturação da ideia em questão.
    Ademais, observou -se alguns erros gramaticais que afetam o seu texto.
    Com respeito à conclusão está muito parca , precisa detalhar um pouco para que não fique muito superficial.

    • 0
  8. Texto muito bem escrito. Só que precisa tomar alguns cuidados na hora de expor sua argumentação para que ela fique clara. D2 e D3. Uso dos conectivos tá ok, mais pode melhor muito e isso ajuda na competência 4 do enem. Escolher melhor as ideias quando for colocar a proposta de intervenção, para que fique claro para o corretor o que você quis passar e sustentar as ideias defendidas ao longo do seus texto, ou seja, propor um solução que solucione os problemas que você apresentou no texto.

    • -1
  9. Bom dia!
    Na introdução, ” “O homem é o que a educação faz dele”, frase dita por Kant”, escrita desse modo, a frase fica grosseira, fica informal, procure usar ao parecido com : ”SEGUNDO O FILÓSOFO KANT, O HOMEM É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE”/ ”DE ACORDO COM O FILÓSOFO KANT, O HOMEM É AQUILO QUE A EDUCAÇÃO FAZ DELE”, além disso, não use somente ”KANT”, precisa colocar se ele é um filósofo, médico etc, pode colocar também a nacionalidade dele, ah, e tente usar frases distintas, essa já está muito batida, muitas pessoas utilizam, procure inovar, ok? ”Além disso, é preciso notar como é importante que a terceira idade tenha seus direitos garantidos.”, usou uma tese geral, não é o ideal mas é uma boa jogada.
    No D1, ”Em primeiro” o que?, ”e, ocasionaNDO na falta e conhecimento, por cauda da falta de ensino sobre como interagir nas redes sociais.”, cuidado com o gerúndio, evite usa-lo na redação, sua ideia é interessante rede social e os idosos, mas não entendi muito bem o que isso tem haver com a sua tese, que é sobre os idosos não terem seus direitos garantidos.
    No D2, ”Em segundo plano,”, verifique com um professor de redação se pode usar esse tipo de conectivo (eu acho que não pois não se pode usar SEGUNDAMENTE), ”Os SENIS quando aposentados, não têm atividades lúdicas que aumentem o seu ensino, cultura, ou mesmo ações que promovam a qualidade de saúde, eviaNDO o sedentarismo.”, o que é senis? quando se usar palavras fora do vocabulário conhecido, explique um pouco ou use um sinonimo menos complexos, use seus conhecimentos socioculturais tanto no D1 como no D2 para afirmar sua opinião, as intertextualidades ajudam bastante e são necessárias para uma boa nota na redação do ENEM.
    Na conclusão, ”Percebe-se que os idosos não recebem o acesso aos meios sociais de hoje em dia.
    Portanto, o Estado deve investir mais nos métodos de comunicação, contrataNDO tutores para inserir a camada mais idosa na internet, visaNDO maior acesso à tecnologia. Assim como fornecer mais centros e projetos nas casas de repouso que garantam o lazer dessa parcela ds população.”, cuidado com o GERÚNDIO, possui uma retomada, ok, porém suas propostas de intervenções não estão tão boas, elabore-as melhor, dando mais detalhes de como irá ocorrer e use outros agentes além do Estado, Estado com letra maiúscula está certíssimo.
    PS: USE INTERTETUALIDADES (FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, OUTRAS CITAÇÕES), NESSA REDAÇÃO VOCÊ PODERIA TER CITADO O ESTATUTO DO IDOSO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, MÚSICAS QUE FALAM SOBRE O IDOSO ETC, BOM USO DE CONECTIVOS, MELHORE A TESE DA SUA INTRODUÇÃO, CUIDADO COM O GERÚNDIO, SUA ESTRUTURA DE REDAÇÃO VISUALMENTE ESTÁ BOA POIS ESTÁ ORGANIZADA.
    Espero ter ajudado, continue praticando!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.