Melhor remediar do que previnir

  • 1

O Brasil vivenciou em 1904 um episódio onde as pessoas tiveram de ser forçadas a se vacinarem contra a varíola em prol da saúde pública. Contudo ainda hoje, 116 anos após este ocorrido, há quem negligencie a única forma de previnir uma endemia.

Em 2018 foram registrados novos casos de sarampo no país, uma doença considerada erradicada em 2016. Neste mesmo ano, o Ministério da Saúde divulgou que 312 municípios estavam com apenas 50% de vacinação contra a poliomielite quando o ideal é 95%. Isso mostra dois principais motivos do retorno das doenças virais: o brasileiro se acomodou pensando estar livre das doenças; ainda há quem crê que a vacina traz a doença.

A série brasileira “O Escolhido” retrata misturado com ficção a realidade de muitas pessoas — principalmente as mais tradicionais — que se negam a vacinar pela mitologia de que a vacina faz mal e é por isso que em muitas campanhas, a da H1N1 por exemplo, um dos grupos mais vulneráveis, os idosos, não se vacinam por causa dos sintomas que se manifestam pós-vacinação.

É necessário, pois, que o Ministério da Saúde promova campanhas de vacinação mais efetivas e que desmistifiquem  essa “teoria da conspiração”. Como disse Éneas Carneiro, só o conhecimento liberta o homem, e explicar de maneira simples o porquê deve-se vacinar, é a única maneira de não se vivenciar futuramente uma nova Revolta da Vacina.

Compartilhar

3 Correções

  1. Ótima redação, começou bem, mencionando o filme, usou conectivos, conseguiu passar a ideia de forma clara. Poderia ter tido um fechamento melhor, pois deixou ela um pouco vazia, talvez uma alusão ou frase de um filósofo, ou então retomar o próprio filme q vc citou na introdução, só para dar uma finalidade na sua proposta! Estude sempre alusões e citações que encaixem em qualquer redação é sempre muito importante.



    Boa sorte!!

    • 0
  2. Introdução – sua ideia está bem explícita e concretizada com dados. (Bom)
    Desenvolvimento – traz argumentos, porém em alguns momentos o texto fica um pouco confuso.
    Intervenção- sua proposta é boa e não ofende os direitos humanos, mas acho que se referir a esta como uma única solução para o problema não é uma boa escolha.

    • 0
  3. Bom dia!
    Você deveria ter começado já com o exemplo que você sitou no terceiro paragrafo,
    “O Escolhido” já para dar aquela ansiedade de ler. Pois a sua introdução faltou um pouco de argumentos. E cuidado também com o excesso de exemplo que você coloca no seu texto.
    Mas fico bem direcionada, de acordo com o tema proposto.
    Boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.