A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização, era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados.Em virtude disso, serviu de respaldo para o número gradativo de analfabetos no Brasil hodierno.Por essa razão, a sociedade encontra entraves no que se refere aos meios para superar o analfabetismo funcional.Tal problema de educação, necessita ser minimizado, ora pelo suporte ao ensino de qualidade, ora pelo incentivo ao regresso às instituições de ensino.
Em primeira análise, vale salientar que a escolaridade é o principal fator explicativo para o nível de alfabetização, uma vez que,quanto mais alta e o grau de uma pessoa, maiores habilidades ela demonstra em lidar com a língua. Entretanto, ir a escola nem sempre é um sinal de um alfabetismo proficiente, posto que, na escassez de um ensino de qualidade, o indivíduo depara-se com barreiras, no que tange ao desenvolvimento do intelecto e ao aletramento. Para Paulo Freire, educador brasileiro, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Seguindo essa linha de pensamento, fica claro que a chave para retificar a analfabetismo funcional é o ensino de excelência.
Outrossim, é pertinente destacar também que a sociedade brasileira atual, vive resquícios de uma época marcada pelo trabalho infantil, no qual, crianças e jovens abandonavam a escola mais cedo com o propósito de trabalhar para o sustento familiar. Como desdobramento, a população adulta encontra-se incapaz de compreender textos simples e resolver operações básicas. Segundo pesquisa feita pelo INAF ( indicador de analfabetismo funcional) mostrou que cerca de 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais. Sob esse viés, é evidente que o analfabetismo rudimentar esta intimamente ligado ao afastamento das redes de ensino.
Destarte, cabe ao Ministério da Educação em uníssono com o Governo Federal, impelir o ensino de qualidade, principalmente em áreas precárias, por intermédio da produção de materiais atualizados e disponíveis de forma gratuita, com o fito de além de promover o acesso à todos, como dita Paulo freire, a educação seja progressivamente transformadora da sociedade. Ademais, é pertinente ainda que o MEC em parceria com o INEP, promova o incentivo ao regresso às instituições de ensino, mediante a preparação de educadores para esse grupo, e o aumento de vagas ofertadas no ensino EJA, com o intuito de mitigar o analfabetismo funcional.
fernandaascardoso
Boa tarde!!
Vou te dar algumas dicas em relação ao que eu sei de redação, mas infelizmente ainda não sei pontuar de acordo com as competências do ENEM.
Vamos lá:
Achei seu texto ótimo!!!! Alguns problemas de ortografia e palavras com letras minúsculas, mas no total, achei muito bom.
-Aconselho somente a você terminar sua conclusão com uma frase que feche com chave de ouro!!! Acho que ficaria perfeito terminar dizendo:
(…), e o aumento de vagas ofertadas no ensino EJA. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o impacto nocivo do analfabetismo funcional no Brasil.
Ademais, acredito que você está no caminho certo para tirar uma nota no ENEM e vestibulares!!!