A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o direito a um meio ambiente equilibrado. Contudo, tal prerrogativa não tem aplicado-se com eficácia na prática, quando pensa-se no controle do lixo exagerado no Brasil, deturpando desse modo a democratização desse direito indispensável. Diante dessa perspectiva o deficitário saneamento básico e o Estado, somam-se aos fatores que favorecem essa realidade.
Em primeira análise, deve-se ressaltar o deficitário saneamento básico, de modo a dificultar o combate a problemática do lixo no contexto ambiental. Nesse víeis, é possível ressaltar o Espetáculo “Meu futuro no lixo” do coletivo Girassol do Sertão do Município de Russas-Ce, que apontava as irregularidades dos sistemas de assegurabilidade do saneamento básico, dá reciclagem ecológica a coleta de resíduos sólidos. Diante de tal exposto comparado a realidade é evidente o distúrbio que essa chaga provoca no meio ambiente.
Ademais, é fundamental apontar às falhas políticas públicas do Estado a cerca da temática, que inviabilizam a assegurabilidade do direito básico aos cidadãos. Dessa forma, essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social” já que entidades federativas não cumprem com sua função. Logo é indispensável que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se portanto, que o lixo exagerado no Brasil é uma grande problemática, por evidenciar as mazelas do saneamento básico e das políticas públicas do Estado. Por tanto faz-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente e o Estado, trabalhem em conjunto, e por meio da legislação, incentivos fiscais e verbas parlamentares, promovam a criação e intensificações de medidas para melhorar o controle do lixo acumulado no país. Assim, espera-se que os direitos previstos na Constituição Federal de 1988 sejam assegurados na prática.
Samir soares
Competência 1-160
Competência 2-200
Competência 3-160
Competência 4-180
Competência 5-120(detalhamento e finalidade)
Nota:820
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*Na conclusão, o primeiro comentário não corresponde a um dos elementos da competência 5 a ser avaliado, portanto, retire!
* Coloque na conclusão também, a finalidade:” com a finalidade de mitigar essa chaga” e o detalhamento, podendo detalhar um órgão, modo/meio, finalidade… Geralmente detalha-se o órgão.
* Precisa de mais conectivos, já que você colocou conectivos sempre que deu no início das frases dos parágrafos, ainda assim não foi o bastante, coloque conectivos no desenvolvimento das ideias como: “uma vez que”, “visto que”, “apesar”. Mais 2 conectivos e eu te daria 200 na C4.
* Diante dessa perspectiva, …
* e o Estado somam-se…
*Deturpando, desse modo, a
*Diante de tal exposto, comparado à realidade, …
* básico da reciclagem ecológica à coleta de resíduos sólidos.
*apontar as falhas
*acerca
* Temática que inviabilizam…
* Você não desenvolveu completamente suas ideias no D1, coloque “uma vez que” no final da frase e desenvolva, explique pq o distúrbio é evidente.
O mesmo acontece no D2, só que dessa vez você coloca muitas citações e não desenvolve o seu ponto de vista, não faça isso, deixe o D2 pra você colocar no papel o seu ponto de vista, além que você não explicou aquele ponto de vista.
* Causa: saneamento básico ruim. Consequência: meio ambiente desequilibrado. Você retoma essas duas palavras-chave no desenvolvimento 1 e 2, foi bom, já está quase lá, falta pouco para fechar a C3.
Deixe mais explicito, na conclusão, que você está falando sobre o saneamento básico, e crie uma proposta para evitar a negligência governamental, falhas políticas, como você disse. Se bem que é meio complicado criar isso né, mas olha só, a Lava-jato é um exemplo para evitar algumas “falhas políticas” mas vc não poderia colocar isso porque a lava-jato se trata mais é de roubo.
*Sua redação apresenta muitos erros de vírgula, lembre, sempre que usar um conectivo, resta atenção na vírgula, ex: nesse viés, destaca-se.
Portanto, é de imperiosa… diante dessa perspectiva, é necessário…
// É isso mano, pode mandar redação ae que vou corrigir todas. ( Se eu ver eu corrijo, tô na plataforma o dia todo)
Cleylson
Vamos lá.
De primeiro já começou a redação com uma alusão da constituição Federal. Um ótimo jeito para começa, pois a constituição abrange esse tema lá no artigo 6 que faz parte de direitos fundamentais.
No 1D ainda continua ótimo, pois começa com conectivo e logo sem seguida usa um tópico frasal e depois vem uma citação.
2 D e conclusão também estão ótimas, porém tem algumas falhas de coesão e também deve trabalhar mais na proposta de intervenção.
Boa norte cara!!
Phalangee
Olá, bom dia!
Vi que você tem muito potencial para tirar uma ótima nota.
Algumas dicas que aprendi ao longo dos anos:
Leia mais sobre o assunto da redação e monte a estrutura antes de escrever, assim seu texto ficará mais organizado.
Tente expressar mais o teu pensamento sobre o problema abordado, é um ponto muito importante.
Revise tua proposta de intervenção e detalhe mais para que fique completa.
Espero ter ajudado! Boa sorte. ;)
LarissaEnem
Oii, tudo bem? Percebi que você já teve correções bem completas, então vou apenas resumir o que eu penso sobre seu texto. Dá pra ver que tinha um modelinho pronto te ajudando aí, e não é problema usar modelos prontos, só que tem que saber como usar, então fica de olho!!!!
E o outro ponto que queria destacar é sua proposta de intervenção, estude mais sobre ela. Boa sorte e beijinhos
MarcioVitor
A Constituição Federal de 1988, [1] documento jurídico mais importante do país, prevê o direito a um meio ambiente equilibrado. Contudo, tal prerrogativa não tem aplicado-se com eficácia na prática, quando pensa-se [2] no controle do lixo exagerado no Brasil, deturpando desse modo a democratização desse direito indispensável. Diante dessa perspectiva o deficitário saneamento básico e o Estado, somam-se aos fatores que favorecem essa realidade.
Em primeira análise, deve-se ressaltar o deficitário saneamento básico, de modo a dificultar o combate a problemática do lixo no contexto ambiental. Nesse víeis, é possível ressaltar o Espetáculo “Meu futuro no lixo” do coletivo Girassol do Sertão do Município de Russas-Ce, que apontava as irregularidades dos sistemas de assegurabilidade do saneamento básico, dá reciclagem ecológica a coleta de resíduos sólidos. Diante de tal exposto comparado a realidade é evidente o distúrbio que essa chaga provoca no meio ambiente.
Ademais, é fundamental apontar às falhas políticas públicas do Estado a cerca [3] da temática, que inviabilizam a assegurabilidade [4] do direito básico aos cidadãos. Dessa forma, essa conjuntura segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social” já que entidades federativas não cumprem com sua função [6]. Logo é indispensável que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se [5] portanto, que o lixo exagerado no Brasil é uma grande problemática [4], por evidenciar as mazelas do saneamento básico e das políticas públicas do Estado. Por tanto [4][5] faz-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente e o Estado, trabalhem em conjunto, e por meio da legislação, incentivos fiscais e verbas parlamentares, promovam a criação e intensificações de medidas para melhorar o controle do lixo acumulado no país. Assim, espera-se que os direitos previstos na Constituição Federal de 1988 sejam assegurados na prática.
Observações:
1= “o documento”*…
2= se pensa*
3= acerca*
4= tente não repetir palavras
5= necessidade de vírgula
7= quais funções??
Visão geral: tente argumentar melhor, cite exemplos e use mais conectivos. desenvolva de forma mais clara e coesão e sem deixar pontas soltas os seus d1 e d2, porque você mais narrou do que argumentou
CI= 120/ NÍVEL 3 (alguns desvios): A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
CII= 200 / NÍVEL 5: A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
CIII= 120/ NÍVEL 3: A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
CIV= 160 / NÍVEL 4: A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
CV= 160 / NÍVEL 4: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 760