Estudante

Meios para o controle do excesso de lixo gerado no Brasil

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No filme “Wall-E”, da Pixar, é retratado um planeta terra inabitável decorrente de atitudes humanas inconsequentes que o tornaram um enorme reservatório de lixo. Apesar de ficcional, tal contexto assemelha-se à atualidade brasileira, tendo em vista o crescimento exponencial que ocorre com a geração de resíduos. Nesse prisma, deve-se analisar como o sistema capitalista e o desleixo do Poder Público intensificam a problemática em questão.

 

É fundamental enfatizar, a princípio, que o capitalismo é um dos principais responsáveis pelo aumento do consumo e da geração de lixo. Isso porque, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, no século XXI, as pessoas vivenciam tempos líquidos, em que nada é feito para durar. Essa perspectiva pode ser comparada à obsolescência programada, na qual os eletroeletrônicos, por exemplo, são adquiridos e, em um curto espaço de tempo, já precisam ser substituídos por novas tecnologias, demonstrando uma redução do seu tempo de vida útil. Logo, é provocado o aumento da produção de resíduos, sobretudo eletrônicos, facilitando a contaminação do solo, do ar e da água.

 

Outrossim, a omissão estatal na gestão adequada do lixo agrava ainda mais a situação. Isso decorre da falta de uma política rígida que exija responsabilidade ecológica dos cidadãos, bem como da falta de fiscalização governamental aos aterros sanitários e demais locais destinados aos detritos. Não é à toa, portanto, que o prazo da Política Nacional de Resíduo Sólidos para que todos os municípios dessem o destino correto do lixo venceu há alguns anos, o que aumentou o número de lixões e a impunidade dos infratores. Por conseguinte, proliferam-se vetores de doenças, afetando as populações carentes que moram nas proximidades de tais locais – um problema não só ambiental, mas também de saúde pública.

 

Diante do exposto, é necessário minimizar o consumismo e otimizar as leis públicas para frear o excesso de lixo no Brasil. Nesse sentido, o Ministério da Educação – responsável por zelar pela qualidade de ensino- deve promover projetos pedagógicos nas escolas, como palestras e debates, por meio de profissionais que abordem aos discentes temas relacionados à redução de consumo, reutilização de produtos e descarte correto de rejeitos, a fim de fomentar a conscientização ambiental. Ademais, as prefeituras municipais, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, devem intensificar a fiscalização dos aterros sanitários, por intermédio de ambientalistas que verifiquem irregularidades no descarte do lixo e punam adequadamente os infratores. Feito isso, a sociedade brasileira não será mais reflexo do reservatório de lixo abordado pelo filme “Wall-E”.

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3 Correções

  1. Olá, Jobson!
    Texto bem escrito, com argumentos interessantes e fora do senso comum. Ademais, usou bons conectores e deixou evidente seu ponto de vista indiretamente. Parabéns!!!
    • Introdução
    – Contextualizou bem, relacionou adequadamente com a temática abordada e apresentou os núcleos argumentativos. Todavia, a tese pode ser melhorada. Adicione uma problematização mais evidente, afirme que esse cenário é desfavorável e prejudicial para o corpo social, bem como para natureza… algo do tipo. (É só para garantir o notão caso encontre corretores rígidos). Por fim, gostei bastante do primeiro parágrafo, ficou fácil de compreender e bem escrito.
    • Desenvolvimento
    – 1° parágrafo (D1): tópico frasal adicionado, demonstrou planejamento textual. A forma de introduzir ficou maravilhosa, fugiu muito do senso comum. Uma sugestão… no tópico frasal você demostrou que o capitalismo é um óbice. Nessa perspectiva, ficaria interessante ter dito na introdução que é um empecilho que contribui com a continuidade da problemática (minha opinião).
    – 2° parágrafo (D2): bem escrito e coerente. Colocou a consequência dos erros e as causas, preenchendo as lacunas. “Agrava ainda mais” soou de forma redundante.
    Você utiliza muito bem os conectores!
    • Conclusão
    – No modelo hodierno do ENEM, é recomendado e preferível o uso de apenas uma proposta interventiva, de modo a garantir a adição das características imprescindíveis: agente, ação, meio e finalidade, juntamente ao detalhamento.
    – Você usou duas, ficou interessante. Entretanto, ficou um pouco superficial, dificultando a localização de cada um dos aspectos.
    Atente-se ao tamanho do texto. Sugiro que tente escrever de forma sucinta, com intuito de adequá-se a escrever pouco, mas de forma completa e coerente.
    Enfim, espero que tenha te ajudado de alguma forma. Não interprete minhas observações como uma verdade inquestionável. Espero que consiga alcançar seus objetivos! Abraço!
    Na minha perspectiva sua nota por competência:
    A priori, se fosse para retirar ponto seria quanto a estrutura, por causa da tese, ou na competência 5 (estou em dúvida entre a nota máxima ou 160, sendo assim, como são dois corretores, atribuirei 180).
    C1: julgo que você não perderia pontos devido à tolerância de erros. 200
    C2: nota máxima, contextualizou bem e articulou com o tema. 200
    C3: opiniões, fatos e informações organizadas, configurando autoria. 200
    C4: relaciona bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 200
    C5: 160-200
    Valeuuu

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  2. Boa noite Jobson!
    Gostaria de primeiramente lhe parabenizar, você é um excelente escritor de redações!
    Não identifiquei nenhum desvio da norma padrão e nem erros ortográficos.
    Você trouxe um repertório muito interessante e o relacionou na proposta de intervenção, o que garantiu uma hegemonia no seu texto.
    Ao ler sua redação é visível que ele foi muito bem elaborado, pois você conseguiu interligar todos os parágrafos, não deixando nenhum assunto solto.
    Foi bem coerente.
    A proposta de intervenção está muito boa! Só peço que se atente ao tamanho dela, pois ela ficou grande em comparação com o restante dos parágrafos, tente fazê-la com no máximo 6 ou 7 linhas.
    NOTA: 980
    Parabéns! Continue praticando!
    lembrando que sou uma aluna, por isso posso ter deixado algo passar despercebido, espero ter te ajudado!

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  3. Pra começar, gostaria de dizer que a associação com o filme wall foi muito boa. Na sequência, você desenvolveu bem a sua tese,(achei a palavra desleixo um pouco coloquial para o texto). No desenvolvimento,observei a presença dos tópicos frasais, com uma boa argumentação e texto bastante coeso. Na conclusão identifiquei todos os pontos necessários e se associando com o restante do texto.
    Parabéns
    C1- 180-200
    C2- 200
    C3- 200
    C4-200
    C5-200

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