Meios para garantir a valorizacao aos povos indígenas no Brasil

  • 0

Na série “Anne Whith E”, a protagonista ao conhecer uma tribo indígena, busca conhecer e valorizar a história desse grupo, mostrando empatia. Fora da ficção, a realidade apresentada no cenário brasileiro é bem distinta, visto que cada vez mais o índio está sendo desvalorizado. Dessa forma, em razão da omissão governamental e igualdade emerge um impasse que precisar se revertido.

Em primeiro plano, a negligência estatal é uma causa latente do contratempo. Segundo o filósofo Thomas Hoobes, é dever do estado garantir o bem estar social de todos. Diante disso, verifica que não vem sendo feito, embora o Governo tenha criado o  Dia do Índio, a falta de políticas públicas que possibilitem uma maior integração dessa minoria na sociedade, fazendo com que gradualmente aumente a exclusão dos nativos no corpo social. Nesse sentido, torna a resolução cada vez mais dificultada.

Ademais, outra causa para configuração desse imbróglio é a escassez de semelhanças. Na conferência mundial, em 1992 foi apresentada a Carta da Terra, que assegura os direitos dos povos indígenas, como garantia ao território, educação, ciência, respeito pelas tradições e crenças dentre outros. Desse modo, verifica-se que esse documento não vem sendo cumprido, já que atualmente os hindus estão sendo expulsos de suas terras, principalmente para atividades econômicas serem efetivadas nelas e suas crianças não estão tendo oportunidades para ter o conhecimento da pedagogia. Logo, é imperioso contornar esse obstáculo.
Portanto, ações são fundamentais para resolver a problemática. Para isso, o Governo -como instância máxima de administração executiva- deve realizar uma campanha informativa chamada ” Respeito A Quem Tava Aqui Primeiro” que evidencie para população a complexidade da situação e maneiras de amenizar-la. Por meio, de informações compartilhadas, principalmente intermédio da mídia, visto que ela tem um forte poder de persuasão. Com o intuito de, que os cidadãos se conscientize. Espera-se, assim torna a pátria mais justa para todos e com mais empatia.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Millyal, tudo bem? Espero que sim 🙂
    Bom, vou tentar destacar alguns pontos da sua redação

    Introdução:

    Acredito que essa parte da sua introdução “Dessa forma, em razão da omissão governamental e igualdade emerge um impasse que precisar se revertido.” ficaria melhor se você colocasse “isso deve-se, sobretudo, em razão da omissão governamental e da desigualdade que emerge um impasse que precisa ser revertido”
    Nessa parte da sua introdução “Dessa forma, em razão da omissão governamental e igualdade emerge um impasse que precisar se revertido.” você esqueceu do “r” do verbo “ser” que acabou ficando apenas “se”
    Teve um errinho também de concordância

    Desenvolvimento 1:

    Nessa parte “Diante disso, verifica que não vem sendo feito, embora o Governo …” você deveria substituir seu conectivo “Diante disso” por um conectivo adiversativo que indica algo contrário. Na sua citação você colocou o que, segundo Thomas Hoobes, é dever do Estado garantir e depois você disse que isso não vem sendo feito, demonstrando assim algo contrário.
    São exemplos de conectivos adversativos: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, não obstante, só que, ainda assim.
    Além disso, acredito que você poderia colocar ” uma vez que” antes da palavra “embora”
    Você deve evitar o uso do gerúndio, seu texto apresentou várias vezes ( fazendo, sendo, mostrando) e o corretor pode achar que é um vício de linguagem
    Ficando assim: “… Segundo o filósofo Thomas Hoobes, é dever do estado garantir o bem estar social de todos. No entanto, verifica que não vem sendo feito, uma vez que embora o Governo tenha criado o Dia do Índio, a falta de políticas públicas que possibilitem uma maior integração dessa minoria na sociedade, fazendo com que gradualmente aumente a exclusão dos nativos no corpo social.

    Desenvolvimento 2:

    Acredito que o conectivo “desse modo” não deu certo no período

    Conclusão:

    Você apresentou todos os elementos necessários para obter os 200 pontos na competência 5
    Sua proposta foi boa
    Nessa parte …”campanha informativa chamada ” Respeito A Quem Tava Aqui Primeiro” que evidencie para população a complexidade da situação e maneiras de amenizar-la…” eu acredito que você deveria substituir a palavra “amenizar-la” por “amenizá-la”

    No seu texto como o todo, eu gostei, você usou bons argumentos e propôs uma boa proposta de intervenção

    Competência 1: 120
    Competência 2: 160
    Competência 3: 120
    Competência 4: 100
    Competência 5: 200
    Nota: 700

    E é isso
    Espero ter ajudado
    Continue escrevendo, você vai longe

    • 1
  2. Olá

    Não sou boa em correção, até porque sou uma estudante mas vou verificar os pontos principais de sua redação.

    Na introdução você usou um repertório cultural ao apresentar uma alusão da serie, uma problemática e uma tese bem definida.
    Nos desenvolvimentos você colocou suas opiniões com comprovação a partir de dados ou informações em ambos os parágrafos.
    Na conclusão vemos também um parágrafo bem detalhado com as perguntinhas respondidas e apresentação de um fechamento. No caso, a única coisa que eu sugiro e que entre o agente e o meio e a finalidade você não separe os períodos como foi feito, porque é uma continuação da proposta.
    ”maneiras de amenizar-la, por meio, de informações compartilhadas… , com o intuito de, que …”

    Mas no geral ficou bem estruturado com parágrafos definidos, uso coerente de informações e argumentos, além de conectivos diversificados, que ajuda também na coerência do texto.
    bons argumentos, e proposta bem detalhada, só é necessário uns ajustes.
    Continue praticando que sua nota com certeza será alta, e sempre fique atento as competências.
    BOA SORTE!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.