O tráfico de animais silvestres, se tornou nos últimos anos um dos mais lucrativos comércios ilegais do mundo, sendo o Brasil o epicentro desse mercado, devido a sua grande biodiversidade. Com isso, muitas espécies nativas estão desaparecendo aos poucos na natureza, pois a maioria capturada sofre maus-tratos ou são mortos no transporte ou no cativeiro, com a finalidade de venda dos seus subprodutos, como o couro, contribuindo assim para a sua extinção. E apesar desse assunto ser de imensa relevância para a nação, ele é negligenciado a todo momento pela população e pelo Estado, dificultando o combate a essa prática.
Em primeira análise, a fauna, no conjunto do ecossistema planetário, auxilia na manutenção do equilíbrio ecológico, ou seja, quando um ser é retirado de seu hábitat natural, não só ele sofre com as consequências disso, mas também o meio onde vive, como, por exemplo, algumas plantas que dependem de outros animais para se reproduzirem. Entretanto, esse desequilíbrio causado pelo tráfico, é vivenciado no Brasil desde o Período Colonial, no século XVI, quando os europeus chegaram ao território brasileiro explorando todos os recursos que poderiam gerar riqueza, como o Pau-Brasil e os animais. Sob esse viés, fica evidente a necessidade de uma medida efetiva que fiscalize a entrada e saída de mercadorias em todos os portos do país, já que é um crime perpetuado desde a Idade Moderna.
Ademais, uma parcela significativa das pessoas que compram esse tipo de mercadoria têm a intenção de possuí-la como um “pet”, e o fato de comprar no mercado ilegal o faz ser menos burocrático e mais barato, em alguns casos, o que permite que sejam movimentados cerca de US$10 bilhões por ano no mundo e US$1 a 1,5 bilhões, somente no Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Contudo, no processo de contrabando, os animais passam a ficar mais agressivos, podendo adquirir doenças, o qual segundo estudiosos, pode ser um dos principais caminhos que ajudaram a disseminar a atual Covid-19 por todos os continentes. Logo, essa atividade também colabora com os problemas de saúde de pública.
Portanto, é indispensável que o Governo desenvolva um banco de dados integrados de informações entre os Órgãos Estaduais e Federais com algoritmos que mapeiem os locais frequentemente delatados e que facilite o compartilhamento sobre dados de possíveis traficantes e cativeiros entre as sedes de polícia, e além disso, permita que outros cidadãos possam efetuar denúncias também, objetivando um policiamento efetivo em pontos mais isolados do país, assim como a preservação das espécies e o controle das doenças.
I_gabrielle
Oi, linda, sua redação tem a alma do texto dissertativo e argumentativo.
Mas existem uns pequenos errinhos.
Não encontrei o detalhadamento e nem a finalidade na sua conclusão. Se estiver me desculpe, mas estou com dificuldades para encontrar…
Nota final:960!☺❤
Continue estudando, não desista e você chegará a os teus sonhados 1000!
GiVitória
Bom dia!! :)
Introdução: Sua introdução ficou excelente, porém sugiro que ao final já mencione de forma sucinta seus argumentos que serão desenvolvidos.
Desenvolvimento 1: O primeiro período do parágrafo ficou muito extenso, dificultando a compreensão.
Desenvolvimento 2: Muito boa a argumentação, principalmente ao citar a Covid-19. Porém não fica muito claro qual a relação entre o aumento da agressividade com o adoecimento desses animais, então seria melhor que você optasse por tirar a ideia da agressividade (deixando o adoecimento) ou desenvolvesse melhor essa relação.
Conclusão: A proposta de intervenção não está completa, faltou o meio/modo e o detalhamento. Sugiro que no seu rascunho faça cada etapa da conclusão de forma separada, por exemplo:
1.Agente: Ministério do Meio Ambiente
2.Detalhamento: agente interventor
3.Ação: Desenvolva um banco de dados integrados de informações entre os Órgãos Estaduais e Federais com algoritmos que mapeiem os locais frequentemente delatados e que facilite o compartilhamento sobre dados de possíveis traficantes e cativeiros entre as sedes de polícia, e além disso, permita que outros cidadãos possam efetuar denúncias também
4.Meio/modo: Por meio investimento de verbas nessa nova plataforma
5.Efeito: objetivando um policiamento efetivo em pontos mais isolados do país, assim como a preservação das espécies e o controle das doenças
É importante que sua proposta a todos esses cinco critérios
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 120
TOTAL: 720
Parabéns pela redação e pelo empenho! Espero ter ajudado. Bons estudos :)
Maciel Rodrigues
Olá ;)
Bom texto. Tá bem estruturado e rico em informações.
Eu diria que precisa de mais argumentação e melhorar a conclusão.
Explicar quais Órgãos Estaduais seriam esses. Como seria implementada as leis.
Qual canal de denúncia? Número já existente? um novo?
C1 : 180
C2 : 200
C3 : 140
C4 : 160
C5 : 120
NOTA : 800