Meios para combater o crescimento da violência contra a mulher.

  • 0

A revolução francesa foi responsável por trazer a questão da liberdade, igualdade e fraternidade. Contudo, o cenário atual do aumento de violência contra o gênero feminino nos leva ao questionamento dessas expressões. Logo, é necessário discutir sobre os impactos negativos causados pelo problema, que tem como base a objetificação da mulher na cultura machista em que vivemos, que leva ao aumento de violência por feminicídio.

No período da literatura barroca, a figura da mulher passou por uma edificação e a um instrumento de sedução dentro da poesia. Nesse contexto, essa objetificação feminina ainda é abundantemente decorrente em nosso meio atual, podendo citar, por exemplo, campanhas publicitárias de cerveja – que traz mulheres hipersexualizadas- e também certos gêneros musicais que representa a mulher como um objeto prazeroso. Consequentemente, essa visão de figurante colocada na mulher desde a cultura barroca é a causa do aumento de feminicídios.

De acordo com o Instituto de pesquisa econômica Aplicada (IPEA), entre 2007 e 2011 ocorreu um caso de feminicídio a cada uma hora e meia no Brasil. No ano de 2015 foi implantada uma legislação que prevê graves penalidades para crimes que se encaixam nesta definição. Porém, isso ainda não resultou na diminuição desses casos, tendo em vista que, segundo o portal do g1, esse número cresceu 7,3% só de 2018 a 2019.

Em virtude dos fatos mencionados, são necessárias medidas capazes de atenuar essas problemática a fim de diminuir a violência contra mulheres e mudar a forma como ela é representada na sociedade. Portanto, cabe ao ministério da educação juntamente com o governo promover campanhas educativas por meio da mídia e com palestras nas escolas públicas e privadas, visando, conscientizar a sociedade para combater práticas machistas presentes atualmente.

Seguindo o pensamento de Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”.

Compartilhar

2 Correções

  1. Excelente redação
    Vc demonstrou bastante conhecimento do assunto proposto usando vários métodos como citação de autoridade, histórica, dados estatisticos, além de utilizar vários conectivos
    Eu só acho q vc poderia ter dado um melhor detalhamento na proposta de intervenção, demostrando uma melhor forma de melhorar esse problema no pais
    Nota: 930

    • 0
  2. Nota 1- 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 3 – 200 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 160 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.