Meios para a educação ambiental

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MODELO ENEM

 

A Agenda 21 é um documento proposto pela ONU durante a ECO-92 que visou estabelecer o desenvolvimento sustentável e conscientizar acerca da problemática ambiental. Entretanto, sabe-se que, durante o século XXI, poucas das metas propostas foram alcançadas, de forma que a educação ambiental é pouco presente. Nesse sentido, torna-se indubitável debater acerca de meios para promover a educação ambiental, a qual está fragilizada quando relacionada à não preocupação sustentável por parte dos governantes e ao descarte excessivo e inadequado de lixo pela população.

Convém ressaltar, primeiramente, que o não equilíbrio entre economia e sustentabilidade não permite a devida preocupação com o meio ambiente. Nessa perspectiva, Aristóteles, filósofo grego, afirma em sua “Doutrina do meio-termo” que o homem virtuoso evita os extremos e busca o equilíbrio. Apesar disso, os chefes das nações, na maioria das vezes, não buscam a educação ambiental, mas focam apenas na parte lucrativa de suas ações, se esquecendo da importância da preservação. Dessa maneira, com um enfoque muito elevado ao capital, naturalmente se deixará de lado a questão sustentável.

Outrossim, o descarte excessivo e inadequado de resíduos também evidencia a falta de educação ambiental, desta vez, pela sociedade. Nesse viés, o consumismo, proveniente das reestruturações capitalistas, propõe a obtenção em excesso, induzindo e incentivando o consumidor a compra mais do que o necessário. Com isso, esse excedente precisa ser descartado e, quando feito de forma inadequada e irresponsável, causa sérios prejuízos à fauna e a flora, como o descarte de plásticos em vias marinhas e o de poluentes em rios e mares contaminando-os. Dessa forma, o acúmulo de lixo prejudica o meio ambiente e demonstra a pouca educação ambiental por parte da população.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas a fim de promover a educação ambiental brasileira. É preciso que o Ministério do Meio Ambiente crie projetos ambientais, limitando investimentos desnecessários quando esses trazerem malefícios ao meio ambiente, por meio da integração à iniciativas ambientalistas internacionais. Ademais, também é necessária a adesão de projetos sociais que conscientizem a população acerca dos impactos causados pelo excesso de lixo, por meio de campanhas midiáticas, publicitárias e palestras ministradas por biólogos e profissionais especializados. Por meios como esses, será possível garantir a educação ambiental no Brasil e alcançar objetivos da Agenda 21.

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2 Correções

  1. Introdução:
    ▪︎Agenda 21 é um documento proposto pela ONU durante a ECO-92 que visou [1] estabelecer o desenvolvimento sustentável e conscientizar acerca da problemática ambiental. Entretanto, sabe-se que, durante o século XXI, poucas das metas propostas foram alcançadas, de forma que a educação ambiental é pouco presente. Nesse sentido, torna-se indubitável debater acerca de meios para promover a educação ambiental, a qual está fragilizada quando relacionada à não preocupação sustentável por parte dos governantes e ao descarte excessivo e inadequado de lixo pela população.

    Obs.:
    ▪︎1- visa.
    ▪︎Na segunda parte da tua tese você colocou dois argumentos, dá a impressão que são três teses. Eu tiraria parte dela, se fosse falar, falaria só no desenvolvimento.

    Desenvolvimento 01:
    ▪︎Convém ressaltar, primeiramente, que o não equilíbrio entre economia e sustentabilidade não permite a devida preocupação com o meio ambiente. Nessa perspectiva, Aristóteles, filósofo grego, afirma em sua “Doutrina do meio-termo” [1] que o homem virtuoso evita os extremos e busca o equilíbrio. Apesar disso, os chefes das nações, na maioria das vezes, não buscam a educação ambiental, mas focam apenas na parte lucrativa de suas ações, se esquecendo da importância da preservação. Dessa maneira, com um enfoque muito elevado ao capital, naturalmente se deixará de lado a questão sustentável.

    Obs.:
    ▪︎1- Ausência de vírgula por se tratar de aposto.
    ▪︎No segundo período você deve explicar o tópico frasal, para isso, use: isso porque, isso ocorre porque, isso acontece porque, isso se deve ao fato de, isso se deve à/ao. Escolha um desses e use em cada segundo parágrafo de desenvolvimento para explicar o motivo daquilo que você colocou no tópico frasal acontecer.

    Desenvolvimento 02:
    ▪︎Outrossim, o descarte excessivo e inadequado de resíduos também evidencia a falta de educação ambiental, desta vez, pela sociedade. Nesse viés, o consumismo, proveniente das reestruturações capitalistas, propõe a obtenção em excesso, induzindo e incentivando o consumidor a compra [1] mais do que o necessário. Com isso, esse excedente precisa ser descartado e, quando feito de forma inadequada e irresponsável, causa sérios prejuízos à fauna e a [2] flora, como o descarte de plásticos em vias marinhas e o de poluentes em rios e mares contaminando-os. Dessa forma, o acúmulo de lixo prejudica o meio ambiente e demonstra a pouca educação ambiental por parte da população.

    Obs :
    ▪︎1- Comprar.
    ▪︎2- à flora.
    ▪︎Argumentação muito boa, porém faltou o repertório para comprovar a sua argumentação.

    Conclusão:
    ▪︎Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas [1] a fim de promover a educação ambiental brasileira. [2] É preciso que o Ministério do Meio Ambiente crie projetos ambientais, limitando investimentos desnecessários quando esses trazerem malefícios ao meio ambiente, por meio da integração à [3] iniciativas ambientalistas internacionais. Ademais, também é necessária a adesão de projetos sociais que conscientizem a população acerca dos impactos causados pelo excesso de lixo, por meio [4] de campanhas midiáticas, publicitárias e palestras ministradas por biólogos e profissionais especializados. Por meios como esses, será possível garantir a educação ambiental no Brasil e alcançar objetivos da Agenda 21.

    Obs.:
    ▪︎1- Ausência de vírgula.
    ▪︎2- Coloque um “Para isso,”.
    ▪︎3- às.
    ▪︎4- Repetição, substitua por “por intermédio de”.
    ▪︎Tome cuidado ao trazer duas resoluções para o problema, pois não é mais obrigatório fazer duas propostas. Foque só em uma e detalhe ao máximo, pegue as linhas da segunda proposta e invista nos desenvolvimentos.

    Nota:
    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 880

    Qualquer coisa estou à disposição.

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  2. Bom, sou estudante e não sei muito como corrigir, mas segue minha avaliação:

    Adorei sua redação! Vc faz uma crítica, principalmente ao capitalismo, que influencia drasticamente no meio ambiente.
    A introdução atende ao tema, pois sua tese é por antecipação da proposta de intervenção, que é justamente o que o tema fala -meios para…-
    No tópico Frasal vc cita a ECO-92, o que é isso? talvez possa colocar uma breve explicação. Sei que é difícil por causa do espaço, mas pode ficar mais claro pro leitor.
    Você traz bons repertórios na introdução e no desenvolvimento. Senti falta de um repertório no D2, mas acho que não é uma regra.
    Sua conclusão traz o que se pede e termina brilhantemente retomando o tópico frasal.

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