Meio ambiente e descaso com o saneamento básico

  • 1

 

    As cidades cresceram em uma enorme proporção, porém, sem a devida infraestrutura básica necessária, gerando ambientes insalubres acompanhados de um grande fator que aumenta em um descomunal percentual nos dias de hoje, a desigualdade social. Diante disso contribuindo para o desenvolvimento de incalculáveis tipos de doenças. 

          De acordo com a Constituição Federal, todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, porém ainda não alcançamos essa igualdade. A desigualdade social, é algo que surgiu desde a idade média grande parte da população fazia parte de classes mais baixas, obedecendo ordens de superiores, e colaborando com o crescimento dos mesmos, sendo assim sem seu devido valor, consequentemente  trouxe inúmeros fatores que permanecem até os dias de hoje. Grande parte da população brasileira paga por reflexos desses acontecimentos nos dias de hoje, residem em lugares com baixa infraestrutura, ressaltando o descaso do poder público, que demonstra não se interessar, ou estabelecer o sistema de esgotamento sanitário a todos.

     É de grande relevância ressaltar que o programa de saneamento básico não abrange todas as famílias Brasileiras, 47,6% dos brasileiros vive em condições precárias, e à frente de diversos tipos de doenças como: diarreia, desnutrição, que surgem quando o indivíduo não recebe o mínimo auxílio possível que um ser humano deve ter, salientando-se ainda que grande parte dessas doenças são causadas por parasitas que se proliferam em lugares como esse. Além de que, grande parte da procura de consultas aos hospitais, são por esses fatores, deste modo reduzir esses fatores ajudaria para um economia de gastos relacionados a saúde pública. 

             Tendo em vista os aspectos apresentados, é de extrema importância que o Sistema de Saneamento básico (SNIS) seja fiscalizado para um aumento no percentual de brasileiros com o sistema presente em suas residências, de maneira que a saúde pública reduza seus gastos com a diminuição das doenças citadas acima. Além disso, em conjunto ao Ministério do meio ambiente (MMA), que deverá por sua vez, investir em verbas, e conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico e o descarte correto de resíduos. Portanto a desigualdade social consequentemente diminuiria, abrangendo toda as classes sociais.   

                 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá , tudo bem? Vamos aos comentários? Sua redação no geral está bem escrita e estruturada, coesa e coerente do começo ao fim e tem uso diversificado de recursos coesivos, e você demonstrou ter um domínio razoável de gramática e da variedade padrão da línguaApesar disso, achamos que seu texto ainda necessita desenvolver o tema e seu ponto de vista. Para isso, primeiramente, traga repertório sociocultural adequado para o tema, bem como mais exemplos e informações que mostrem o que são e como ocorrem, efetivamente, essas dificuldades de acesso ao mercado de trabalho. É necessário ainda mostrá-las mais claramente ao leitor, de modo a ilustrar a realidade do tema. Com relação à Competência III, seria interessante dizer algo a mais acerca do que você trouxe: algo que ainda não tenha sido dito, visto ou percebido por ninguém, algo que chame sua atenção. Por que isso tudo ocorre? Quais são as consequências disso tudo, a longo prazo? O que essas causas têm a ver com a dificuldade de acesso ao trabalho? Pense mais no tema, tendo essas perguntas como norte. Relativo à Competência IV, procure utilizar mais recursos coesivos variados (como pronomes, catáforas, anáforas, conjunções). Evite a repetição de conjunções, por exemplo. Por fim, relativo à Competência V, seu texto teve garantidos a ação, o agente e o efeito, mas sentimos falta de um meio mais concreto e do detalhamento que possam tornar essa proposta mais exequível. Também não são necessárias duas propostas, apenas uma, nem com tanto detalhamento, por questão de espaço. Aguardamos sua próxima redação! Um abraço e bons estudos!

    • 0
  2. Não sou profissional
    Olha seu texto é bom organizado, mas no desenvolvimento1 você usou um termo e relacionou com a idade média e isso não é verdade. A desigualdade vem desde da idade antiga, https://www.sohistoria.com.br/ef2/periodoshist/index.php, veja nesse link.
    tirando isso tudo tranquilo.
    Bons estudos! Ler é vida.

    • 0
  3. Olá,Camile!
    Bom, vi que o sua redação está muito voltada para a questão da desigualdade social, porém, o seu tema é “Meio ambiente e o descaso com o saneamento básico”, ou seja, você deveria ter especificado falando mais a respeito do tema.Como não sou uma especialista, não posso afirmar que isso contaria como Tangenciamento (fuga parcial do tema), mas eu te aconselho a utilizar mais palavras do tema na sua redação ( por exemplo, já que seu tema está voltado para a questão ambiental , você deveria ter falado mais dos impactos ambientais do que da desigualdade social).
    A respeito do seu repertório cultural, gostei bastante das Alusões e dos dados que você utilizou ( no Enem isso te ajudaria bastante, já que uma das competências fala a respeito da utilização de conhecimentos de outras áreas)
    Gostei da sua introdução, porém, achei que sua tese não está bem definida ( você não a especificou).
    Em relação à Gramática , os principais desvios que eu percebi foram decorrentes da falta de uso ( ou do uso desnecessário) da vírgula.
    Em relação à sua conclusão, achei a última frase um pouco confusa na hora que eu li, você escreveu :”Portanto a desigualdade social consequentemente diminuiria abrangendo todas as classes sociais” ( o problema, que me confundiu um pouco quando li essa frase, foi o fato de você não ter especificado o que exatamente “abrangeria todas as classes sociais”.
    Enfim, espero que tenha ajudado. 😊
    Bons estudos ❤️

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.