Meio Ambiente com sustentabilidade

  • 0

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente”, apresentando projeto de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO DEFINITIVO

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT, somente no Brasil o setor produz 170 mil toneladas de lixo por ano, o que tem afetado severamente o meio ambiente. Sem a conta real de dados estatísticos, em proporções mundiais, esse tipo de resíduo sólido tem números bem maiores. Infelizmente, no Brasil, nos grandes centros industriais, utilizam-se, ainda, dos lixões urbanos para depositar essa espécie de dejeto. Nisso, essa velha prática configura-se como transtorno para o meio ambiente por causa da contaminação do solo e água, mas também do comprometimento da saúde pública.

Em primeira análise, a contaminação do solo e das águas subterrâneas acontece também pela deposição do lixo têxtil em áreas de grande concentração de pessoas.  Nesse contexto, para minimizar os riscos dos contaminantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as estações de tratamento de água têm orientado a reciclagem dessa espécime de dejetos para não atingir o lençol freático e, assim, garantir a potabilidade da água. Isso faz da prática errada e intensa de recolhimento de resíduos têxteis, em lugar inadequado, uma fonte de contaminação do solo e das águas subterrâneas. É, assim, inadmissível a inércia de autoridades públicas para não tratar adequadamente aterros sanitários para a deposição de detritos dessa espécie, e, assim, contínuo risco à possível distribuição de água contaminada.

Em segundo plano, destaca-se impacto do lixo têxtil na saúde pública pelos danos causados pelo seu descarte incorreto em lixões. Nesse sentido, o Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio/SP considera o despojo inadequado desses detritos uma questão de saúde pública, pois, além de causar alagamentos e inundações, podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. Isso tem prejudicado a saúde de pessoas e a degradação do meio ambiente. Nessa visão, os lixões geram novos problemas ao ecossistema, à saúde pública e aos cofres públicos. É, dessa maneira, inconcebível não haver fiscalização do refugo correto do lixo de tecido sintético e, assim, não haja compromisso com a saúde da comunidade.

Portanto, devem-se buscar ações que enfrentem as ameaças provocadas ao meio ambiente pelo lixo têxtil. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a exigência da erradicação dos lixões e a reciclagem dos resíduos sintéticos, por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais, onde há polo industrial. Também deve propor métodos e hábitos sustentáveis às indústrias têxteis como desenvolver roupas de maior duração temporal e possam ser recicladas e reutilizadas, a fim de diminuir os impactos nocivos à população que depende do meio ambiente para viver. Dessa forma, poderá se evitar a contaminação do solo e água, mas também fortalecer o comprometimento com a saúde pública.

Compartilhar

3 Correções

  1. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT, somente no Brasil o setor produz 170 mil toneladas de lixo por ano, o que tem afetado severamente o meio ambiente. Sem a conta real de dados estatísticos, em proporções mundiais, esse tipo de resíduo sólido tem números bem maiores. Infelizmente, no Brasil, [[1]]nos grandes centros industriais,[[2.1]] utilizam-se, ainda, dos lixões urbanos para depositar essa espécie de dejeto. Nisso,[[3]] essa velha prática configura-se[[4]] como transtorno para o meio ambiente por causa da contaminação do solo e água, [[5.1]]mas também do comprometimento da saúde pública.
    Em primeira análise, a contaminação do solo e das águas subterrâneas acontece também pela deposição do lixo têxtil em áreas de grande concentração de pessoas. Nesse contexto, para minimizar os riscos dos contaminantes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as estações de tratamento de água têm orientado a reciclagem dessa[[6]] espécime de dejetos para não atingir o lençol freático e, assim, garantir a potabilidade da água. Isso faz da prática errada e intensa de recolhimento de resíduos têxteis, [[2.2]] em lugar inadequado, uma fonte de contaminação do solo e das águas subterrâneas. É, portanto, inaceitável que as autoridades públicas não tratem adequadamente aterros para a deposição de detritos dessa espécie, [[2.3]] e, assim, não haja combate à distribuição possível de água contaminada.
    Em segundo plano, destaca-se [[7.1]] impacto do lixo têxtil na saúde pública pelos danos causados pelo seu descarte incorreto em lixões. Nesse sentido, o Conselho de Sustentabilidade da Fecomércio/SP considera o despojo inadequado desses detritos uma questão de saúde pública, pois, além de causar alagamentos e inundações, podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. Isso tem prejudicado a saúde de[[7.2]] pessoas e a degradação [[6.2]] do meio ambiente. Nessa visão, os lixões geram novos problemas ao ecossistema, à saúde pública e aos cofres públicos. É, portanto, inaceitável que as autoridades ambientais não fiscalizem o refugo correto do lixo de tecido sintético [[8]] e, assim, não haja compromisso com a saúde da comunidade.
    [[A]] Portanto, devem-se buscar ações que enfrentem as ameaças provocadas ao meio ambiente pelo [[10.31]] lixo têxtil. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a exigência da erradicação dos lixões e [[6.3]]a reciclagem dos resíduos sintéticos, por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais, [[9]] onde há polo industrial. Também deve propor métodos e hábitos sustentáveis às indústrias têxteis como desenvolver roupas de maior duração temporal [[5.2]]e possam ser recicladas e reutilizadas, a fim de diminuir os impactos nocivos à população que depende do meio ambiente para viver. Dessa forma, poderá se evitar a contaminação do solo e água, [[5.1]]mas também fortalecer o comprometimento com a saúde pública.
    [1] Erro da colocação de contração:
    A contração “nos” (em + os) está irregular pois “em” introduz os advérbios de lugar e nesse caso “os grandes centros industriais” faz função de sujeito ;D
    [2] Vírgulas mal colocadas:
    [2.1] – Como “nos grandes centros industriais” faz papel de sujeito, essa vírgula está separando sujeito e verbo, o que nunca deve acontecer ;D
    [2.2] – Essa vírgula não deveria ser colocada aqui, pois “em lugar inadequado” pertence à mesma oração, além de ser restritivo, não explicativo. Afinal, se fossem levados ao local adequado, não seria errado. Os termos “errada” e “inadequado” também caracterizam pleonasmo pois têm o mesmo sentido :D
    [2.3] – Nunca se deve colocar vírgula antes do “e”
    Comentário: Pleonasmos são termos como “subir pra cima”
    [3] Erro na colocação de pronomes demonstrativos
    É bom evitar a colocação de pronomes demonstrativos lado a lado, principalmente se um deles estiver com o papel de conectivo, afinal “esse” já retoma perfeitamente a ação supracitada ;D
    [4] Erro na colocação de pronomes oblíquos
    Esse caso demanda uma próclise, pois o pronome demonstrativo “puxa” o pronome para antes do verbo
    Dica: Não só os demonstrativos, mas os relativos e indefinidos também “puxam” ;D
    [5] Erro na colocação de conjunção
    1. Nesse caso o “mas também” está indevido, pois indica termos que se aliam e contrapõem ao mesmo tempo, você poderia substituir por termos como “bem como” “além de”
    Ex.: Não queria noivar, mas também não queria ficar sem o rapaz.
    2. A conjunção correta nesse caso é o “que” pois é uma Oração Subordinada Adverbial Restritiva, não uma coordenada aditiva
    Outra alternativa é optar pelo “não só” [primeiro item] “mas também” [segundo item] o que tornaria o termo completamente aditivo
    [6] Erro de concordância
    1. Espécime é um substantivo masculino, por isso deveria ser usado o termo “desse”, ou o termo “espécie
    2. A forma correta derivada de “degradação” e transformada em verbo, nesse contexto, é “degradado” pois deveria estar como locução verbal do verbo “tem”, observe que se separarmos as sentenças que você tentou unir com o verbo “tem”, “a degradação” se apresenta como complemento de “tem prejudicado”
    Isso tem prejudicado a saúde de pessoas e a degradação do meio ambiente
    1º Complemento: a saúde de pessoas
    Oração completa: Isso tem prejudicado a saúde de pessoas
    2º Complemento: a degradação do meio ambiente
    Oração completa: Isso tem prejudicado a degradação do meio ambiente
    Agora com a mudança, não há erro de semântica, observe:
    Isso tem prejudicado a saúde das pessoas e degradado o meio ambiente
    1ª Oração: Isso tem prejudicado a saúde das pessoas
    2ª Oração: Isso tem degradado o meio ambiente
    3. Se no complemento “da erradicação dos lixões” precisou da contração “da” (de + a), “a reciclagem dos resíduos sintéticos” também deve ter “da”
    [7] Erro no uso de artigo
    1. Faltou o artigo “o”
    2. Sem o artigo e, contração no caso, o texto acaba ficando vago, por isso deve usado o “das” pois não são quaisquer pessoas e sim pessoas prejudicadas
    8 – Erro de coesão textual:
    Evite informações não específicas que ainda não foram citadas, pois a essa altura do campeonato não compensa especificar, isso tira a credibilidade do seu texto, nesse caso por exemplo, é possível entender que todo o seu discurso anterior foi baseado só nos tecidos sintéticos.
    9 – Erro em oração subordinada adverbial restritiva
    Perceba que no trecho “por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais, onde há polo industrial” há duas orações:
    A principal: por meio de leis ambientais destinadas às administrações municipais
    E a subordinada adjetiva: onde há polo industrial
    Perceba também que essas leis devem ser destinadas APENAS às cidades que têm polo industrial, certo? O “APENAS” é algo restritivo, logo se é restritivo, não há vírgula, pois vírgulas são usadas em explicativas.
    10 – Repetição de palavras, vou mostrar a lista e os possíveis substitutos, claro que exigindo mudança de estrutura das orações ;D
    Saúde 8x – Bem estar, Sanitarismo, sadio, saudável, salubre, são
    Água 8x – bem natural (derivação poética), recurso hídrico, lençol freático (no caso de águas subterrâneas), esgoto (no caso de tratamento)
    Pelo (a, os, as) 7x – Por, por causa, Através… (em alguns casos não é nem necessário repetir alguns termos como no ponto que marquei o 10.31)
    Pública (as) 7x – Do povo, pertencente/comum à população, dos cidadãos brasileiros, do estado, dos habitantes, da nação (Não tão usual, visto que o Brasil é um país, não uma nação)
    Meio ambiente 6x – Recursos naturais, cadeia ecológica, ecossistemas, (pode-se colocar também só meio ou só ambiente, assim se economiza, já que o termo é um pleonasmo por si, visto que meio é o mesmo que ambiente)
    Contaminação e suas variantes 6x – poluição, fonte residual, destruição, alteração,
    Têxtil 6x – Tecidos, roupas, resíduos sólidos da tecelagem
    Solo 5x – Terreno, terra, superfície dos ecossistemas
    Portanto 3x / assim x3 – Logo, dessarte, desse modo,
    Inaceitável 2x e autoridades 2x – Mesmo que apenas duas vezes, eles foram colocados em situações idênticas estruturalmente: Na conclusão dos desenvolvimentos
    ERRO DE ESTRUTURA
    [A] – Quando for iniciar a conclusão faça uma breve resenha do que já foi dito anteriormente antes de iniciar a proposta de intervenção
    DESCRITIVOS ENEM – Não gosto muito de pontuar, mas vou fazer uma aproximação do meu parecer
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – =~~ 140 (Entre 120 e 160 seguindo os descritivos do ENEM) 😊
    Você não escreve medianamente, como se lê no descritivo de 120 pontos, mas ainda há um número de erros gramaticais e palavras reincidentes que não podem ser ignorados, o que o impede de alcançar os 160 pontos

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 200 :D
    Você desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200 :D
    Você apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de maneira consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120 :I
    Eu percebi que seu ponto fraco ainda são os recursos coesivos, tente estudar sobre o assunto para aplica-lo na redação, vai compensar muito 😉
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos.-180 :D
    Ainda que sua proposta esteja completa faltou articular com o restante do texto, o que encaixa na parte de detalhamento, só por isso não dei total, mas espero que na próxima já esteja fresquinho na mente ;)

    E bom, é isso, qualquer dúvida ou contestação pode me chamar no privado, bora junto que a gente vai mais longe :D
    E ah! Espero que com essas dicas você possa ajudar outros estudantes também :D Abraço
    #RumoAo1000

    • 1
  2. Texto muito bem escrito, muito bom.
    Competência 1; 200 pontos, muito bem escrito;
    Competência 2; 200 pontos, tema muito bem compreendido;
    Competência 3; 100 pontos, o texto está realmente muito bem escrito, porém, falta o uso de argumentos;
    Competência 4; 160 pontos, redação muito bem organizada;
    Competência 5; 200 pontos. Conclusão muito bem elaborada;

    • 0
  3. Isso aí ;)
    Texto está escrito corretamente em relação a modalidade exigida, porém, apresenta deslizes na sua escrita.
    Há repetição de frase no final do primeiro e do segundo desenvolvimento, e , não há um aprofundamento muito intenso nas teses e em seus argumentos.
    Introdução e conclusão estão muito boas;.
    Continue estudando e com certeza fará várias conquistas.

    Nota; 680
    ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.