Meio ambiente

  • 1

Um meio ambiente ecologicamente equilibrado é um dos direitos da chamada terceira dimensão dos direitos humanos, e é dever do Estado e da sociedade efetivar medidas que garantam um ambiente sustentável. Entretanto, devido aos projetos de infraestrutura e planos de desenvolvimento econômico da sociedade moderna, práticas como a poluição e, sobretudo, o consumo e descarte inadequado de produtos industriais ameaçam a manutenção de um ambiente equilibrado, afetando a qualidade de vida da população.

Segundo dados da ONU Meio Ambiente, a poluição da natureza é responsável, anualmente, por quase um quarto – ou 12,6 milhões – de todas as mortes de seres humanos. Isso acontece em virtude da falta de políticas ambientais adequadas que promovam a educação da população no que se refere à forma de consumir e descartar materiais que possam degradar o meio ambiente. Adotar como transporte meios de locomoção ecologicamente sustentáveis ao invés de se utilizar de automóvel individual, ou coletivo, é um exemplo para contribuir com o aumento do nível de sustentabilidade, já que corrobora a redução da emissão do dióxido de carbono, um dos principais vetores da poluição e degradação atmosférica.

No entanto, em decorrência de fatores como a globalização e a propaganda midiática do consumo, as pessoas tornam-se inconscientes do seu entorno e buscam, cada vez menos, alterar modos e hábitos de vivência. O consumo exacerbado de aparelhos tecnológicos, por exemplo, como celulares e computadores e o descarte incorreto deles, provoca o desmantelamento da estrutura ecológico-ambiental. Já dizia o filósofo alemão, Immanuel Kant, que o ser humano é aquilo que a educação faz dele, portanto, é imprescindível o investimento do poder público nas instituições de ensino, uma vez que a oferta de uma grade curricular que estimule a preservação ambiental é uma das formas de promover mudanças no contexto de descaso o qual se vivencia atualmente.

A Constituição Federal, de 1988, detém como um de seus objetivos fundamentais promover o desenvolvimento nacional. Todavia, para garantir tal prerrogativa, é necessário o aprimoramento e fundamentação por parte do poder legislativo de leis específicas voltadas ao trato do interesse e desenvolvimento ambiental. Ademais, especialistas e poder público devem se unir no sentido de elucidar a questão, com o intuito de propiciar alternativas viáveis como o melhor trato de produtos recicláveis, uma melhor capacitação dos profissionais da área ambiental e, também, o combate às ações de exploração econômica. E, também, Ministério do Meio Ambiente juntamente a entidades filantrópicas deve fornecer programas de engajamento, incluindo um contingente significativo de indivíduos na luta contra o descaso social, visando à qualidade de vida da sociedade contemporânea.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Kátia, tudo bem?
    Bem, vamos lá, farei a correção passo a passo, ok?
    Na introdução você fez uma breve colocação acerca dos projetos de infraestrutura e desenvolvimento econômico da sociedade moderna, entretanto como você pode me dizer que sociedade é essa? Fica algo muito vago, sabe? Esse desenvolvimento ocorre de forma homogênea em todo o mundo?
    Seguindo já em seu desenvolvimento 1, vemos o seguinte probleminha:
    1) Sua introdução deve introduzir sua redação, e a partir dela eu devo saber o que você irá problematizar durante sua redação; entretanto você fala que há um consumo e descarte exagerado na introdução, e no desenvolvimento 1 você já problematiza a falta de políticas ambientais (o que você poderia colocar como solução na sua proposta de intervenção)
    2) Você cita que não faltam políticas ambientais, mas, na verdade, não faltam, tem e tem muitas, acontece que não são exercidas com vigor.
    Vamos seguindo
    Políticas ambientais que eduquem? Ou são políticas ambientais ou educacionais.
    Cuidado com esse seu desenvolvimento 1, está com muita características de uma conclusão!
    Outra coisa, lembra do uso de conectivos entre períodos! Você colocou: “[…] o meio ambiente. Adotar […]”, olha como ficaria melhor assim: “[…] o meio ambiente. Assim, adotar […]” – isso te aumenta bastante a nota!
    Mais uma vez mesmo erro em seu desenvolvimento 2:
    Uso de elementos de uma conclusão ao colocar o que deveria ser feito! Lembre que seu desenvolvimento é o local de argumentar seu ponto de vista. Gostei do uso de Immanuel Kant, mas continua no mesmo erro: você não problematizou a educação na introdução, e depois a problematizou;
    Outra coisa, lembre sempre de que sua redação tem que andar. Eu não vi diferença em seu primeiro e segundo desenvolvimento, ambos falando de educação (???)
    Por fim, em sua conclusão, vamos lá:
    1°) você apresentou 3 medidas a serem tomadas, dá a entender que você não sabe se dará certo apenas uma e saiu colocando, cuidado com isso
    2°) proposta de intervenção deve conter:
    Agente – OK
    Ação – OK
    Meio – OK
    Efeito – o que acontecerá se sua intervenção for feita? Qual efeito terá?
    Detalhamento – OK
    No mais, é isto, bons estudos!
    Abraço!

    • 0
  2. Uma excelente redação, porém, no primeiro paragrafo, no finalzinho ” esses meios tem…” eu compreendi a idéia que você queria passar mas no caso do corretor ler sua redação ele pode ficar um pouco confuso.
    Alguns usos da linguagem informal não podem ser usados constantemente.
    Dica: use conectivos ajuda a amarrar o texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.