Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Nesse sentido, percebe-se esses aspectos como causa da problemática da violência no trânsito brasileiro.
Em primeiro plano, é evidente que há inúmeros motivos para imprevistos no fluxo urbano, podendo ser um discurso individual e/ou de um grupo. Nessa perspectiva, é muito corriqueiro que pessoas se desloquem acima da velocidade permitida em determinadas vias, que ultrapassem em locais inapropriados, e que dessa maneira acabam se colocando em risco e também outros indivíduos, que ainda tem o risco de estar mais vulneráveis, uma vez que podem não estar fazendo uso do cinto de segurança ou capacete, por exemplo.
Dessa forma, as sequelas deixadas por um acidente são devastadoras, causam danos físicos, como a amputação de membros, danos psicológicos nas vítimas, ou até mesmo impactos sociais e ambientais, na medida que faz-se necessário o uso de leitos em hospitais e medicamentos, e que consequentemente afasta o ente de seu trabalho por um período necessário até a recuperação.
Sendo assim, é indubitável reforçar as leis e regulações existentes com campanhas nas mídias sociais do Governo. Ademais, é essencial que motoristas sejam educados e bem treinados por seus educadores na autoescola, no processo de emissão da CNH- Carteira Nacional de Habilitação- . Assim, os desafios atrelados à violência no trânsito no Brasil serão mitigados, e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.
“Segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, em sua teoria sobre a vida líquida, os seres humanos têm práticas egoístas e superficiais. Nesse sentido, percebe-se esses aspectos como causa da problemática da violência no trânsito brasileiro” >
Aqui você contextualiza mas não diz como essa citação se relaciona com o tema. E quais são as causas e consequências disso? Nos parágrafos de desenvolvimento 1 e 2 você precisaria abordar essas causas e consequências.
As soluções são muito superficiais e não acrescentam nada de novo à resolução da problemática.
Sua conclusão vai bem no primeiro parágrafo , só acho que poderia ter organizado melhor as causas lá na introdução para retomá-las nos desenvolvimentos 1 e 2.
por conta disso, o segundo desenvolvimento fica um pouco redundante.
sua conclusão precisa responder 4 perguntas:
a) o que vai ser feito?
> “é indubitável reforçar as leis e regulações existentes com campanhas nas mídias sociais do Governo”
> “é essencial que motoristas sejam educados e bem treinados por seus educadores na autoescola, no processo de emissão da CNH- Carteira Nacional de Habilitação”
(perceba que ambas as soluções não acrescentam muita coisa nova)
b) quem vai fazer? –
c) como vai fazer? –
d) qual vai ser o resultado disso?
>”Assim, os desafios atrelados à violência no trânsito no Brasil serão mitigados, e o pensamento de Bauman poderá ser refutado.”
acho que sua nota ficaria por volta de 500 ~ 600 pontos.
sugiro verificar melhor a estrutura de redação, principalmente a de introdução e conclusão, que foram seus principais problemas. Continue escrevendo, abraços!
Lelê_ttccia
C1: Encontrei apenas alguns erros gramaticais, de regência, concordância…mas no geral, sem muitos erros (160)
C2: Não fugiu do tema, abordou bem, só acho que faltou aprofundamento (140)
C3: Argumentou bem. Mas deixou a desejar na introdução, você deve esclarecer o tema, e depois refutá-lo com sua tese. E os seus fatos e opiniões precisam ter embasamento, com base no que?! (120)
C4: Aplicou as conjunções, interpretou bem o intuito do texto. Porém, “em primeiro plano” não deve ser usado. (160)
C5: Sua proposta de intervenção ficou vazia. Quem é o agente? O governo? Especifique melhor. Por meio de que? Com que efeito? O detalhamento está razoável. (120)
Total: (700)
Parece que você entendeu a proposta do Enem, só orecisa
gab089
Olá, tudo bem?
Então, eu sugiro que você estude as partes da redação de forma separada, bem como as 5 competências. Há diversas falhas no seu texto, mas tenho certeza que tu podes vir a melhorar. Não desista jamais!
C1= 160
C2= 80
C3= 80
C4= 120
C5 = 120
NOTA: 560
Eu posso ter errado nas notas, mas as dicas lá de cima servirão bem. ☺