Medidas para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

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(Dar nota igual o enem)
   Na animação “Moriarty: o Patriota”, é relatado uma crítica à sociedade de classes, em que as mazelas sociais são consequências do comportamento do povo. De maneira análoga, tal conjuntura é retratada no país ao se analisar o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, o qual é um problema resultante da disciplina populacional diante do tema. Desse modo, contata-se um impasse motivado não só por falta de suporte governamental, mas também pela má conscientização da população.

    Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a falta de suporte governamental para combater tal desafio. Nesse sentido, por meio de pesquisas disponibilizadas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que 56% das escolas públicas e particulares não executa momentos de diálogos e palestras com os alunos, trazendo assim inúmeras desinformações para os mesmos. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, o que infelizmente é evidente no país.

    Ademais, é fundamental apontar a má conscientização impulsionador do problema no Brasil. Desta forma, na novela “O outro lado paraíso” mostra o sofrimento da personagem Laura, no qual era abusada sexualmente desde criança por seu padrasto, acarretando diversas doenças psicológicas na jovem, podendo destacar a ansiedade e o medo. Outrossim, pesquisas realizadas pelo Brasil de Fato, expõe que cerca de 20% da população já sofreu algum tipo de violência, número que avança a cada ano. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

    Depreende-se assim, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Cidadania invista em recursos para que ocasione maiores avanços. Desta forma, necessário que realize campanhas e projetos nas redes sociais a fim de buscar a conscientização de todos em meio a tamanho descaso, ocasionando maior desenvolvimento para o país, tal afirma o “contrato social” de John Locke.

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3 Correções

  1. Olá!! Boa noite!!

    Gostei do tema, envolve política; infância, um assunto cada vez mais abordado nas redes sociais e nos telejornais.

    //INTRODUÇÃO\\
    Desconhecia o nome do respectivo livro, mas pelo resumo que li, a obra é interessante!
    Ao escrever país, depois Brasil, ficaria melhor se você invertesse de posição as palavras. Ou seja, primeiro “Brasil” (país que você dá ênfase), em seguida, “país”. Entendo que ao citar no título “dá a entender” de onde se trata, mas com a dica anterior fica mais de acordo com a norma.

    //DESENVOLVIMENTO 1\\
    Corrigindo: “mostraM (quem mostram? as pesquisas) que 56% das escolas públicas e particulares não executaM (quem executam? escolas públicas e particulares) momentos de diálogos e palestras com os alunos”. Atente-se a concordância verbal.

    //DESENVOLVIMENTO 2\\
    Ao citar nome de novela, colocar em maiúsculo: “O Outro Lado do Paraíso”.
    “Outrossim, pesquisas realizadas pelo Brasil de Fato, expõeM (quem expõem? pesquisas) que cerca de 20%. De olho na concordância.
    No decorrer da introdução, você citou duas problemáticas. Senti falta do segundo assunto que você retrataria aqui. No caso, a questão do comportamento social. No Desenvolvimento 1, você citou bem referente a postura do Estado.

    //CONCLUSÃO\\
    “Desta forma, É (não fica adequado o uso de elipse aqui, fica sem sentido) necessário que realize campanhas e projetos nas redes sociais a fim de buscar a conscientização…”

    Avante!

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  2. Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
    Competência 1

    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

    espero ter te ajudado com essas dicas :)

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  3. Oii, não sou especialista, mas consegui fazer algumas observações. Espero que goste :)

    Introdução – Tese bem explícita e tema bem contextualizado.
    OBS 1: “…De maneira análoga, tal conjuntura é retratada no país [trocar por “no Brasil”, como é a primeira vez que você cita o país no texto, ele deve ser explicitado]
    OBS 2: “…o combate ao abuso e a [inserir crase] exploração sexual…”
    OBS 3: na terceira linha, ao invés de usar o “no Brasil”, pode colocar “no país”, assim o texto fica mais coeso.
    OBS 4: [constata-se*] – Linha 4

    Desenvolvimento 1 – Aprofundar melhor a argumentação, você quase não desenvolveu sua tese..
    OBS 1: “Nesse sentido, por meio de pesquisas disponibilizadas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostra que 56% das escolas…” [reformular esta frase, não ficou muito coerente]
    OBS 2: …56% das escolas públicas e particulares não executa [executam*, o verbo concorda com a palavra “escolas”, que está no plural]
    OBS 3: “[inserir conectivo] Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social”

    Desenvolvimento 2 – Você não desenvolveu sua tese. Evite o excesso de citações e repertórios, e invista em suas marcas de autoria.
    OBS: “…Ademais, é fundamental apontar a má conscientização [*como*] impulsionador do problema no Brasil.”

    Conclusão – Faltou o detalhamento e, novamente, o tema mal foi mencionado.
    OBS 1: Sugiro acrescentar uma frase que retome sua tese e conclua o texto.
    OBS 2: “…Desta forma, [*é*] necessário que realize campanhas e projetos…”

    Notas por competência:
    1 – 160 (atente-se à pontuação, concordância e grafia das palavras)
    2 – 200
    3 – 120 (cuidado com o desenvolvimento, suas ideias ficaram muito “soltas” no texto.
    4 – 120 (busque usar mais conectivos, e atente-se à coesão do seu texto)
    5 – 160 (detalhar a proposta de intervenção)
    Total – 760

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