Aprendiz

Medidas para a redução de casos do HIV no Brasil

  • 1

O Brasil possui mais de 150 mil casos de HIV/AIDS e ainda nos últimos nove anos este número aumentou cerca de 21%. Infelizmente, por ser transmitido principalmente por relações sexuais, pouco se fala sobre ele já que na sociedade brasileira existe um grande tabu ao se falar sobre saúde sexual.

Nota-se. em primeiro plano,como há poucas campanhas de informatização sobre o vírus HIV provindas do governo, por este acreditar que tal assunto deve ser tratado apenas no meio familiar. Mas se a própria familia não esta consciente da doença, como irá tratar dele aos outros? Em decorrência disso, a população desconcientizada acaba por não se proteger da doença, fazendo o uso da camisinha por exemplo, e acaba sendo infectado pelo vírus.

Ao passo que o governo, não aborda sobre o tema da saúde sexual naturalmente, falar sobre esse tema gera bastante desconforto e pudor nas pessoas. Desse modo, qualquer outra maneira de discutir sobre o HIV é refutada e envolve-se por diversos preconceitos, inclusive sobre as pessoas portadoras da doença.

Diante dessa problemática, fica claro que é preciso conscientizar a população sobre o vírus HIV. Faz-se necessário que o Ministério da Saúde, em conjunto com ONG’s e até  instituições de trabalho voluntário, realizem campanhas de conscientização sobre os risco da AIDS. Além disso, o governo deveria pormover mais educação sexual nas escolas para que acabe os tabus que envolve a saúde sexual no Brasil.

 

Ps: eu tinha já enviado essa redação no site, mas achei ruim e apaguei e agora decidi postar de novo visando o aprendizado. Então se vc viu ela por aí, não é plágio, fui eu mesma.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. OLá Thais, Bom dia.
    Acabei de ler sua redação e achei ela um tanto problemática. VOu pontuar os problemas que encontrei no decorrer do texto e simular sua pontuação, tudo bem?
    – Primeiro, o tema da redação fala do HIV e não da AIDS. Sim, existe uma diferença entre os dois, não há como utilizá-lo como se fosse a mesma coisa.
    – Vou apontar erros de cada parágrafo, tudo baseado nos critérios do ENEM.
    1. O Brasil possui mais de (cerca de) 150 mil casos de HIV/AIDS (retire AIDS) e ainda nos últimos nove anos este número aumentou cerca de 21%( Este número é crescente no país) — De onde você tirou essa informação? qual a credibilidade dela? Ela não é um conhecimento geral de todo mundo, tome cuidado ao usar informações assim e n dizer de onde sairam, por exemplo: Segundo a Organização MUndial da saúde, o HIV tem se tornado uma realidade cada dia mais presente na realidade do mundo, em especial, na brasileira, no qual as taxas vêm crescendo exponencialmente nos últimos anos. /. Infelizmente, por ser transmitido principalmente por relações sexuais, pouco se fala sobre ele já que na sociedade brasileira existe um grande tabu ao se falar sobre saúde sexual. ( Aqui você precisaria apresentar sua tese, e você não fez isso com maestria. Dica = Encontre duas causas que expliquem o fato disso estar acontecendo, e explore cada um em uma das argumentações).
    Sua tese ficou geral, e espera-se que aborde sobre educação sexual nos próximos parágrafos:
    Infelizmente, por ser transmitido principalmente( principalmente deve ficar entre vírgulas) por relações sexuais, pouco se fala sobre ele ( Ele quem?) já que (já que é um termo extremamente informal) na sociedade brasileira existe um grande tabu ao se falar sobre saúde sexual.
    Nota-se. (virgula e n ponto final) em primeiro plano,como ( espaço entre a virgula e a próxima palavra) há poucas campanhas de informatização sobre o vírus HIV provindas do governo, por este acreditar que tal assunto deve ser tratado apenas no meio familiar. ( como você valida essa informação? tirou da cabeça? vc deve usar uma noticia, dado, filosofo, qualquer coisa que ajude na argumentação) Mas se a própria familia não esta consciente da doença, como irá tratar dele aos outros? ( Você está perguntando pro corretor?) Em decorrência disso, a população desconcientizada acaba por não se proteger da doença, fazendo o uso da camisinha(virgula aqui) por exemplo, e acaba sendo infectado ( a população é quem vai ser INFECTADA, você precisa concordar em gênero, procure estudar sobre concordância verbal e nominal) pelo vírus.
    ( Sua argumentação ficou superficial e sem progressão. A estrutura é a seguinte:
    Linha 1: Tópico frasal.
    Linha 2/3 : Utilizar infomações, dados que introduzam e comprove seu ponto de vista.
    Linha 4: COnextualizar as informações.
    linha 5/6: Problematizar a situação e apresentar seus argumentos explicitamente.
    Linha 7: finalizar o parágrafo.
    Sim, os parágrafos de desenvolvimento também possui estrutura, recomendo que veja Débora ALadim ou umberto namarino no YT)
    Ao passo que o governo, ( muito bom retomar o governo pra apresentar novos argumentos) não aborda sobre o tema da saúde sexual (vírgula aqu) naturalmente, falar sobre esse tema gera bastante desconforto e pudor nas pessoas. Desse modo, qualquer outra maneira de discutir sobre o HIV é refutada e envolve-se por diversos preconceitos, inclusive sobre as pessoas portadoras da doença. ( a pessoa com HIV porta o vírus e não necessariamente a doença)
    Você novamente, falou e falou e não argumentou nada, não apresentou dados e nada de novo.
    Diante dessa problemática, fica claro que é preciso conscientizar a população sobre o vírus HIV. ( conscientizar ? as medidas precisam ser tomadas para reduzir os casos, não é esse o tema?) Faz-se necessário que o Ministério da Saúde,( agente) em conjunto com ONG’s e até instituições de trabalho voluntário, realizem (ação) campanhas de conscientização sobre os risco da AIDS( riscos da transmissão do HIV) . Além disso, o governo deveria (deveria não, DEVE) pormover mais educação sexual nas escolas para que acabe os tabus que envolve a saúde sexual no Brasil.
    Sua conclusão, novamente, foi um pouco problemática. ELa precisa de um Agente, Ação, meio/modo de resolver o problema, finalidade ( obejtivo), para quem as medidas seriam tomadas e o DETALHAMENTO da sua proposta. no entanto, só houve agente e ação, e você ainda propos duas coisas, e nenhuma das duas estavam completas. ALém disso, tome cuidado para não fugir do tema da redação, ela poderia claramente ser anulada por não explorar medidas para redução de HIV no Brasil, você precisa ficar muito mais atenta ao que o tema pede e fazer seu texto baseado nisso,, de forma clara e objetiva.
    Vamos na pontuação?
    Competência 1. DIversos erros gramaticais ao longo do texto = 120 pontos
    Competência 2. seu texto não está corretamente estruturado e nem claro, não parece uma dissertação, sua tese não foi bem elaborada e nem o desenvolvimento dela = 80 pontos
    Competência 3 = Você não apresentou nenhum repertório sociocultural para ajudar sua argumentação = 0 pontos
    Competência 4= Voce usou varios agentes coesivos, mas isso n garantiu um texto coeso e progressivo, ele não flui pra canto nenhum, voce precisa organizar melhor suas ideias antes de escrever = 80 pontos
    Competência 5= Você só colocou agente e ação. Ou seja 40 pontos para cada = 80 pontos.
    TOTAL= 360 pontos
    Você está no caminho certo, mas precisa estudar um pouco mais de estrutura de redação e de como organizar suas ideias. Se quiser pode me chamar no WPP e posso lhe dar um apoio e até fazer redações com você. Bons estudos e Boa sorte, ainda temos muito tempo até o ENEM, continue focando e produzindo mais redações, o treinamento é o caminho do sucesso!

    • 2
  2. eu acho que você escreve muito bem, tem ótimos conectivos e sabe argumentar muito bem, mas ficou muito superficial sua visão sobre o tema, a proposta de intervenção não tem os 5 fatores e você repetiu bastante a palavra “governo” o que descontaria sua nota na competência 1 se eu pudesse dar nota seria 750, espero ter ajudado.

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.