Iniciante

Medidas para a redução da violência no trânsito no Brasil (ENEM)

  • 0

A Revolução Industrial é considerada uma divisora de águas na história por vários motivos, e dentre eles estão o aumento na produção e carga horária de trabalho. Essas questões, por estarem presentes até hoje, resultaram na elevação dos níveis de estresse e na enorme quantia de veículos nas ruas. Visto isso, a violência no trânsito acaba fazendo parte do cotidiano dos brasileiros, sendo uma questão que necessita de mudanças.

Inicialmente, um filme que ilustra essa problemática é o “Fúria Incontrolável”, o qual apresenta uma intensificação no número de automóveis gerando desde impaciência, conflitos recorrentes entre motoristas até perseguição e homicídio. Desse modo, observa-se situações análogas as que ocorrem no Brasil, uma vez que a superlotação das estradas atrapalha a mobilidade urbana, acarretando em hostilidades entre os condutores.

Posteriormente, mesmo a questão acima sendo relevante, o que realmente faz com que a violência ocorra está presente em outro ponto. O sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, desenvolveu o conceito de Modernidade Líquida, o qual defende que os indivíduos passaram a colocar as relações econômicas acima das sociais, fazendo com que os relacionamentos se tornassem frágeis e superficiais. Assim, percebe-se que o real motivo da brutalidade no trânsito está presente nas relações interpessoais.

Portanto, a sobrecarga de veículos nas ruas e a fragilidade do relacionamento humano, faz com que hostilidades sejam recorrentes no Brasil. Logo, cabe a Secretaria da Mobilidade e Transporte Urbano promover uma infraestrutura de transporte público mais eficiente, por meio de um número maior de linhas e ônibus, a fim de disponibilizar mais alternativas que auxiliem nessa redução. Além disso, com o auxílio do Ministério da Educação, promover aulas de meditação nas escolas, com o intuito de minimizar situações de brutalidade entre os indivíduos e aumentar as conexões pessoais.

Compartilhar

1 Correção

  1. Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊

    Medidas para a redução da violência no trânsito no Brasil

    A Revolução Industrial é considerada uma divisora de águas na história por vários motivos, e dentre eles estão o aumento na produção e (1) carga horária de trabalho. Essas questões, por estarem presentes até hoje, resultaram na elevação dos níveis de estresse e na enorme quantia de veículos nas ruas (2). Visto isso, a violência no trânsito acaba fazendo (3) parte do cotidiano dos brasileiros, sendo uma questão que necessita de mudanças.

    (1) Precisa colocar um “a”;
    (2) Achei que faltou relacionar os efeitos da Revolução Industrial com o crescimento da quantidade de veículos nas ruas;
    (3) Acho que “Acaba fazendo” não é uma boa forma de argumentar. Sugiro você substituir por “faz”. Por exemplo: “Visto isso, a violência no trânsito faz parte do cotidiano dos brasileiros, sendo uma questão que necessita de mudanças.”;

    Inicialmente, (4) um filme que ilustra essa problemática é o “Fúria Incontrolável”, o qual apresenta uma intensificação no número de automóveis (5) (6) gerando desde impaciência, (7) conflitos recorrentes entre motoristas até perseguição e homicídio. Desse modo, observa-se (8) situações análogas as (9) que ocorrem no Brasil, uma vez que a superlotação das estradas atrapalha a mobilidade urbana, acarretando em hostilidades entre os condutores.

    (4) Aqui faltou apresentar o seu argumento. Eu entendi que o filme se relaciona com a tese que você apresentou na introdução, mas faltou relacioná-lo com um argumento. Você poderia colocar um período no início do parágrafo fazendo essa apresentação. Por exemplo: “Inicialmente, vale destacar os impactos causados pela amplificação da ocupação dos espaços públicos por veículos. Um filme que ilustra essa problemática…”;
    (5) Faltou um complemento. Sugiro colocar “em circulação”;
    (6) Tem uma vírgula;
    (7) No lugar da vírgula é um “e”;
    (8) Acho que ficaria melhor assim: Desse modo, o filme retrata situações…”;
    (9) Fiquei em dúvida, mas acho que esse “as” é com crase;

    Posteriormente, mesmo a questão acima sendo relevante, o que realmente faz com que a violência ocorra está presente em outro ponto (10). O sociólogo polonês, (11) Zygmunt Bauman, (12) desenvolveu o conceito de Modernidade Líquida, o qual defende que os indivíduos passaram a colocar as relações econômicas acima das sociais, fazendo com que os relacionamentos se tornassem frágeis e superficiais. Assim, percebe-se que o real motivo da brutalidade no trânsito está presente nas relações interpessoais.

    (10) Talvez fosse melhor mudar essa parte. Parece que você está menosprezando seu argumento anterior. Sugestão: “Além disso, outro fator que contribui para essa problemática é a instabilidade das relações humanas. Nesse sentido, o sociólogo…”;
    (11) (12) Não tem essas vírgulas, pois não se trata de um aposto. Acredito que exista mais de um sociólogo na Polônia 😊;

    Portanto, a sobrecarga de veículos nas ruas e a fragilidade do relacionamento humano, (13) faz com que hostilidades sejam recorrentes no Brasil. Logo, cabe a (14) Secretaria da Mobilidade e Transporte Urbano (18) promover uma infraestrutura de transporte público mais eficiente (19), por meio de um número maior de linhas e ônibus (20), a fim de disponibilizar mais alternativas (21) que auxiliem nessa (15) redução (16). Além disso, com o auxílio do Ministério da Educação, (17) promover aulas de meditação nas escolas, com o intuito de minimizar situações de brutalidade entre os indivíduos e aumentar as conexões pessoais.

    (13) Não tem vírgula entre sujeito e verbo;
    (14) Tem crase no “a”;
    (15) Não é “nessa” e sim “essa”;
    (16) Qual redução?
    (17) Faltou o sujeito da oração;
    (18) Agente;
    (19) Ação;
    (20) Modo/meio;
    (21) Objetivo;

    CI – 160 (alguns erros gramaticais)
    CII – 200 (fala sobre o tema, o texto é dissertativo-argumentativo, o texto tem uma tese, tem referências sobre outros temas)
    CIII – 120 (a qualidade da argumentação ficou um pouco comprometida por causa do 2º parágrafo)
    CIV – 200 (tem conectivos entre os parágrafos e pelo menos 1 dentro de cada parágrafo)
    CV – 160 (faltou o detalhamento na conclusão)
    Final: 840

    Espero ajudar de alguma forma.
    Parabéns pela redação e boa sorte!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.