Medidas para a redução da violência no trânsito no Brasil

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A lei nº11.705 de 19 de junho de 2008, também chamada Lei seca, foi aprovada com o intuito de minimizar os acidentes de trânsito  causados por pessoas que dirigem sob o efeito de álcool no Brasil. No cenário atual observa-se porém que falta rigor na aplicação e fiscalização dessa lei.

Segundo Júlia Maria D’Andrea greve do instituto de Ortopedia e traumatologia do Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da USP. A maioria dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados, pois devido a baixa fiscalização nas estradas e a facilidade com que as pessoas adquirem bebidas alcóolicas, faz com que muitos motoristas dirijam embriagados sem se importarem com as consequências que tal ato pode trazer.

A falta de informação unida com a irresponsabilidade das pessoas causa todos os dias o aumento dos acidentes fatais. segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária: a cada doze minutos uma pessoa morre vítima da violência no trânsito, ou seja cinco mortes a cada hora. Tais números chegam a se igualar com os indicadores de morte por violência pública por exemplo. e muitas vezes o agressor nem sequer sofre as devidas punições diante da infração cometida.

Diante do cenário apresentado é necessário que o Governo Federal em parceria com os estados e municípios tome providências para minimizar o número de acidentes de transito no Brasil. Primeiramente aumentando a fiscalização e garantindo que a lei seca seja cumprida pelos motoristas. E também promovendo cursos e palestras de educação no trânsito, bem como utilizando a mídia com propagandas e campanhas, para que a informação chegue a toda a população, que consciente de tais fatos passe a agir de modo responsável no trânsito e o número de acidentes e motoristas embriagados diminua.

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5 Correções

  1. Olá meu amor, tudo bem?
    Seguem seus acertos e erros relacionados a sua redação. Leia atentamente.
    ——————————
    VC DIZ””A lei nº11.705 de 19 de junho de 2008, também chamada Lei seca, foi aprovada com o intuito de minimizar os acidentes de trânsito causados por pessoas que dirigem sob o efeito de álcool no Brasil. No cenário atual observa-se porém que falta rigor na aplicação e fiscalização dessa lei.””
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    INTRODUÇÃO-
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    Negativos-
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    (( Não colocou vírgula; “No cenário atual(,) observa-se porém que falta rigor na aplicação e fiscalização dessa lei.”))
    -((No atual cenário, observa-se que, por falta de rigor na aplicação da lei, acontece casos onde não há mais volta, e quem deveria ser punido acaba não sendo.))
    ———————-
    Em suma, sua redação necessita de mais tópicos frasais e mais intensidade quando falar sobre os agentes e suas ações.
    ———————-
    Nota final- 890
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    Me procure no chat para mais instruções. “fighting”

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  2. Olá, a redação esta muito boa, a estrutura do texto está muito boa e organizada, com introdução, argumentos 1 e 2 e a conclusão, vc trouxe contexto externo e citou de onde veio a fonte o que está corretíssimo, abordou bem o tema e desenvolveu bem a argumentação, mas se atente a:
    1- não possuir tantos conectivos;
    2- o numero da lei, acredito que você não ira lembrar na hora da prova, então so cite Lei seca.

    • 0
  3. Olá!
    Excelente redação, foram observados alguns erros como pontuação, mas o resto está ótimo bem articulado, estruturado. A sua conclusão está bem detalhada, com uma boa proposta de intervenção! Meus parabéns, você tem um grande potencial!

    C1- 180
    C2-180
    C3-200
    C4-200
    C5-180

    Nota: 920

    • 0
  4. boa tarde! espero ajudar
    boa redação! mas infelizmente fugiu do assunto, o tema é “Medidas para a redução da violência no trânsito no Brasil” ou seja, soluções, no seus desenvolvimentos diz repeito as causas. entende?
    oq e faria: iria falar as causas bem raso e logo mostrar soluções desses problemas e na conclusão finalizar reforçando minha ideia.
    vc escreve bem! tem potencial!

    muita gente ta escrevendo sobre esse tema kkkk fico ate preocupado kkkk

    • 0
  5. I – Repertório baseado em textos de apoio. II – Organização da proposta. III – Conectivos. IV – Tangenciou o tema? V – Norma culta.

    I – Seu repertório está inteiramente baseado nos textos de apoio, o que limitará a sua nota na Competência 2 a 120 pontos. Veja: não é que não possa se basear nos textos de apoio, mas você tem que trazer alguma ideia (argumento) nova, pertinente ao tema, com respaldo e produtiva; caso contrário, sua redação já começa valendo 920. Além disso, é uma tarefa muito mais difícil organizar ideias que não são suas, o que vai te tomar mais tempo de prova e mais cansaço do que se trabalhasse algo que você conhece. Esse tema, pelo menos para quem vive em grandes centros urbanos, é um tema tranquilo de pensar em outros repertórios, como o até clichento JK. Isso significa que você deve ligar um alerta quanto ao seu conteúdo e procurar ler mais, conhecer outras alternativas e testar o que funciona, enquanto há tempo.

    II – O corretor vai procurar as estruturas frasais em pouquíssimos minutos e você pode facilitar o trabalho dele com uma organização melhor: ele quer UM agente, UMA ação, UM modo/meio, UM efeito e UM detalhamento. Todo acréscimo que você traz de qualquer um desses elementos pode atrapalhar a leitura do corretor, que busca apenas uma proposta completa.

    Portanto, tente pôr em sequência. O governo federal… deve… por meio de… para que… assim (e o detalhamento vai depender de como você gosta de detalhar). Faça sempre o exercício de identificar todos os elementos da sua proposta:

    Agentes: governo federal, estadual e municipal
    Ação 1: aumentar a fiscalização
    Ação 2: garantir o cumprimento da lei seca
    Ação 3: promover cursos e palestras sobre o trânsito
    Ação 4: realizar campanhas e propagandas
    Efeito da ação 4: para a informação chegar a todos
    Efeito do efeito 1 (detalhamento 1): para que todos passem a agir de modo responsável
    Justificativa do efeito do efeito (detalhamento 2): porque todos estarão mais conscientes

    Esse é o trabalho que o corretor teria, e onde ficou o meio/modo? Não vejo necessidade de trazer duas propostas, especialmente quando elas não vêm completas. Daí que reduzir o número de verbos é fundamental, até porque você não ganha mais pontos por colocar mais do mesmo elemento. Eu recomendo insistentemente que leiam os manuais de correção, porque eles são mais valiosos do que ler redações nota 1000.

    III – Comentando as correções que li aqui: conectivos a sua redação tem de sobra.

    IV – Toda medida tem uma origem. Então, quando o tema pede “medidas”, ele não exclui a abordagem de “causas”. O dizer que “falta rigor na aplicação e na fiscalização da Lei Seca” já indica um debate sobre medidas, e espero que nunca se confundam sobre isso no Enem. Vocês não vão ter que necessariamente avaliar as medidas tomadas pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Denatran etc., porque seria cobrar de vocês um conhecimento técnico acima do ensino médio. Esse é um raciocínio importante de se fazer quando pensarem, por exemplo, que vocês deverão discutir as doenças mentais, em vez de discutir os estigmas sobre os doentes mentais.

    V – Abaixo, todos os erros de norma culta que eu encontrei, com os quais você deve se preocupar caso esteja decidida a tirar 120 na C2.

    A lei nº 11.705 de 19 de junho de 2008, também chamada Lei seca, foi aprovada com o intuito de minimizar os acidentes de trânsito causados por pessoas que dirigem sob o efeito de álcool no Brasil. No cenário atual(1) observa-se(2) porém(3) que falta rigor na aplicação e fiscalização dessa lei.

    1 – Vírgula. Adjunto adverbial com 3 ou mais palavras deslocado sempre pede vírgula.
    2 e 3 – Vírgulas. Conjunção adversativa também pede vírgula.

    Segundo Júlia Maria D’Andrea greve(1)(2) do instituto de Ortopedia e traumatologia do Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da USP.(3) A maioria dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados, pois(4) devido a(5) baixa fiscalização nas estradas e a(6) facilidade com que as pessoas adquirem bebidas alcóolicas(7), faz(8) com que muitos motoristas dirijam embriagados sem se importarem com as consequências que tal ato pode trazer.(9)

    1 – Letra maiúscula: Greve é o sobrenome dela kk.

    2 – Faltou vírgula. Esse “segundo” também traz uma oração adverbial que, quando deslocada, vai pedir vírgula.

    3 – Aqui não era ponto final. Toda frase fecha uma ideia. “Segundo ela, que é médica.” faz algum sentido sem um complemento? Ela é uma oração subordinada, e precisa estar ligada à principal.

    4 – Aqui começa uma frase bem complicada de entender, e eu acho que você queria cortar o “pois”.

    5 e 6 – Crase.

    7 – Alcoólicas. Tu num bebe, né? Mas eu tb não bebo: não me erre este acento!

    8 – Considerando o erro 4, aqui seria gerúndio: fazendo.

    9 – Esse é um parágrafo inteiro escrito em uma frase gigante, com um ponto final de mentira ali no começo. Muito cuidado com isso. Primeiro, porque é errado por si só e, se percebido na maioria da sua redação, você estará proibida de alcançar os 200 na competência 1. Segundo, porque traz outras dores de cabeça, como problemas de pontuação, de concordância, de se perder na construção da frase e de não variar o uso de conectivos, que é quando você começa a apelar pro gerundismo. Por isso, escreva frases curtas, com um máximo de 2 linhas.

    A falta de informação(1) unida com a irresponsabilidade das pessoas(2) causa(3) todos os dias(4) o aumento dos acidentes fatais. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária:(5) a cada doze minutos uma pessoa morre vítima da violência no trânsito, ou seja(6) cinco mortes a cada hora. Tais números chegam a se igualar com os indicadores de morte por violência pública(7) por exemplo, e muitas vezes o agressor nem sequer sofre as devidas punições diante da infração cometida.

    1 e 2 – Vírgulas. Quando você opta por não usar o “e”, você quer dar destaque ao segundo elemento, e aí ele vem entre vírgulas, o que justifica o uso do verbo “causa” no singular.
    3 e 4 – Vírgulas. Tem que estudar advérbios.
    5 – Por que dois-pontos? Aqui era vírgula. Os dois-pontos causam uma pausa bem específica, que não se aplica a este caso.
    6 – Vírgula. Imagino que aqui foi distração.
    7 – Idem. Expressões explicativas/corretivas pedem destaque. A vírgula aqui é tipo um “agora presta atenção”.

    Diante do cenário apresentado(1) é necessário que o Governo Federal(2)(3) em parceria com os estados e(4) municípios(5) tome providências para minimizar o número de acidentes de trânsito no Brasil. Primeiramente(6) aumentando a fiscalização e garantindo que a lei seca seja cumprida pelos motoristas. E(7) também(8) promovendo cursos e palestras de educação no trânsito, bem como utilizando a mídia com propagandas e campanhas, para que a informação chegue a toda a população, que(9) consciente de tais fatos(10) passe(11) a agir de modo responsável no trânsito e o número de acidentes e(12) motoristas embriagados diminua(13).

    1 – Vírgula. Conjunções adversativas e conclusivas vão pedir vírgula, com uma única exceção, que você já conhece.

    2 – governo federal, em minúsculo! O governo federal não é uma instituição, e eu imagino que um corretor babaca marque isso aqui como erro, mas será que esse é o estilo do seu corretor no Enem? Sei lá.

    3 e 5 – Vírgulas. Já expliquei no parágrafo anterior.

    4 – Os: “em parceria com estados ou municípios” ou “em parceria com os estados e os municípios”. Paralelismo.

    6 – Prefira o “em primeiro lugar”. Se não existe o “segundamente”, presuma que não existe o “primeiramente”.

    7 – Prefira o “além disso”. Deixe o “e” como conectivo interno à frase.

    8 – “E, também,” é meio redundante, não? De toda forma, seria melhor colocar entre vírgulas, em respeito à ênfase.

    9 e 10 – Vírgulas. Já sabe, né?
    11 – Passará.
    12 – De. Faltou paralelismo.
    13 – Diminuirá.

    Por esses motivos, as notas das colegas foram bondosas demais.

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