Iniciante

Medidas no combate a epidemias e pandemias no Brasil

  • 1

 

Na obra cinematográfica “Bird Box”, de 2018, é retratado como os indivíduos utilizam de vendas nos olhos e cortinas em suas casas para se protegerem de organismos desconhecidos que podem prejudicar a saúde humana a partir do contato visual. Fora dos limites da ficção, ao olhar para a realidade do nosso país, evidencia-se a necessidade do melhoramento das ações de proteção tomadas pelas autoridades e população no combate a epidemias e pandemias. Com isso, cabe analisar as causas dessa necessidade e possíveis atitudes que venham solucioná-la.

Inicialmente, é válido ressaltar o fato de que o nosso país está amplamente conectado, no que diz respeito a migrações, viagens internacionais, e contatos cada vez maiores com o mundo globalizado. Sob esse raciocínio, doenças que surgem em determinada região do país ou do globo, uma vez sendo mal controladas e possuindo um alto potencial de contágio, elevam a sua capacidade de ploriferação numa escala maior.

Além disso, a saúde pública brasileira apresenta níveis consideráveis de precariedade, no que se refere a relação desproporcional entre os serviços e a população assistida. Conforme descrito em uma matéria do G1, aproximadamente 64% dos hospitais públicos do Brasil estão sempre superlotados, e os outros 36% operam acima de sua capacidade em algumas ocasiões. Assim, perante doenças epidemiológicas, nossas redes de saúde não são capazes de abrigar adequadamente todos os pacientes que precisam de assistência.

Em vista disso, conclui-se que o Ministério do Turismo juntamente com o Ministério da Saúde, deve promover a fiscalização em aeroportos das pessoas que migram interna e externamente, monitorando o quadro de saúde e vacinação destes, e direcionando o tratamento correto daqueles suspeitos. Do mesmo modo, o Ministério da Saúde, além de investir na propaganda das medidas profiláticas da doença, deve realizar a criação de hospitais de campanha, com elevada capacidade de assistência para a população. A fim de que haja o tratamento adequado dos cidadãos afetados, e o controle máximo de doenças epidemiológicas no Brasil.

Compartilhar

6 Correções

  1. A sua redação está muito bem colocada em vários pontos positivos no fato de mostrar o seu repertório sociocultural,na geografia no quesito do mundo globalizado e sua as várias causa da falta de atenção em relação ao nosso sistema de saúde.
    Porém agora olhando os pontos negativos que são pouquíssimos temos a introdução que pra mim falou e mostrou ao que veio só ficou faltando ligar os argumentos que não ficaram bem claro no primeiro momento na introdução e também no primeiro parágrafo.
    Já no segundo parágrafo não tenho ressalvas,assim como na conclusão que mostrou brilhantemente uma proposta de intervenção conivente com a situação abordada sobre o tema dou a nota 8,5.

    • 1
  2. Olá! Na introdução, me chamou bastante a atenção a analogia que você criou entre epidemias e o filme ‘Bird Box’. Eu gostei bastante, inclusive, sempre uso itens da cultura pop para interligar com o assunto. É interessante que você não se limitou a falar apenas disso na introdução, você já mudou para um assunto que serviu de “chamada” para o próximo parágrafo. Sobre o desenvolvimento e a conclusão, achei impecáveis. Parabéns!

    • 1
  3. Excelente relação. Bem estrutura, apresenta bom domínio da modalidade escrita e utiliza de repertório sócio-cultural.
    Entretanto, senti a falta de alguma informação que pudesse confirmar ou exemplificar a problemática do segundo parágrafo. Ademais, o modo/meio que o agente irá realizar a ação, em sua proposta de intervenção.
    Enfim, avaliaria sua redação: 960
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 180

    • 1
  4. Introdução: No primeiro período se faz necessário redução, pois, tal qual está muito logo. Faça sempre períodos sempre curtos. Tente usufruir de mais conjunções que lhe possibilitem utilizar virgulas, por exemplo na parte em que infere “suas casas para se proteger”, aqui poderia existir uma conjunção explicativa ou até mesmo causal. RESSALTANDO, PERÍODOS CURTOS.
    Desenvolvimento: Como uma crítica construtiva, ESTUDE O QUE É E COMO FAZER TÓPICO FRASAL. Além disso, acredito que seria essencial você possuir mais embasamento filosófico, sociológico e histórico. Dicas que lhe dou, estude um pouco de Globalização, Fato Social do Durkheim, e sobre a Revolta da Vacina. Esses assuntos são bons para redação, porque são facilmente relacionados em redações.

    • 1
  5. Sua citação fica um pouco incoerente com o tema, a citação é fantástica, porém para uma introdução não é muito boa.
    Na obra cinematográfica “Bird Box”, de 2018, é retratado como os indivíduos utilizam de vendas nos olhos e cortinas em suas casas para se protegerem de organismos desconhecidos que podem prejudicar a saúde humana a partir do contato visual.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.