Medicina preventiva no Brasil

  • 1

No livro a herdeira de Sidney Sheldon o fundador da indústria de medicamentos, tenta produzir a primeira vacina da região, porém encontra desafios para implanta-la, da mesma forma a medicina preventiva vem ganhando espaço, mas encontra dificuldades devido à falta de mudança de hábitos e incentivo governamental.

Podemos perceber que medicina tem evoluído, aumentando a expectativa de vida e diminuindo a presença de doenças. Porém a prática de pequenos hábitos já conhecidos mudariam e preveniriam inúmeras patologias, mas são efetivados, segundo o IBGE “os sedentários chegam a 73 % dos homens e 82% das mulheres”, sendo esses os mais propensos a serem acometido de problemas de saúde que poderiam ser evitadas com a prática de atividades físicas, dieta balanceada e a realização de exames periodicamente.

Do mesmo modo, pode se observar um descaso do governo com a saúde que segundo a constituição de 1996 é dever do estado promover o acesso a saúde, que na realidade não garanti nem a sua prevenção, com a falta de vacinas nos postos e de programas de saúde eficientes. Que se agravou durante a pandemia do Covid-19, mostrando dificuldade, em elaborar e financiar de forma responsável métodos para um melhor acesso da população a prevenção de doenças.

 Portanto a sociedade precisa aprender que a prevenção é a melhor solução. Para isso se faz necessário que o Ministério público em conjunto dos veículos midiáticos incentive a medicina preventiva incluindo-as em seus anúncios e propagandas, além de projetos dentro da sociedade garantindo vacinas e programas incentivadores em todos os postos, afim de construir uma sociedade mais saudável e consciente, do que é saúde e de como obtê-la.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua introdução foi muito bem colocada, você trouxe boas informações e conseguiu esclarecer qual seria o assunto da sua redação. Recomendo apenas mais o uso de períodos, normalmente, encontramos cerca de 16 sentenças em uma redação.

    No D1 você começou com o “Podemos” o que é errado pois a redação deve ser objetiva e impessoal, ou seja, ela deve ser escrita na terceira pessoa do singular/plural (ele/eles) e você usou a primeira pessoa do plural, isso da uma ideia de conversação com o leitor e pode acarretar na perda de pontos na sua redação. Nos dados que você trouxe achei que ficou meio confuso, da parte “porém’ até “periodicamente”.

    No D2 a palavra “garanti” é na verdade com E no final. “com a falta de vacinas nos postos e de programas de saúde eficientes.” essa parte ficou deslocado do texto então você poderia ter usado um conectivo de ligação como ” a exemplo, a falta de vacinas nos postos e de programas de saúde eficientes.” ou “como exemplo a falta de vacinas nos postos e de programas de saúde eficientes.”. Logo após você começou um outro período e usou o ponto, porém o que foi falado ainda se encaixa na informação anterior, você poderia ter usado “Nesse sentido, a falta de comprometimento do estado tem afetado significativamente o momento que está sendo passado pelo mundo, a pandemia, sendo mostrado assim, as dificuldade em elaborar e financiar de forma responsável métodos para um melhor acesso da população a prevenção de doenças.”

    A proposta de intervenção ficou vago qual deveria ser a ação realizada, você trouxe o meio a ser feito mas faltou mais informações de como seria. A finalidade e o efeito ficaram um pouco misturados ali, porém acredito que o único problema seja a maior exemplificação do que será e como será feito.

    Por final, eu gostei das suas ideias, acho que o básico você já sabe, só precisa organizar um pouco mais as ideias, recomendo que você abuse mais dos conectivos porque eles ajudam muito ao texto ser mais formal e também na ligação de períodos, é importante que você traga mais períodos para a sua redação. Espero que tenha ajudado e que você consiga avançar cada vez mais!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.