Tema : A importância da medicina humanizada para a saúde dos brasileiros.
Segundo a pensadora contemporânea Chimamanda Adiche a mudança do “Status quo” – estado das coisas – é sempre penosa. Tal afirmação se faz presente no Brasil, onde a integração da medicina humanizada se torna algo distante na nossa realidade, tanto pela celeridade da vida moderna, como por uma falta de empatia dos médicos e dos pacientes.
Em primeira análise, nota-se que devido a celeridade da vida moderna, muitos médicos acabam negligenciando o atendimento de seus pacientes. No seriado “Grey’s Anatomy” em um de seus episódios é retratado que, devido o esquecimento de um procedimento padrão de uma médica, por está sobrecarregada, o paciente em questão acaba morrendo por erro médico. De maneira análoga ao seriado percebe-se tal sobrecarga nos profissionais de saúde do nosso país, pois por falta de centros de atendimentos médicos, acaba havendo muitos pacientes para poucos médicos, ocasionando assim, uma pressão para atender mais em um curto espaço de tempo, levando a consultas sem o aprofundamento necessário.
Ademais a falta de empatia de ambos os lados, acaba sendo um problema no que tange o tema. Hodiernamente o individualismo da nossa sociedade acaba interferindo no setor da saúde brasileira. Por os médicos estarem constantemente sobre o stress do seu trabalho, acabam descontando em seus pacientes, de forma que estes, desconsidere e menospreze o trabalho dos profissionais da saúde.
Destarte é preciso reverter essa situação. Seria imperioso que o Ministério da Saúde juntamente com os governantes, realizasse investimentos em projetos para aumentar o número de centro de atendimentos médicos e médicos no Brasil, facilitando o acesso e distribuindo melhor os pacientes, dessa forma os profissionais da saúde não ficariam tão sobrecarregados e as consultas seriam satisfatórias, paulatinamente a medicina humanizada se tornará um realidade.
liviamoreti
Parágrafo de introdução- faltou vírgula depois do nome da pensadora; inseriu bem o repertório, apresentou bem a tese.
D1- Faltou vírgula depois de “nota-se que”, depois de “Grey’s Anatomy”; o correto é “devido AO” e “devido à”; creio que não seria necessário escrever “por erro” médico, uma vez que isso já é compreendido pelo esquecimento da médica. Faltou vírgula depois de “de maneira análoga ao seriado” e de “pois”; “assim” deve ser isolado por vírgulas. Apesar disso, você argumentou bem e relacionou o repertório ao seu argumento. Apenas tome cuidado com períodos muito grandes, isso pode te atrapalhar tanto na ideia do período quanto na pontuação, e pode acabar sendo confuso para o corretor também.
D2- faltou vírgula depois de “ademais”; após “lados” não há vírgula; o correto é “no que tange AO tema”; faltou vírgula após “hodiernamente”; o correto seria “sob o stress”; depois de “estes não há vírgula”; o correto seria “desconsiderem e menosprezem”. Você foi muito sucinta nesse parágrafo, poderia desenrolar mais o argumento. UMA DICA: sempre deixe o seu argumento “mais forte” para o final, ou seja, se invertesse a ordem do segundo e do terceiro parágrafo poderia sair melhor.
Conclusão- faltou vírgula depois de “destarte” e de “Ministério da Saúde”; faltou detalhar um pouco mais a proposta, e em “dessa forma” seria pertinente iniciar um novo período; faltou vírgula depois de “paulatinamente”.
C1- 80
C2- 200
C3- 160
C4- 80
C5- 160
Nota: 680
LILIANECOIMBRA
Boa tarde!!
Segundo a pensadora contemporânea Chimamanda Adiche a mudança do “Status quo” – estado das coisas – é sempre penosa. Tal afirmação se faz presente no Brasil, onde a integração da medicina humanizada se torna algo distante na nossa realidade, tanto pela **celeridade da vida moderna, como por uma falta de empatia dos médicos e dos pacientes.**
Parágrafo OK
TESE:
**celeridade da vida moderna, como por uma falta de empatia dos médicos e dos pacientes.**
Em primeira análise, nota-se que devido a celeridade da vida moderna, muitos médicos acabam negligenciando o atendimento de seus pacientes. No seriado “Grey’s Anatomy” em um de seus episódios é retratado que, devido o esquecimento de um procedimento padrão de uma médica, por está sobrecarregada, o paciente em questão acaba morrendo por erro médico. De maneira análoga ao seriado percebe-se tal sobrecarga nos profissionais de saúde do nosso país, pois por falta de centros de atendimentos médicos, acaba havendo[1] muitos pacientes para poucos médicos, ocasionando assim, uma pressão para atender mais em um curto espaço de tempo, levando a consultas sem o aprofundamento necessário.
[1] Evite gerúndio
Ademais[1] a falta de empatia de ambos os lados, acaba sendo um problema no que tange o tema. Hodiernamente o individualismo da nossa sociedade acaba interferindo no setor da saúde brasileira. Por os médicos estarem constantemente sobre o stress do seu trabalho, acabam descontando em seus pacientes, de forma que estes, desconsidere e menospreze o trabalho dos profissionais da saúde.
[1]Quando você utiliza “Em primeira análise” no prim. paragrafo da a entender que terá uma segunda análise pois vc citou duas teses. O “ademais” da a entender que é uma continuação do outro parágrafo, pois ele tem sentido de “e mais”.
Destarte é preciso reverter essa situação. Seria[1] imperioso que o Ministério da Saúde juntamente com os governantes, realizasse[2] investimentos em projetos para aumentar o número de centro de atendimentos médicos[3] e médicos no Brasil, facilitando o acesso e distribuindo melhor os pacientes, dessa forma os profissionais da saúde não ficariam tão sobrecarregados e as consultas seriam satisfatórias, paulatinamente a medicina humanizada se tornará um realidade.
[1]Seria ou é?
[2]Realizasse ou realize?
*Lembre-se você está aqui para dar uma proposta de intervenção portanto use verbos no imperativo, “É IMPERIOSO QUE O MINISTÉRIO FAÇA TAL COISA” “JUNTAMENTE COM .. REALIZE INVESTIMENTOS”
[3]Use “hospitais” para não ficar repetitivo
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 120
C5: 120
TOTAL: 640
NOTAS FINAIS E DICAS:
Você escreve bem, parabens! Entretanto eu senti o seu texto muito pobre de informação, desproporção nos parágrafos, tente sempre escrever 5 ou 6 linhas em cada paragrafo para manter uma estrutura.
Use dados, citações, obrigações no desenvolvimento
Na conclusão pense, é como se dependesse de você para que isso se resolva então use um agente, de uma função a ele e como ele deve fazer, por qual meio, não use coisas do tipo “seria legal se tal ministerio faça isso”, use “Tal ministerio TEM que fazer isso” Como se fosse uma ordem/obrigação mesmo.
Boa sorte!