Iniciante

ME AJUDEM CORRIJAM POR FAVOR! TEMA: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA DE ACESSO À CIDADANIA NO BRASIL

  • 0

O artigo 5º da Constituição Federal do Brasil de 1988 versa sobre as garantias individuais e coletivas do cidadão brasileiro, deixando expresso que todos são iguais e sem distinção. Todavia, quando é escancarada a invisibilidade e a falta de registro civil do brasileiro percebe-se a insegurança quanto à garantia de acesso à cidadania. Tal problemática reflete diretamente no acesso à programas sociais, bem como, na marginalização do indivíduo invisível na sociedade brasileira.

Outrossim, quando o acesso ao registro civil não alcança a parcela mais vulnerável da população brasileira o efeito cascata da invisibilidade e da exclusão social é inevitável. De acordo com dados do Consórcio de Imprensa Brasileiro, no ano de 2020 mais de 10% da população em vulnerabilidade não conseguiu ter acesso ao Programa de Auxílio Emergencial do Governo Federal do Brasil por falta de registro civil. A falta de acesso à cidadania no Brasil é um problema real e invalida milhões de brasileiros aos programas sociais e assistenciais.

Ademais, a marginalização do indivíduo invisível na sociedade traz consigo outros desabonos como a falta de qualificação profissional, o que por consequência, aumenta o número de desempregados no Brasil. Outrossim, quando um país possui altos números de pessoas sem registro civil esbarra na problemática da falta de acesso aos mais diversos programas assistenciais, pois, é impossível mapear quem sequer possui identificação civil oficial.

Portanto, priorizar o registro civil dessa população esquecida se faz de suma importância. Através dos Centros de Referências Social (CREAS), equipamentos presentes em todos os municípios do Brasil, e ainda, em parceria com cartórios de registro civil, é possível mapear e identificar essa população vulnerável através de ações como mutirão de registro civil, com o intuito de restabelecer a dignidade da pessoa humana que por muito tempo foi esquecida no Brasil.

Compartilhar

4 Correções

  1. A redação foi bem elaborada com domínio da Língua utilização formal .
    Portando há grandes repetições de palavras e argumentos a falta de uma introdução ao texto. O esquecimento de algumas pontuações que mais seriam alguns deslizes.
    Poderia trabalhar melhor a sua conclusão senti falta de sugestões de algumas ideias.
    Mas sua redação foi muito bem elaborada a ponto do texto está perfeito

    • 0
  2. Sua redação está muito bem elaborada e segue is parâmetros de uma argumentação de maneira impressionante

    Contudo, possuí apenas alguns deslizes básicos como a repetição da palavra outrossim e o uso inadequado de algumas vírgulas.

    Sinseramente não consegui encontrar erros que possam tirar-lhe ponto nas competências.

    • 0
  3. Introdução: “acesso à programas sociais, bem como, na marginalização do indivíduo invisível na sociedade brasileira”. Gostei da introdução, seus argumentos estão bem claro e postos. Trouxe um repertório sociocultural forte, no caso a Constituição

    Desenvolvimento: Primeiro parágrafo direto e bem claro, no entanto *eu* tiraria *exclusão social* dessa seguinte parte “cascata da invisibilidade e da *exclusão social*” , pq vc fala desse tema no segundo parágrafo oq diferencia é que vc usa o termo marginalização. Não tem nenhum problema fazer isso, gramaticamente e etc vc n errou, mas parece que ficousem palavras.

    No segundo parágrafo do desenvolvimento voce repetiu a palavra outrossim, utilizada anteriormente na introdução do desenvolvimento.

    Desenvolvimento: houve a repetição da palavra “através”
    Argumentos: pelo segundo parágrafo pode-se entender que seu argumento foi que a invisibilidade leva a dificuldade da aquisição de documentos e posteriormente a exclusão social. Já no terceiro paragrafo é possível compreender que a invisibilidade leva ao desemprego e a falta de acesso a programas sociais. Eu somente inverteria a sequencia dos parágrafos para que os argumentos sigam uma ordem, assim como estao na introdução. Primeiro voce aborda o acesso a programas sociais e depois a marginalização. Assim, o leitor consegue acompanhar mais facilmente o que voce está apontando

    • 0
  4. O artigo 5º da Constituição Federal do Brasil de 1988 versa sobre as garantias individuais e coletivas do cidadão brasileiro, deixando expresso que todos são iguais e sem distinção. Todavia, quando é escancarada a invisibilidade e a falta de registro civil do brasileiro percebe-se a insegurança quanto à garantia de acesso à cidadania. Tal problemática reflete diretamente no acesso(ao acessar programas sociais) à programas sociais, bem como(,) na(à) marginalização do indivíduo invisível na sociedade brasileira.

    Outrossim, quando o acesso ao registro civil não alcança a parcela mais vulnerável da população brasileira(, “oração adverbial”) o efeito cascata da invisibilidade e da exclusão social é inevitável. De acordo com dados do Consórcio de Imprensa Brasileiro, no ano de 2020(,) mais de 10% da população em vulnerabilidade não conseguiu ter acesso ao Programa de Auxílio Emergencial do Governo Federal do Brasil por falta de registro civil. A falta de acesso à cidadania no Brasil é um problema real e invalida milhões de brasileiros aos programas sociais e assistenciais.

    Achei sua redação bem estruturada, dá uma revisada nos detalhes que você só tem a evoluir.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.