Iniciante

Maus-tratos a animais no Brasil

  • 7

Promulgada em 1988, a Constituição Federal brasileira assegura a garantia da integridade física dos animais. Contudo, apesar de ser um direito constitucional, é indubitável que uma substancial parcela dos animais residentes no país não usufrui, na prática, desse benefício garantido por lei. Convém ressaltar que esse entrave é motivado não só pela maldade presente na sociedade, mas também pela negligência governamental.

Em primeira análise, é importante salientar que as agressões a animais são motivadas pela hostilidade presente dentro da sociedade. Nessa ótica, Hannah Arendt, filósofa alemã, afirma que a maldade tornou-se comum nas relações sociais. De fato, consoante à tese de Arendt, a famosa cantiga infantil “atirei o pau no gato” é um exemplo de que é propagada uma cultura que normaliza os maus-tratos aos animais desde a infância, o que colabora para a formação de futuros indivíduos negligentes com o bem-estar animal.

Além disso, a falta de fiscalização efetiva agrava o imbróglio. Nessa perspectiva, a omissão do Estado contribui para a perpetuação dos maus-tratos a animais, uma vez que, sem punições efetivas, o agressor não se intimidará e, consequentemente, continuará violando a integridade física desses seres. Assim, é válido citar um recente episódio esquecido pela Justiça: o assassinato do cachorro manchinha, o qual morto por um funcionário do Hipermercado Carrefour, o que evidencia, dessa forma, a passividade do Governo em punir tais infratores.

Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para acabar com os maus-tratos a animais no Brasil. Por isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente fiscalize, por meio de leis criadas pelo poder Legislativo, todas as cidades brasileiras, utilizando fiscais espalhados por regiões estratégicas, munidos de equipamentos como câmeras para flagrar agressões a animais e telefones para o recebimento de denúncias, com a finalidade de reduzir a taxa de agressões a animais no Brasil. Somente assim, um país totalmente seguro aos animais será alcançado.

Compartilhar

5 Correções

  1. Ótima redação, você soube organizar muito bem suas idéias e argumentos. Inclusive muito interessante ressaltar o caso do “cachorro manchinha”, pois realmente foi um assunto que foi divulgado em redes sociais e até mesmo em tv, mas infelizmente, que não teve uma punição cabível.
    As medidas que você sugeriu para a solução do problema foi bastante inteligente de sua parte.

    • 1
  2. COMPETÊNCIA 1: 200/200
    COMPETÊNCIA 2: 200/200
    COMPETÊNCIA 3: 200/200
    COMPETÊNCIA 4: 200/200
    COMPETÊNCIA 5: 200/200
    Que intervenção foi essa meus amigos… achei que você soube explorar bem seu detalhamento, o que deixou sua proposta rica e marcou bastante a sua autoria.
    Desenvolveu bem ao longo do texto, demonstrou ter um repertório socio-cultural-produtivo diversificado e soube desenvolver o argumento em cima disso.
    Sem falar nas conjunções diversificadas que você usou.
    Parabéns :D

    • 1
  3. Essa correção foi editada.

    *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200. Tome cuidado com vícios de linguagem e vírgulas.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200. Sencacional.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200. Estou demasiado impressionado com a analogia à cantiga “Atirei o pau no gato.” Cuidado, com o equívoco nos argumentos: o Carrefour sofreu medidas corretivas e foi punido! Não como a grande massa gostaria, mas foi punido.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200. Conexões concisas e precisas.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200. Aconselho mais clareza.
    [1000]
    Parabéns!!!!
    Tchau!
    E até a próxima!😁

    • 1
  4. Essa correção foi editada.

    Nossa, você estruturou muito bem a redação. Deixou bem claro a introdução, os argumentos nos tópicos centrais e concluiu com uma intervenção muito palpável. Achei sensacional!
    Não sou expert em redação, mas utilizarei a sua como uma grande inspiração na estruturação de minhas redações (claro que não copiando, apenas no sentido de inteligência na estruturação, ok hahahah)!
    Muito bom!

    • 1
  5. . Competência 1- 180
    No terceiro parágrafo falta o verbo ser na frase: “… O qual FOI morto…”. Há também a falta de uma vírgula no parágrafo conclusivo: “…de equipamentos, como câmeras…”.
    . Competência 2: 200
    . Competência 3: 200
    . Competência 4: 200
    . Competência 5: 200
    -> 980

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.