A lei brasileira de crimes ambientais prevê no artigo 32 que praticar ato de abuso, ferir ou multilar animais leva à pena de até um ano e multas severas. Esse conhecimento nos permite refletir que os maus-tratos contra bichos de rua devem ser tratados de forma mais organizada pelo povo. Isso se evidencia não só por abordar casos de delinquência, mas também pela falta de humanidade para com esses seres vivos.
No que se refere ao descumprimento da norma de proteção, a Revista Veja publicou que maus-tratos contra animais é o 5° crime mais cometido no Brasil. Esse dado comprova a irresponsabilidade de vários cidadãos que consideram os bichos indefesos, consequentemente, molestá-los não causará nenhum dano à sociedade.É,pois, inaceitável a falta de fiscalização por parte do domínio público, pois torna as leis ineficientes e deixa impunes os exploradores.
Ademais, atualmente o ser humano tem ignorado o valor desses seres vivos, desprezando, por exemplo, o papel dos gatos no Egito Antigo, que impediam a consumação da agricultura local em razão de ratos, ou a atitude de um cachorro quando alerta os donos de um possível assalto em sua residência. De acordo com o Portal de Notícias G1, todos os dias diversas imagens de câmera de segurança flagram pessoas abandonando animais domésticos, espancando os que se encontram na rua, sem nenhuma misericórdia. É inadmissível a falta de punição para esses perversos, já que, por determinação, é um absurdo.
O governo, portanto, deve criar campanhas de conscientização sobre o direito desses indivíduos, por meio de debates, com comunidades explicando a importância de um companheiro para alguém ansioso ou acerca do poder das queixas, para assim, as pessoas poderem se pronunciar contra qualquer injúria cometida. A fim de que a legislação brasileira não permaneça apenas na teoria, mas seja aplicada ao cotidano da população.
Avicii
Olá!!!
A priori, gostei do seu texto colocou bons argumentos e deixou sua opinião indireta, fortemente, ao decorrer da redação. Mas notei algumas inadequações…
▪︎ introdução
– Apresentou contextualização, isso é muito bom;
– Tente colocar o tema dentro da introdução;
Poderia trocar “pelo povo” por: pelo (a) corpo social/ sociedade brasileira (o).
– ” Pelo povo” soou de maneira coloquial;
– Clarificar/oragnizar melhor sua tese.
▪︎ Desenvolvimento
– Bons repertórios;
– Adicione conectivos, para interligar ideias. A quarta competência avalia isso!
– Use outro conector para interligar o penúltimo período ao último, no desenvolvimento 1;
– A citação sobre o gato e cachorro do d2 ficou confusa e desconectada.
▪︎ Conclusão
– “Conscientização” não é um termo recomendado!
– Faltou detalhamento;
– Proposta simples;
– Especifique o agente, “governo” é muito amplo;
– Coloque “Legislação” em letra maiúscula.
Em suma, estude os cenectivos, Agentes para proposta de intervenção e evite a oralidade. Espero que tenha te ajudado, parabéns pela iniciativa! Continue escrevendo, não desista. Abraço!!
C1: 140
C2: 140
C3: 140
C4: 120
C5: 140
Jéssica Pereira
Oi, primeiramente queria dizer que não sou especialista em redação mas vou falar oque eu realmente achei ok?
Eu gostei bastante da sua redação, você apresentou dados oque é bastante importante e mostrou ao leitor o problema da situação.
Na proposta de intervenção só deveria falar oque acontece com a pessoa que comete esses crimes, somente isso que eu adicionados.
Boa sorte nos estudos.
Biancab
Que assunto mais importante e que pouco se fala, parabéns pelo tema escolhido. Demonstrou as informações sem fugir do assunto principal, a tese está bem clara, na intervenção poderias ter adicionado mais assuntos que “funcionassem” de um certo modo com a nossa comunidade, como sabemos que a maioria de leis não funcionam, poderíamos pensar em algo mais rigoroso… Parabéns!!!
Maria luisa de Oliveira
Gostei muito da sua redação, mas você poderia ter feito uma melhor proposta de intervenção mais organizada com objetivos maiores . Seus argumentos são muito interessantes tente achar mais sinônimos para bichos, tente ser um pouco menos agressiva nas palavras e pfv tome cuidado ao pesquisar demais caso tenha pesquisado,pq pode dificultar quando não tiver no que se inspirar tente ler livros ver reportagens e guardar elas em sua mente,guarde poemas tenha repertório sociocultural dentro de si.
Gabriellenr8
Muito boa a redação! Você argumenta de forma clara e tem marca de autoria, mas, vou fazer algumas observações para o seu texto ficar ainda melhor ;)
Quanto ao artigo que você citou, poderia ter colocado ele no primeiro desenvolvimento e não na introdução, pois, ao contrário, a informação fica desconexa (ps: porque cada parágrafo reserva um assunto diferente, nunca misture). Já na conclusão, o certo seria ”afim” para expressar ideia de finalidade e também você separou duas orações: ”[…] pessoas poderem se pronunciar contra qualquer injúria cometida. A fim de que […]”, ficou errado o ponto ali, nesse caso, você perderia alguns pontos na competência 1 ;-;
Bom, mas no geral, você escreve extremamente bem e com muita qualidade! Parabéns!
EllenDalila
Li sua redação e aprendi com ela, sua forma de escrever é muito boa. Podia falar de como reverter o crime de sai impune, gostei que foi sem enrolação e direto ao foco. Fale sobre quais órgãos vão se sair no debate e diga modos de melhorar a situação . Boa noite continue assim e melhore a cada dia
blzamanda
Boa noite,
primeiro adorei sua redação. você foi direto ao ponto sem enrolação. demostrou clareza e que tem conhecimento do assunto. Tentaria falar mais sobre a intervenção, tipo, quais órgãos vão ser os responsáveis pelos debates? E você mencionou sobre o crime de maus tratos passar impune, ai poderia escrever em como reverter esse problema.
Continue assim!