Maternidade mercado de trabalho no Brasil

  • 1

A constituição federal de 1988 prevê em seu artigo 6º ,o direito à proteção a maternidade e ao emprego. Porém,tal garantia nao tem sido concretizada na prática ao analisar a maternidade e o mercado de trabalho no Brasil,dificultando,deste modo,a universalização desse direito docial viatal. Diante dessa perspectiva,cabe analisar os fatores que favorecem esse quadro.
A princípio ,deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater o impasse. Nesse sentido,embora, o Ministério da Saúde recomende a amamentação por até 180 dias, a licença-maternidade tem um prazo de 120 dias,atualmente,podendo ser prolongado por até 60 dias.No entanto,o governo não obriga os setores públicos e privados a oferecerem esse benefício. Essa conjuntura,segundo o filósofo John Locke,configura-se como a violação do “contrato social” já que o Estado não cumpre sua função de que os cidadãos desfrute de direitos indispensáveis ,como a maternidade,o que é infelizmente evidente no país.
Ademais,é fundamental apontar o trabalho doméstico,que é fortemente desvalorizado no país.É notório que a falta de visibilidade da sociedade e principalmente do poder público para o trabalho doméstico não remunerado , sendo que o tempo gasto que essas mulheres tem para cuidar da casa,dos filhos e da alimentação e não ser valorizado é lamentável. Segundo o IBGE o número de mulheres atuando em serviços não remunerados é maior do que o de carteira assinada.
Infere-se,portanto,a necessidade de combater os obstáculos. Para isso, o governo federal em parceria com o ministério do trabalho, por meio de verbas públicas, criar leis mais efetivas que obriga os setores públicos e privados a ampliação da licença maternidade,outrossim, é a regulamentação do trabalho doméstico remunerado ,a fim de quê as donas de casa se sintam valorizadas.Assim se consolidaram a uma sociedade mais justa.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, boa noite.

    Introdução: a tese não ficou bem delimitada.

    D1: a organização do parágrafo ficou confusa e eu não consegui identificar sua argumentação, isso pode deixar o seu desenvolvimento muito expositivo.
    Existem várias formas de fazer o desenvolvimento, mas deixarei um exemplo que eu acredito que se encaixa na sua redação , organizando as ideias seria mais fácil a compreensão.
    – tópico frasal
    – repertório
    – argumentação
    – conclusão do parágrafo

    D2: nesse parágrafo eu consegui identificar sua argumentação, mas a organização de ideias também está confusa.

    Conclusão: é bom evitar palavras como “obrigar”, porque, dependendo do contexto em que você utiliza, pode ferir os direitos humanos e isso prejudica sua nota.

    No geral, eu aconselho que você trabalhe melhor a estrutura do texto e a pontuação.
    Espero ter ajudado.

    • 1
  2. A constituição federal de 1988 prevê em seu artigo 6º ,1o direito à proteção a maternidade e ao emprego. Porém,tal garantia nao tem sido concretizada na prática ao analisar a maternidade e o mercado de trabalho no Brasil,dificultando,deste2 modo,a universalização desse direito docial 3viatal. Diante dessa perspectiva,cabe analisar os fatores que favorecem esse quadro4. 5
    1- sujeito e predicado estão sendo separados por vírgula
    2- desse modo
    3- docial e viatal são erros de digitação*
    4- explicite qual quadro deve ser corrigido para garantir que a tese fique completa
    5- Repertório produtivo e bem relacionado com o texto :>
    A princípio ,deve-se ressaltar ausência de medidas governamentais para combater o impasse. Nesse sentido,embora,6 o Ministério da Saúde recomende a amamentação por até 180 dias, a licença-maternidade tem um prazo de 120 dias,atualmente,podendo ser prolongado7 por até 60 dias.No entanto,o governo não obriga os setores públicos e privados a oferecerem esse benefício. Essa conjuntura8,segundo o filósofo John Locke,configura-se como a violação do “contrato social” 9já que o Estado não cumpre sua função de que10 os cidadãos desfrute11 de direitos indispensáveis ,como a maternidade,o que é infelizmente evidente no país. 12
    6- retire a vírgula
    7- prolongada (concordância com licença-maternidade)
    8- especifique um pouco mais qual a relação entre o repertório e o tema
    9- coloque vírgula
    10- substitua “de que” por “para que” ou “visando”
    11- desfrutem (concordância em número)
    12- boa articulação de conjunções
    Ademais,é fundamental apontar 13o trabalho doméstico,que é fortemente desvalorizado no país.É notório que14 a falta de visibilidade da sociedade e principalmente do poder público para o trabalho doméstico não remunerado , 16sendo que o tempo gasto que essas mulheres tem15 para cuidar da casa,dos filhos e da alimentação e não16 ser valorizado é lamentável. 17Segundo o IBGE o número de mulheres atuando em serviços não remunerados é maior do que o de carteira assinada. 18
    13- termine o raciocínio (apontar o que sobre o trabalho doméstico?)
    14- retire o “que”, ele deixou o raciocínio da frase comprometido
    15- têm (coloque acento, já que a palavra está no plural)
    16- há uma sobreposição de frases não terminadas (sendo que… e não ser não é uma estrutura produtiva). Eu sugiro reformular a frase e deixá-la como(exemplo): dado que o tempo gasto por essas mulheres para cuidar da casa, dos filhos e da alimentação não é valorizado pelo governo, o que representa um descaso social.
    17- esse repertório não foi produtivo, uma vez que ele não foi relacionado com o tema.
    18- muito bem, evitou repetições de forma impressionante.
    Infere-se,portanto,a necessidade de combater os obstáculos 19. Para isso, o governo federal em parceria com o 20ministério do trabalho, por meio de verbas públicas, 21criar leis mais efetivas que obriga os setores públicos e privados a ampliação da licença- maternidade,22outrossim, é23 a regulamentação do trabalho doméstico remunerado ,a fim de quê as donas de casa se sintam valorizadas.Assim24se consolidaram25 a uma sociedade mais justa.
    19- quais obstáculos (a frase, mesmo que de retomada, deve explicitar o que foi mencionado na tese)
    20- letra maiúscula
    21- há omissão do verbo, deixe-o explícito (exemplo: deve criar…)
    22- o período está muito grande, inicie uma frase antes
    23- acho que você omitiu outro verbo. Sugestão: é imperiosa a regulamentação…
    24- coloque vírgula
    25- verbo no futuro, logo “se consolidará uma sociedade mais justa”
    O texto ficou muito bom, em geral. Atente-se um pouco para os erros gramaticais e a sua redação ficará ótima
    Competência I: 120- erros sinalizados
    Competência 2: 200- compreendeu bem o tema
    Competência 3: 160- associe melhor o repertório com o tema, por meio de retomadas
    Competência 4: 160- cuidado com a utilização de conjunções subordinativas sem relacioná-las ao resto do período
    Competência 5: 160- é necessário retomar o que foi proposto na tese ao texto

    Total: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.