Na série “The Handmaid`s Tale”, é retratado um Estado ultraconservador que tem como objetivo recuperar taxas de fertilidade por meio de estupros de mulheres desempenhadas apenas para o papel de gerar crianças. Ambientado num futuro recente e distópico, logo observamos que o enredo trás situações reais, como por exemplo, o uso de métodos contraceptivos e da inserção da mulher no mercado de trabalho como um problema a ser combatido. Em paralelo a ficção, é claro como a realidade apresentada pode se relacionar àquela do século XXI: a maternidade compulsória e a responsabilização da mulher pela criação dos filhos.
Em primeiro lugar, é importante destacar que maternidade compulsória é a ideia de que mulheres são imperfeitas sem filhos, sendo imposta socialmente a obrigação de ser mãe. Segundo dados do Instituto Market Analysis, 50% das mulheres brasileiras afirmam ter deixado de lado metas profissionais após terem engravidado. Percebe-se então que existe uma tendência de gerar filhos apenas por pressão social, colocando metas pessoais em segundo plano.
Ademais, é cobrada da mulher a maior parte da obrigação de criar uma criança, mesmo quando é preciso conciliar tais deveres sociais com a carreira profissional. De acordo com a psicanalista Vera Iaconell, “A conta: mulher, trabalhos e filhos, preserva injustiça.”, sendo assim, continuam sendo criados empecilhos para a entrada feminina no mercado de trabalho. Paralelamente, conforme CNJ divulgou em 2019, mais de 5,5 milhões de crianças brasileiras não tem nome do pai na certidão. Logo, é observado que a problemática é consequência da forma machista com que se estabelecem relações de gênero.
Portanto, é preciso que não só o Estado, mas também a sociedade como um todo tome providencias para resolver essa série de questões apresentadas. Com a finalidade de promover a equalidade de gênero e a autonomia feminina, espera-se que o Ministério da Mulher, da Família e dos Diretos Humano, programe medidas socioeducativas que promovam a entrada de mulheres nas universidades, a criação de empregos com salários justos e leis que devem punir o abandono paternal. Tais medidas poderiam reduzir o número de gestações não planejadas, além de ser o inicio do pagamento de uma divida histórica da opressão contra mulheres. É dever de todo cidadão e dos lideres governamentais, afastar nosso futuro de uma realidade distópica, com imposições e desigualdades.
Maternidade: imposição ou escolha?
Compartilhar
Megan
Oiii tudo bem? espero que sim ( ͡❛ ω ͡❛)
Bom maria seu texto foi sensacional daria uma nota tipo 10000 mais eu não vi muitos parágrafos presentes no seu texto então só isso mesmo texto sensacional super em cimas mais oque só falta mesmo e os parágrafos que senti falta!!
por mim sua nota foi
Nota: 98,9
bom boa sorte e bjs (>‿◠)✌
julianabd
Redação boa. Gostei de como você retratou a série, usou bem ela como exemplo, comparando cada detalhe com a realidade. Como foi notado pelos outros colegas, acho que falta um pouco de pontuação, porque é ela que te ajuda a trazer ainda mais “tom” ao texto.
A mulher na sociedade precisa desde sempre debater com esse tipo de assunto, e você, como mulher, conseguiu dar a voz que o texto precisava
nalulopess
QUE REDAÇÃO SENSASIONAL! Você mostra não só o domínio da norma-padrão, como, também, um excelente repertório sociocultural. Atente só em questões de pontuação e acentuação. (COMPETÊCIA 1: 200 / COMPETÊNCIA 2: 160 / COMPETÊNCIA 3: 200 / COMPETÊNCIA 4: 200 / COMPETÊNCIA 5: 200 = 960)
Brenda06
Òtima redação, argumentos bons, uma linguagem impecavel e com bastante coerencia o unica coisa seria cuidar com a pontuação mas fora isso um ótimo texto.mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Sad_boy
Redação sensacional! O único ponto negativo que eu percebi foi o espaço na margem de cada parágrafo, mais tenho quase certeza que foi o próprio app que retirou esse espaço. vc está no caminho certo sua redação foi excelente, parabéns! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏