Iniciante

Maternidade e o Preconceito no Mercado de Trabalho

  • 0

CORRIJAM PFVR!!!! ajuda o vestibulando ai <3

A escola literário do romantismo, que surgiu na Europa, em meados do século XVIII é marcada pela idealização da mulher. Porém, no século XXI a representação feminina vai de encontro a do movimento artístico europeu, sendo marcada pelo crescente preconceito no mercado de trabalho, principalmente diante da maternidade. Tal estigma é reflexo de duas questões: o predominante sistema patriarcal nas grandes empresas e a discriminação das características biológicas do corpo feminino. Logo, cabe a análise dessas duas dificuldades.

Vale ressaltar, em primeira instância, que a formação social patriarcalista ainda deixa alguns vestígios no atual cenário. Uma vez que, notam-se as diferenças do tratamento nas relações de trabalho no setor corporativo. Essa desigualdade fica mais agravada mediante a gestação, em que ocorre certos casos de desacato aos direitos maternos, devido a regência predominantemente machista em alguns locais de labor. Assim, tais direitos, que garantem a licença maternidade e intervalos de amamentação, entre outros,, não são efetuados no hodierno.

Cabe mencionar, em segundo plano, que ocorre a inferiorização do trabalho feminino por razões biológicas no período da contemporaneidade. Nessa perspectiva, a ciência do corpo da mulher torna-se o fator principal para que tal preconceito no mercado laboral  exista, devido a corrente de pensamentos que perpetuam o machismo enraizado no corpo social, visto que grande parte dos homens consideram a feminilidade como fraqueza ou fragilidade. Porém, com o avanço do feminismo, desde a época do movimento sufragista, as mulheres vem rompendo paradigmas antiquados e se mostram cada vez mais presentes no mercado de trabalho.

Portanto, são necessárias medidas para amenizar o quadro atual. Urge que o Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos, aliado ao setor midiático, disponham de verbas governamentais para realizar campanhas instruídas por mães que vencerem o preconceito, com o fito de ensinar as jovens mulheres sobre o princípio da isonomia e a incentiva-las a combater visões machistas e discriminantes. Somente assim, será possível, de fato, enxergar a igualdade de gênero no Brasil.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. 1) INTRODUÇÃO
    *”A escola literário” = erro de concordância nominal
    * “Romantismo” nesse contexto se escreve com letra maiúscula, por se tratar do nome da escola literária( substantivo próprio).
    * Erro de vírgula no primeiro período do texto. Logo após de “A escola literária do romantismo (…) vem um detalhamento que funciona como um aposto, e o uso correto da vírgula seria depois do século e não da palavra “Europa”. Ficaria assim: “A escola literária do Romantismo, que surgiu na Europa em meados do século XVIII, é marcada pela idealização da mulher.
    * O repertório não foi muito pertinente no problema em questão. Pois você propôs uma dicotomia temporal, na qual a mulher era idealizada e hoje é tratada com preconceitos no mercado de trabalho. Porém, a mulher na figura do idealismo masculino só denotava com ela era objetificada sentimentalmente no século XVII. Em momento nenhum a segunda fase do Romantismo ( Mal do século) falou da igualdade entre mulheres e homens, da ausência do preconceito.
    2) DESENVOLVIMENTO
    * Compreendeu a proposta da redação, teceu uma argumentação efetiva, porém não utilizou repertório sociocultural( dados estatísticos, livros, filmes, citações de filósofos e pensadores) para comprovar seu argumento, dar veracidade a ele e convencer o seu leitor( no caso o corretor do ENEM, cujo nível de exigência é máximo).
    *”devido à regência” precisa da crase.
    * O uso da expressão ” no hodierno” para substituir “na atualidade” foi desnecessário. Eu particularmente acho essa palavra muito arcaica.
    *”devido à corrente” possui crase.
    * poderia ter usado um aposto ao colocar o “movimento sufragista”, especificando um pouco mais e garantindo pontos na competência 3 ( repertório sociocultural).
    3) CONCLUSÃO
    * Sua conclusão possui agente e finalidade que são evidentes, e também um detalhamento mesmo que ínfimo. Porém o meio e ação se confundem , talvez faltasse o uso do conectivo ” por meio de” ou “através de” e também um pouco de detalhamento neles. O uso do “disponham de verbas governamentais para realizar campanhas”, particularmente me parece mais uma ação. Não está completa essa intervenção.
    * Jamais use o “Somente assim”, pois transmite a ideia de limitação, que nenhuma outra medida é efetiva, somente a que você postulou.
    NOTAS:
    C: 160
    C: 160
    C: 120
    C: 120
    C: 120
    NOTA FINAL: 680

    • 1
  2. Sua redação está muito boa, parabéns! A introdução está ótima e com uma tese clara e objetiva, o que influenciou diretamente para a progressão do seu texto. Seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos, procure diversificar ao máximo seus conectivos, evite repetir palavras, você colocou muito o conectivo “tal”. Se atente para o uso das vírgulas. Por fim, sua conclusão teve uma boa proposta de intervenção e as perguntas necessárias nela foram respondidas, no entanto, tente inovar as suas ideias na proposta, porque o que você colocou já acontece, tente ser o mais inovador possível.
    I- 160
    II- 160
    III- 160
    IV- 160
    V- 160
    Total= 800
    Continue praticando e saiba que você vai longe! Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Saiba que a prática leva a excelentes resultados e tenho certeza que você tem um caminho brilhante a seguir!!!

    • 1
  3. Ola brenno, tudo bem?! Então, vamos lá!
    No seu parágrafo de introdução, eu tentaria diminuir um pouco, umas dicas importantes pra não se perder e escrever demais no começo de uma redação, são as 7 linhas. Ou seja, 3 repertório sociocultural, 2 em contextualização com argumentos e conectivos, e 2 com dois agentes culpados (negligência pública, religiosa, patriarcal etc). Dessa forma você é direto,
    objetivo.
    Outra coisa que notei na tua redação, é que tem apenas que se atentar nos períodos.. todo parágrafo no mínimo tem que existir 3 períodos e 3 conectivos por parágrafo. Sua competência 1 está ótima, tem um vocabulario e a escrita excelente. Sua c2 está ótima, suas citações indiretas e diretas são ótimos argumentos históricos. Sua c3 está em intermédio na falta de geografia suprida em segunda estância a outros pressupostos, e sua análise crítica está boa. Sua c4 tem coerência e coesão intermediário por conta dos erros de sintaxe. E a intervenção está impecável! Se atente apenas na competição 1. Parabéns pela redação :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.