Maternidade e mercado de trabalho em questão no Brasil

  • 1

            O filme norte-americano “Não sei como ela consegue” mostra o cotidiano de uma mulher moderna que tenta conciliar a vida profissional com os cuidados dos filhos. Concomitantemente a isso, é notório que a maternidade e o mercado de trabalho no Brasil diferem em grande parte, visto que mulheres mães são muitas vezes desvalorizadas e, dessa forma, acabam se desmotivando no emprego ou na busca por um. Seja pela ainda desigualdade salarial existente, ou pela difícil conciliação da jornada dupla das empresas e serviços domésticos, é de suma importância que um debate deve ser feito acerca desse tema.

          Nota-se que a desigualdade salarial entre empregados homens e mulheres é um dos motivos para a desmotivação das mulheres e, consequentemente, a não inserção no mercado de trabalho. O artigo 7° da Constituição Federal de 1988 proíbe a diferença de salários por sexo, entretanto, segundo dados do IBGE de uma pesquisa realizada em março de 2021, as mulheres recebem apenas 61,9% do salário dos homens, ainda que apresentem o mesmo nível hierárquico no local de trabalho. Ainda, na mesma pesquisa aponta-se que apenas 54,6% das que tem crianças estavam empregadas no Brasil. Logo, percebe-se que a grande desigualdade existente no Brasil, em que mulheres, por não aceitarem serem remuneradas de forma diferente, preferem não entram no mercado trabalhista.

            Outrossim, a responsabilidade duas vezes maior de ajustar a jornada de trabalho e os afazeres domésticos é extremamente evidente. Na Revolução Industrial, as fábricas prestavam seus funcionários a uma jornada diária de trabalho em torno de 16 horas. Sob esse viés, sabe-se que as leis trabalhistas não permitem mais esse expediente, sendo diminuído para 8 horas diárias, porém, os locais de trabalho pedem que as mulheres conciliem esse horário com as tarefas domésticas, tornando-se um fator limitador para o sexo feminino. Assim, a inserção feminina no mercado também é dificultada pela necessidade de conciliação da dupla jornada.

               Portanto, é necessário que a fiscalização da desigualdade salarial nos locais de trabalho seja mais rigorosa, por meio do Ministério do Trabalho, além de o mercado trabalhista investir em um novo modelo de licença parental, a fim de  conseguir balancear as responsabilidades entre homens e mulheres e não ver a contratação feminina como cara e arriscada. Ademais, as instituições de trabalho devem passar a adotar o modo de trabalho Home Office mais recorrente, com o fito de facilitar a articulação do cuidado em casa e o cuidado profissional.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o
    recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota Final: 800, a nota é apenas uma simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

    • 7
  2. c1;160
    c2;200
    c3;180
    c4;180
    c5;160
    ========================================================================
    organize melhor seu desenvolvimento trabalhando mais na busca de um opinião mais notória neste. busque trazer na conclusão melhor os 5 fatores que são o agente, ação, e principalmente no seu caso modo/meio, efeito e um bom detalhamento.

    • 0
  3. Competência 1 – Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal.

    Nota 160

    Competência 2 – Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado.

    Nota 200

    Competência 3 – Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los.

    Nota 180

    Competência 4 – Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente.

    Nota 180

    Competência 5 – Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural.

    Nota 160

    Nota Final: 880, parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.