Aprendiz

Matéria Financeira

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  No filme “Até Que a Sorte Nos Separe”, o personagem vivido por Leandro Hassum ganha uma grande quantidade monetária através de uma vitória em um jogo de loteria. Em contrapartida, o personagem juntamente com a sua família, gasta todo o dinheiro e acabam endividados. Fora da ficção, no âmbito nacional, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito, 41% dos adultos brasileiros encerrou o ano de 2018 com seu CPF no negativo. Dessa forma, faz-se necessária a educação financeira para os cidadãos.

  Em primeiro plano, é válido destacar que ao educar jovens a respeito do financeiro desde cedo, forma-se mais adultos que possuírão noções de economia de forma adequada. Visto que, a maior parte dos jovens verde-amarelos não têm noções básicas de como lidar com seu capital, é importante que o tema seja discutido de forma ampla e de fácil entendimento para que no futuro não desenvolvam-se dívidas.

  Ademais, como é citado pelo filósofo Kant, “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, é possível compreender que a educação há um papel essencial também na visão econômica. O jovem que receber ensinamentos básicos à respeito de sua fonte de renda, paralelamente a um que não receber, certamente haverá divergências na forma que ambos lidam com seus bens econômicos.

  Portanto, é mister necessária a aprimoração de uma matéria financeira tanto para jovens quanto para adultos com dificuldades de administração de renda a fim de diminuir o número de cidadãos endividados no cenário brasílico. O Ministério da Educação deve promover tal conteúdo por meio de verbas governamentais, visando buscar um maior alcance de alunos através de propagandas publicitárias por meios de comunicação. Dessa maneira, será possível conscientizar a população a respeito do financeiro e diminuir o surgimento de novas dívidas, melhorando assim, a qualidade de vida da população e dentro da ficção, auxiliar o personagem de Leandro Hassum e sua família, manter a sua fortuna.

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2 Correções

  1. Olá! Não sou experto, mas vamos corrigir conforme critérios do ENEM:

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
    Bom.

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
    Ótimo!

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Bom. Uso das conjunções adversativas, conclusivas e aditivas razoável.

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    Bom. Não precisa de palavras rebuscadas, seja direta e objetiva.

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Bom, mas e a diversidade cultural ?

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  2. Oi boa noite você vem em breve aqui na sua correção bom primeiro no ponto negativo que eu encontrei a sua introdução você citou dados o que não é tão viável dados os deixa para citar na sua argumentação pois enriquece seu texto na introdução você tem que apresentar apenas a contextualização do tema a tese e os dois argumentos você vai ter no desenvolvimento

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