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MARTENIDADE E MERCADO DE TRABALHO EM QUESTÂO NO BRASIL

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Conforme Nicolau Maquiavel, no livro “o príncipe”, para se manter no poder o governo dispõe-se a imcumbência de operar e ter como objetivo o bem universal. Nesse sentido, no que tange á questão da maternidade no mercado de trabalho, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da falta de leis que ampliem a licença maternidade e a falta de participação paterna.

Em primeira análise, deve-se resaltar a ausência de medidas governamentais para combater o curto período da licença maternidade que é de 120 dias atualmente. Desse modo, percebe-se como tal período é insatisfatório, pois um bebê de 1 mês e 20 dias de idade ainda precisa dos cuidados exclusivos da mãe como na amamentação,por exemplo. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista Jhon Locke, configura-se como uma violação ao “contrato social” já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a proteção à maternidade, o que é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de participação paterna como impulsionador da ausência de tempo das mães para enfrentar o mercado de trabalho. Segundo o site revistacrescer.globo.com, 64% das mulheres sentem dificuldades em conciliar o trabalho com o tempo com as crianças. Diante de tal exposto, é notório como a colaboração dos pais em tarefas com as crianças é excencial para diminuair a densa carga horária da mulher. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, potanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso é importante  que o Ministério do Trabalho e Emprego juntamente com o Ministério da Mulher, por intermédio de verbas governamentais, crie projetos para ampliação da lincença maternidade e paternidade em tempo suficiente para que o bebê possa ser cuidado por terceiros e não dependa apenas da amamentação para se alimentar, a fim de que os pais possam voltar ao trabalho o mais rápido possível. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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6 Correções

  1. Oi, Larissa, tudo bem? Sou nova neste site, mas olhando bem a sua redação de modo geral precisamos corrigir umas coisinhas básicas como erros de português principalmente, mas primeiro temos o desenvolvimento em que colocaste “em primeira análise” e não é de acordo com os novos requisitos do ENEM na redação, mas é necessário pensar em sinônimos, ou seja, palavras que substituam essas por outras, mas com o mesmo significado: “entretanto, desse modo, sob essa perspectiva, etc.” . No título você escreveu “questâo” em vez de “questão”, foi citado o nome de um livro “o príncipe” minúsculo, mas se trata de uma obra então seria “O Príncipe”, observar a repetição de palavras mais de uma vez para não empobrecer o texto e torná-lo de difícil compreensão, só se deve começar um parágrafo quando for assunto novo.

    Espero ter ajudado :)

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  2. COMPETÊNCIA 1 – 120
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
    COMPETÊNCIA 2 – 200
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    COMPETÊNCIA 3 – 200
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    COMPETÊNCIA 4 – 200
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    COMPETÊNCIA 5 – 160
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    NOTA – 880
    Meus parabéns!

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  3. Oii Larissa, tudo bem? Sou nova aqui, mas espero conseguir ajudar!
    A sua introdução apresenta bem o tema a ser analisado além de se fazer uma boa contextualização com Maquiavel, mas nesse caso a obra deve estar em letra maíscula -“O Príncipe”. No trecho “em virtude da falta de leis que ampliem a licença maternidade e a falta de participação paterna.” acho que poderia ficar mais interessante se fosse: “em virtude da falta de participação paterna e, também, de leis que ampliem a licença maternidade.” – assim, você não repete o mesmo termo (falta).

    No desenvolvimento há alguns erros ortográficos, como em “resaltar” (ressaltar) e “estado” – que, nesse caso, deve ser escrito em letra maiúscula (Estado) pois refere-se à governo. No trecho “(…) Segundo o site revistacrescer.globo.com”, acho que o mais adequado seria colocar somente “Revista Crescer”, pois não deixa de se referir sobre a fonte citada – não tenho certeza sobre isso, se estiver errado, pode me corrigir.

    Ótima conclusão, você apresentou agente, ação, modo, efeito e detalhamento de forma clara. Penso que está muito boa! Só em

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  4. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.

    Introdução:

    Correção: o certo é incumbência, “m” só é usado antes de “p” e “b”.

    No que tange “a”, sem crase nesse caso.

    Muito bem, seus argumentos estão apresentados na introdução, demonstrando organização textual. No entanto, não consegui identificar sua tese, está faltando a tese.

    Parabéns pelo repertório.

    1° parágrafo:

    “Em primeira análise, em primeira instância…” não devem ser mais usados de acordo com as novas regras da redação do enem, procure sobre, o descomplica me avisou e sugeriu que substituísse por “Sob esse viés, sob essa perspectiva”.

    Correção: ressaltar é com dois “s”.

    Como a amamentação, por exemplo.

    Estado, com letra maiúscula.

    Ótimo argumento, você escreve com fluidez e usa um repertório legitimado. (esse repertório é bem coringa rs)

    2° parágrafo: Parabéns pelo uso do “Ademais”.

    Não é aconselhável citar o site assim, mude para: “Segundos Revista Crescer… “

    Correção: essencial, diminuir (ambas escritas erradas)

    Poderia ter explorado mais seu argumento, mas ainda assim foi bom.

    Conclusão:

    Correção: portanto, licença (ambas escritas erradas)

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio: correto

    Detalhamento: incorreto (poderia realmente detalhar mais, mas tenho certez que você vai consertar isso)

    Efeito: Correto

    Parabéns por retomar um repertório já usado no texto.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (você escreve MUITO BEM, e creio que os erros que teve são de digitação, mas não dá para deixar passar, pois foram mais de 2, o corretor do Enem também não deixaria)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (argumento consistente com uso de repertório legitimado)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 200 (defendeu bem seu ponto de vista, apesar de faltar a tese e de precisar explorar mais o arg2)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (escreve bem e sabe usar os conectivos de forma adequada, se atente as dicas que dei)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (faltou detalhar mais na minha opinião, mas fora isso está perfeita)

    NOTA FINAL: 920

    Você escreve MUITO BEM e está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

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  5. Durante o desenvolvimento tecnológico vindo desde a primeira Revolução Industrial, as atividades passaram a apresentar maior dinâmica na forma de execução. Fator esse que influência em como o conhecimento é adquirido pois, existe uma necessidade de compreender a estrutura do meio a sua volta, baseando-se na forma da educação e seu acesso no denominado mundo das redes.

    Em um primeiro momento, pode-se pensar no conceito apresentado pelo teórico Zygmunt Bauman na obra “Modernidade Liquida”, no qual as relações são mais rápidas na sociedade. E isso pode ser aplicado ao uso da internet em relação ao conhecimento, cuja função é permitir de forma ágil, encontrar respostas para os mais diversos questionamentos. Porém é necessário compreender como ensino interage com essa ferramenta, ou seja, os métodos utilizados devem ser estruturados de modo à transmitir de forma coerente a mesma ideia proposta pelo ensino presencial, tornando tal equivalente.

    Entretanto, percebe-se que a busca por essa equivalência lida com diversos problemas, tais como logísticos e geográficos. Assim ao se pensar na disponibilidade de acesso e recursos para uso nas regiões mais carentes, nota-se que adversidades ocorridas ao longo da história proporcionaram um atraso na industrialização e consequentemente na distribuição adequada de renda. O que evidência a falta de democratização na obtenção de informações que enriqueçam o individuo de conhecimento, de modo a auxiliar na resolução de problemas comuns a todos.

    Percebe-se portanto, que a internet é um mecanismo de transmissão de conhecimento em larga escala. Porém é necessário compreender as necessidades de todos, de maneira que, o conhecimento esteja disponível à todos, por meio de programas do Ministério de Ciência e Tecnologia que tenham como finalidade a criação de centros de acesso comunitário de via remota ou física, com guias de auxilio, de modo a democratizar o conhecimento nas regiões mais isoladas do país.

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  6. Durante o desenvolvimento tecnológico vindo desde a primeira Revolução Industrial, as atividades passaram a apresentar maior dinâmica na forma de execução. Fator esse que influência em como o conhecimento é adquirido pois, existe uma necessidade de compreender a estrutura do meio a sua volta, baseando-se na forma da educação e seu acesso no denominado mundo das redes.

    Em um primeiro momento, pode-se pensar no conceito apresentado pelo teórico Zygmunt Bauman na obra “Modernidade Liquida”, no qual as relações são mais rápidas na sociedade. E isso pode ser aplicado ao uso da internet em relação ao conhecimento, cuja função é permitir de forma ágil, encontrar respostas para os mais diversos questionamentos. Porém é necessário compreender como ensino interage com essa ferramenta, ou seja, os métodos utilizados devem ser estruturados de modo à transmitir de forma coerente a mesma ideia proposta pelo ensino presencial, tornando tal equivalente.

    Entretanto, percebe-se que a busca por essa equivalência lida com diversos problemas, tais como logísticos e geográficos. Assim ao se pensar na disponibilidade de acesso e recursos para uso nas regiões mais carentes, nota-se que adversidades ocorridas ao longo da história proporcionaram um atraso na industrialização e consequentemente na distribuição adequada de renda. O que evidência a falta de democratização na obtenção de informações que enriqueçam o individuo de conhecimento, de modo a auxiliar na resolução de problemas comuns a todos.

    Percebe-se portanto, que a internet é um mecanismo de transmissão de conhecimento em larga escala. Porém é necessário compreender as necessidades de todos, de maneira que, o conhecimento esteja disponível à todos, por meio de programas do Ministério de Ciência e Tecnologia que tenham como finalidade a criação de centros de acesso comunitário de via remota ou física, com guias de auxilio, de modo a democratizar o conhecimento nas regiões mais isoladas do país.

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