Estudante

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (ENEM-2018)

  • 2

No filme Matrix, o protagonista Neo descobre que vive em uma realidade distópica, na qual as pessoas da sociedade são controladas por máquinas com Inteligência Artificial (IA). Fora da ficção, o mundo do século XXI vivencia um cenário semelhante, por conta da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet. Esse fenômeno tem como causa o interesse econômico de grandes empresas e tem como consequência a falta de autonomia por parte de alguns internautas.

Em primeira análise, vale pontuar que força motriz do sistema capitalista é a geração de lucros. Ademais, com a Internet e a explosão da geração de dados, há exemplos emblemáticos de uso de algoritmos que fazem o sucesso de inúmeras empresas, como os algoritmos de busca do Google, de recomendação da Amazon e do Netflix, ou os que selecionam o conteúdo a ser mostrado nas “timelines” dos usuários no Facebook. Dessa forma, com o advento da quarta revolução tecnológica, as empresas começaram a comercializar seus produtos na rede e, por meio dela, usam dados de buscas pessoais e informacionais para conduzir os usuários para seus sites de venda e compra de produtos.

Outrossim, é evidente que muitos usuários da rede têm seu comportamento influenciado e guiado por dados, e, ao mesmo tempo, eles não possuem autonomia e criticidade para escolher o que acessar. Segundo o professor de Ciências da Computação da Universidade de Washington Pedro Domingos, os algoritmos têm um grande papel nas escolhas das pessoas hoje em dia, pois eles determinam o que tem sido visto no Google, escolhem três quartos dos filmes assistidos no Netflix e sugerem um terço de tudo o que é comprado em sites como a Amazon. Nesse contexto, o pensamento do filósofo francês René Descartes, o qual diz ser necessário pensar para tomar consciência e agir, perde o sentido, uma vez que muitos internautas deixam de agir com razão frente aos sites que os influenciam.

Portanto, medidas são necessárias para minimizar os efeitos da manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados da internet. Assim, é fulcral as escolas da rede básica de educação incluírem o ensino de educação digital e responsabilidade virtual, com objetivo de preparar as crianças e jovens pare ter um pensamento livre, crítico e autônomo frente aos sites de compras e mídias sociais. Isso será feito por meio de parcerias entre os estados e empresas de tecnologia da informação que serão contratadas a fim de preparar uma geração mais responsável. Além disso, o Congresso Nacional deve criar uma lei que regulamente o acesso das empresas aos dados de usuários sem a permissão devida, com o intuito de prevenir que os algoritmos usem tais informações pare direcionar e manipular a escolha deles. Espera-se, com tais medidas, que o ser humano não seja governado e escravizado por sistemas inteligentes igual ao que acontece no mundo da Matrix.

Compartilhar

1 Correção

  1. eu não sei muito bem dessas coisas de redações mas se tiver alguma coisa que você não concordar,não considere a minha opinião .
    Gostei muito sobre a relação do filme * Matrix* com o tema do texto os dois se conectarem muito bem, seu texto fico excelente,muito bom.
    [eu fiz Enem em 2018 se eu tivesse lido o seu texto naquele tempo tinha me ajudado muito, mas na época o que se destacava era falar sobre o fake news]
    Domínio da escrita formal;200
    Compreender o tema e não fugir do que é proposto;200
    opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;200
    construção da argumentação;200
    Respeito aos direitos humanos;160
    total;960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.