Iniciante

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (ENEM)

  • 0

Um dos pilares da 4a Revolução Industrial é o uso massivo das chamadas plataformas de “Big Data”, grandes conglomerados de informações de usuários e experiências personalizadas para cada um destes com base em seus gostos. Sob esse prisma, apesar da facilidade e satisfação em se ver somente aquilo que nos convém, essa nova forma de interação traz à tona novos problemas, como pessoas isoladas em suas bolhas ideológicas e sociais e novos tipos de intolerância.

Primeiramente, sem o contato com diferentes opiniões, não há subsídio para se construir a sua própria. Para o filósofo Jurgen Habermas, o consenso do que seria o melhor para a sociedade é definido através do que denomina como “razão comunicativa”, por meio do compartilhamento de diversos pontos de vista. Nesse sentido, ao disponibilizar ao usuário apenas notícias condizentes com seu viés ideológico, ou mesmo filmes que traduzam apenas a sua realidade, os algoritmos dos “streamings” contribuem para a alienação do internauta, fazendo-o acreditar que seu mundo particular constitui o universo como um todo.

Do mesmo modo, essa limitação de repertório abre margem ao repúdio àquele que pensa diferente. A obra cinematográfica “O Show de Truman” retrata essa realidade ao trazer um protagonista que, após viver toda a sua vida num mundo literalmente manipulado, não sabe conviver e lidar com o que foge de suas ideias impostas. Essa dificuldade pode vir a conceber extremismos e fanatismos , fomentando o ódio e a intolerância.

A manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados constitui, portanto, um desafio a ser enfrentado neste século no Brasil e no mundo. É dever do poder legislativo impor limites às grandes plataformas de informação, por meio de leis específicas que regulem e coíbam o uso da data alheia, em parceria com essas grandes empresas e a sociedade. Ao público, cabe a verificação dos termos e condições dos sites antes de fornecer seus dados e a consciência e pesquisa fora de sua bolha social. Somente assim, a sociedade não terá apenas “Trumans”, e sim, pessoas conscientes e emancipadas.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, sua tese ficou muito coerente com seus argumentos.
    Gostei bastante das citações usadas para desenvolver seu texto.
    E, sua conclusão foi bastante detalhada resolvendo todos os problemas mencionados. Os conectivos estão certamente utilizados e os parágrafos “conversam” entre si. Parabénz. Abs.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.