Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 2

A mídia é o maior portal transmissivo de dados do mundo, que por sua vez, possui extrema importância na sociedade. Contudo, a utilização de informações dentro da mesma, influencia na formação de bolhas sociais. Além disso, o mau uso dos dados podem auxiliar na formação de fake news, causando de certo modo, a insegurança dos usuários.

Ao utilizar alguns aplicativos, pode-se notar a presença da frase: “recomendados para você.”, que imediatamente trás a percepção de que há alguém monitorando os dados infiltrados no tal. A grande dificuldade dessa plataforma é a inclusão dos usuários em uma bolha social, impondo a ideia de que o mundo é apenas o que o desfrutador quer que seja. Segundo o inventor Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”. Mas não apenas o mundo ela afeta também seu utilizador. Com isso,  pode-se notar que há pessoas que fazem mau uso desse meio, promovendo notícias falsas e fazendo com que haja propagação de fake news na mídia. No entanto, a relação entre máquina e humano ficará cada vez mais intensa, levando os indivíduos diretamente para uma “caverna” interior, como no filme Matrix. E dessa forma, aumentando a vulnerabilidade de manipulação de cada usuário para com mal intencionados.

A insegurança dos usuários ao usar a internet é constante, pelo fato de haver possíveis defeitos no sistema e acabar vazando dados sensíveis, pois é impossível navegar sem rastros. Pensando nisso, o presidente Michel Temer pronunciou a lei de proteção de dados, onde os informes terão um destino seguro. Pode-se constar também que políticas de privacidades são adicionadas na maioria dos aplicativos, mas quase ninguém lê tudo. Desse modo o usuário acaba aceitando restrições e perigos inconscientemente. Todavia, a privacidade do usuário está sempre em jogo e pode causar sérios danos morais, se invadidas ou mau distribuídas. Diante disso, o destino dos dados não pode ser armazenado além das vontades do indivíduo. Mas quem vai garantir que não?

Isso demonstra portanto, a importância do afastamento das bolhas sociais para as pessoas e a segurança que deve ser ainda mais ressaltada. Com a implementação dos cookies de navegação em todos os sites, seleção de criptografia e big data. Proporcionadas por empresas de tecnologia, será possível aumentar a privacidade do utilizador e também a restrição de seus dados, além da consciência do usuário para com o assunto. Transformando dessa forma, um problema em uma solução.

Compartilhar

7 Correções

  1. Sua redação está muito longa e com pouca clareza, você precisa argumentar mais ao invés de dar tantas informações, deve mesclar um pouco para não acabar só dando importancia a explicar sobre o tema e ficar muito extenso, pois assim o leitor perde o interesse. O desenvolvimento tem que ser mais problematizado para assim achar uma solução quando chegar na conclusão. Sua redação está boa, criticas são como um incentivo para você querer melhorar e ampliar sua visão diante do que falamos. Epero ter ajudado de alguma forma!

    • 1
  2. formação de bolhas sociais( desenvolvimento 1)
    formação de fake news ( desenvolvimento 2)
    Ao utilizar alguns aplicativos, pode-se notar a presença da frase: “recomendados para você.”, que imediatamente trás a percepção de que há alguém monitorando os dados infiltrados no tal. ( muito teórica essa sua ideia, você pode ter normal, mas colocar isso em uma redação nível Enem, por exemplo, não é muito recomendado.
    Afinal, se eu for escrever aqui tudo, vai ficar muito raso, me chama no Whatsapp 11983657900, eu vou fazer uma correção no seu texto.
    Mas não apenas o mundo ela afeta também seu utilizador. Com isso, pode-se notar que há pessoas que fazem mau uso desse meio, promovendo notícias falsas e fazendo com que haja propagação de fake news na mídia. No entanto, a relação entre máquina e humano ficará cada vez mais intensa, levando os indivíduos diretamente para uma “caverna” interior, como no filme Matrix. E dessa forma, aumentando a vulnerabilidade de manipulação de cada usuário para com mal intencionados.( aqui você falou, falou, mas houve muita confusão no que você disse, está mal organizado.
    Na minha opinião essa parte seria melhor você citar acontecimentos onde aconteceram o que você está falando. ( seu texto faltou fatos reais, ou uma contextualização legal).
    Seria legal se você tivesse se aprofundado mais na questão do filme matriz, e fazendo uma contextualização legal com ele, e usar isso no momento certo.

    • 1
  3. 1° Competência: 120
    2° Competência: 100
    3° Competência: 100
    4° Competência: 130
    5° Competência: 80
    Nota: 520.
    Não sou muito bom em corrigir redações, estou apenas começando a entender e estudar para fazer uma boa redação no enem. Mas minha nota ta ai.

    • 1
  4. Olá, em primeira análise gostaria de parabenizar pela escolha do tema, é um bom assunto a se comentar e explanar. Porém, no que se refere ao seu texto de carácter dissertativo-argumentativo, pontuo as seguintes observações:
    INTRODUÇÃO
    1° – Tese incompleta, analisando que foi citado somente “a insegurança dos usuários”, sendo que, nos desenvolvimentos foram abordados também outros assuntos;
    DESENVOLVIMENTO
    2° – Há um excesso de informações em seu desenvolvimento, LEMBRE-SE: que redações cheias de conectivos, e com muitas informações tornara o texto sem clareza e sem fluidez ao ler, principalmente no que, se refere a banca de vestibulares.
    CONCLUSÃO
    3° – Boas propostas, porém faltou deixar mais claro através da escrita, pois dificultou um pouco a compreensão. Fora isso, parabéns pelo esforço, se permitir lhe dar uma dica…
    *Em conclusões, se for possível cite Ministérios, acredito que ajudará no enriquecimento da conclusão. Link
    NOTA DA REDAÇÃO = 590 PONTOS
    1ª Competência: 120
    2ª Competência: 140
    3ª Competência: 80
    4ª Competência: 120
    5ª Competência: 100

    • 1
  5. O texto ficou um pouco extenso, não consegui ver com clareza sua opinião sobre o tema, também não há uma intervenção clara, como se melhoraria a privacidade que você cita? Os dados que você utilizou foram realmente muito bons, mas poderia ter deixado sua opinião juntamente a eles e não tê-los deixado tão “soltos”. Há domínio da língua portuguesa, sua ortografia é ótima, o que faltou mesmo foi deixar a opinião e a intervenção claros

    • 1
  6. Olá, acho que a referência do filme enriqueceria o primeiro parágrafo que está um pouco vazio, e em seu lugar, colocaria algum dado que comprovasse o que está dizendo.
    Há alguns erros na ortografia, seria “como ela afeta também ” no lugar de “ela afeta…”.
    O texto está muito pequeno, então não daria 30 linhas ou aproximado.
    Na conclusão, precisa verificarse existe: agente, ação, finalidade, meio e detalhamento, o que suponho não estar completo nessa redação.
    Espero ter ajudado

    • 1
  7. Observando a estrutura do seu texto, é perceptível o tamanho enorme que tem. Isto tudo coube em 30 linhas?
    De início, sua tese é bem confusa, não havendo clareza. E, ainda no primeiro parágrafo, você usar muitos conectivos em pouco tempo, tornando seu texto cansativo.
    Ao longo do texto, você trás muita informação e pouca argumentação, o que é prejudicial em um texto dissertativo-argumentativo.
    Já na conclusão, não consigo identificar uma proposta de intervenção sucinta e clara. Logo, fez com que você perdesse muitos pontos.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 500.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 100
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 80
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 120
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 80

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.