Desde a 3° Revolução Industrial, com chegada da internet, o meio como um indivíduo se comporta mudou, isso é visto na forma como a rede é capaz de manipular o usuário. Infelizmente, essa persuasão encoberta vem tirando o poder de escolha do cidadão, e cegando as pessoas a ter sua própria visão crítica de fatos nacionais.
Primeiramente, é necessário ressaltar como a rede consegue influênciar na escolha de cada indivíduo, por exemplo, o Facebook criado por Mark Zuckerberg, é uma das redes sociais mais usadas no mundo, e há nela um mecanismo que apresenta uma lista de pessoas que podem ser adicionadas pelo usuário(criando uma linha direta com os seus atuais amigos), isto é, sem que seja necessário ele pesquisa pelos nomes. Logo, o que é considerado uma evolução tecnologia para aumentar o ciclo de amizade, pode ser vista, como, uma manipulação para que o internauta adicione cada vez mais pessoas(na qual uma grande parcela nem conhece), para que assim, a rede continue em movimento. Em outras palavras, indivíduos são persuadidos a fazer aquilo que é considerado “desejável” para eles, desconsiderando a liberdade de cada pessoa.
Além disso, essa filtragem de informações prejudica a formação como cidadão de cada usuário, levando em consideração que, 64,7% das pessoas que usam a internet são de 10 anos ou mais, de acordo com o IBGE. Ou seja, há um maior índice de jovens, e esses estão em um processo de formação de opinião, tanto sobre si, quanto em relação ao meio em que vive( o país). Entretanto, informações que seriam importantes para essa formação são colocadas em segundo plano, e substituídas por entretenimentos selecionados por algoritmos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O Governo, urge criar uma lei, que possa minimizar a manipulação do comportamento do usuário pela rede, proibido a filtração de materiais que “interesse” aos internautas e as apresentações deles, dando liberdade ao cidadão de escolher aquilo que melhor lhe convém, sem a persuasão de qualquer meio. Também, o Ministério da Educação, deve implementar palestras em escolas a por meio da mídia, para conscientizar os jovens e os demais usuários da internet, a forma como ela funciona e o poder que pode ter no comportamento de cada indivíduo. Assim, gradativamente haverá uma sociedade mais consciente e de difícil manipulação quanto ao uso da internet.
Se possível corrijam de acordo com as competências do enem, e em relação a erros gramaticais sejam detalhados. Obrigada; )
Cristina Perroni
Oiii sua redação esta bem estruturada, sua introdução contém informações importantes qie enriquecem seu texto.Mas observei que seu desenvolvimento ao longo do texto ficou grande ,e argumentar mais expor suas opiniões ,pois percebe-se que você tem capacidade pra melhorar seu repertorio e muito bom …continue você tem potencial … boa tarde…
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
120 pontos : Os erros não são graves, entretanto, o uso exagerado de virgula acaba deixando certa incoerência, como por exemplo:
” Logo, o que é considerado uma evolução tecnologia para aumentar o ciclo de amizade, pode ser vista, como, uma manipulação para que o internauta adicione cada vez mais pessoas(na qual uma grande parcela nem conhece), para que assim, a rede continue em movimento. “
Eu sou capaz de entender o sentido, mas ficou redundante.
(Isso afeta consequentemente a competência 4).
Quanto a ortografia só possui um erro: “influênciar ” o correto por estar conjugado seria “influenciar ”
Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
120 ponto- Você entende o tema e claramente tem uma bagagem de informações ampla, porém, uma dissertação argumentativa não é somente um leque de informações, acredito que te faltou problematizar e os argumentos são previsíveis.
( Busque alternativas não tão convencionais e não deixe de mostrar sua opinião. Lembrando que não é um texto jornalistico).
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
80 pontos- Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, mas desorganizadas e contraditórias e possivelmente ( pela minha interpretação) limitada aos textos motivadores.
( Busque conhecimento do mundo, seu cotidiano e expresse de forma simples e clara).
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
120 pontos- Com exceção do já comentado na 1 competência, seu repertorio é diversificado, porém forçado e pobre. / Ps: Não se usa virgula antes ou depois de “e”.
( Não que esteja ruim, só precisa relaxar um pouco).
Competência 5 – Respeito aos direitos humanos
160 pontos- Faltou só um pouco mais de especificidade.
Nota final:
600
Ps: Lembrando que não sou uma profissional e pode ser que eu esteja equivoca com essa correção, essa é somente a minha opinião e experiencia.
juliachericoni6622
Introdução: Ótima, pois contém contextualizacão, tema e tese. 100
o desenvolvimento 01 é perfeito 100
o desenvolvimeto 02 também , estão bem integrados e foram feitos adequadamente a subposição
Conclusão: Boa 100
Resumindo: Sua redação é digna de uma nota muito alta, pois contém todas as competências perfeitamente exigidas.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 50
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 50
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
5.Respeito aos direitos humanos: 200
NOTA TOTAL: 960