Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 0

O filme “Matrix”, pertencente ao gênero de ficção científica, retrata uma sociedade distópica na qual os indivíduos vivem em uma realidade manipulada pela tecnologia. Não longe da ficção, percebem-se aspectos semelhantes no que tange à questão da manipulação do controle de dados na internet no cenário brasileiro.  Nesse contexto, torna-se evidente como causas a alienação do indivíduo e o desrespeito a liberdade e privacidade dos usuários.

Em primeira análise, é preciso atentar para a alienação que sofre o indivíduo. As grandes empresas concentram as informações obtidas dos usuários para o controle de suas atividades no meio digital, com o intuito de limitar o conteúdo que virá a ser consumido. Nessa perspectiva, vemos que a ideia da Escola de Frankfurt se encaixa perfeitamente no problema em questão, ideia essa que alega a homogeneização da massa crítica, pois os usuários ficam retidos a receber apenas o que lhe foi designado através da decisão final de uma máquina.

Além disso, é parte da problemática geral a falta de liberdade e privacidade dos usuários. Por esse motivo, o artigo 5º da Constituição Federal de 1988 trata de proteger que a liberdade e a privacidade dos cidadãos brasileiros seja garantida, sendo assim se torna inconstitucional o controle de dados e a manipulação comportamental que ocorre na internet, assegurando ao indivíduo que sentir os seus direitos violados, o direito à indenização pelos danos morais.

Por tudo isso, torna-se necessária uma intervenção pontual no problema. O Ministério da Educação deve criar, por meio de verbas governamentais, palestras e campanhas publicitárias que visem advertir os internautas dos perigos da alienação e da falta de privacidade que o controle de dados os infere constantemente, com a finalidade de conscientizar os usuários dessa manipulação. Talvez assim, a realidade distópica apresentada pelo filme Matrix não venha a se concretizar na atual sociedade brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Redação muito boa , parabéns!! Continue praticando e mantendo esse potencial enorme demonstrado.
    “a liberdade e a privacidade dos cidadãos brasileiros seja garantida” . Nesse trecho ,se eu não me engano , era para ser “sejam” . Como não tenho total certeza peço ajuda de outras opiniões . Esse foi o único “erro” que consegui encontrar .
    Com certeza sua nota seria 980/1000 pts . Parabéns

    • 1
  2. Olá…
    Achei sua redação de fato muito boa, com um texto coerente, acentuações regularizadas, introdução, trazendo nela sua tese, exemplos bem colocados e presentes, o corpo da redação bem desenvolvido, conclusões bem desenvolvidas, soube ligar bem um parágrafo ao outro, o que é de extrema importância…
    Enfim, parabéns pela sua redação!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.