A série distópica da Netflix “Black Mirror” evidencia na maioria dos seus episódios o controle total que a Internet tem sobre seus usuários. Fora da ficção, quando se observa a expressiva manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet, é evidente que essa questão é uma realidade. Dessa forma, a problemática acontece devido à alienação social e à falta de transparência das instituições compartilhadoras de informação. Sendo imperioso resolver essa questão.
Diante desse cenário, deve-se ressaltar a apatia populacional como uma das impulsionadoras desse revés. Esse cenário decorre do fato que, assim como pontuou o pensador bacharel em física Antonio Gomes Lacerda, quando a sociedade se mostra alienada a um problema, ela se torna serva dele. Em decorrência dessa indiferença do corpo social, cria-se um ambiente propício para a polarização da coletividade e uma convicção descabida do indivíduo em tudo ele observa na internet. Logo, é notório que esse tipo de comportamento por parte da população, cria cidadãos inconsistentes e sem senso crítico.
Além disso, é válido ressaltar que, a falta de tenuidade das empresas responsáveis pelo controle de informações na rede, potencializa essa situação. Isso acontece, porque, como disse o pensador Dalai Lama, a falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança. Nessa perspectiva, com o desconhecimento dos usuários sobre como funciona a filtragem de informações da rede, permite que as organizações administradoras indiquem mais notícias tendenciosas do que condizentes com a realidade, gerando nos consumidores incerteza sobre no que devem acreditar ou não. Dessa forma, é indispensável regularizar o sistema de controle de dados de forma que os indivíduos saibam se a notícia divulgada segue os parâmetros de imparcialidade e veracidade.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo tema. Por isso, as escolas, sistema fundamental na educação da nação, devem, por meio de palestras educacionais, elucidar a sociedade sobre a importância do conhecimento sobre a manipulação da conduta dos usuários no espaço virtual, a fim de que as pessoas tenham mais atenção do que consomem na rede global e, consequentemente, exijam uma posição mais transparente das instituições responsáveis, reduzindo a polarização dos cidadãos. Sendo assim, garantindo que a sociedade controlada pela Internet de “Black Mirror”, não chegue a nossa realidade.
ANGELMUSIC
Boa tarde.
Primeiramente Parabéns pela redação ficou muito bem estruturada, vamos lá para a coração mais detalhada.
Logo no início você Apresentou um repertório cultural, isso conta muitos pontos na competência 4.
• possui repertório cultural
• conectivos diversificados
• argumentação objetiva
• não houve fuga do tema
• apresentou a tese de maneira objetiva e concreta
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200
Observação geral:
A comeptencia 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.
> Dentro do exposto eu te aconselho há sempre aplicar vários repertório socioculturais de maneira que se articule ao tema proposto, isso vai te ajudar muito na competência 2.
Espero de alguma forma ter ajudado. Obrigada
Matheus1021
Texto muito bom, parabéns.
– Possui repertórios;
– Atende todas as necessidades que exigem;
– conectivos bem utilizados;
– não fugiu do tema;
– na conclusão não violou os direitos humanos;
– possui tópico frasal;
– na conclusão possui todas exigências ;
– as frases não ficaram muito longas, a fim de acabar deixando o texto muito cansativo.
Patrick_Mandu
• possui a presença de todos os agentes conclusivos.
• emprego das vírgulas, em pouco pontos ouve falha.
• presença de conectivos interparagrafais
• articulação do repertório em relação ao tema abordado foi feito com clareza e objetividade.
Pontos por competência:
C1: 180
C2: 160
C3:200
C4: 200
C5:200