Estudante

“Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet”

  • 2

Atualmente, ao criarmos uma conta em qualquer aplicativo ou site (Netflix, YouTube, Spotify, etc), uma das primeiras perguntas que nos fazem é escolher alguns gêneros, artistas ou filmes para, dessa forma, filtrar o conteúdo e criar um esboço do nosso perfil virtual. Essa ferramenta de adaptação é excelente para deixar o usuário mais confortável na plataforma, no entanto, o controle e armazenamento de dados pelas mídias sociais pode trazer diversos malefícios, como por exemplo: a mostragem abusiva de anúncios e a falta de privacidade (e consequentemente segurança) para o internauta.

Pode parecer pouco, porém dados e informações dos usuários são uma das moedas mais valiosas da internet. Uma vez que é traçado o seu perfil “online”, a plataforma mostra para você produtos que possuem maiores chances de serem consumidos, aumentando assim, o lucro da plataforma ou dos seus patrocinadores. Isso gera o problema do abuso de suas informações pessoais para lhe vender algo que, em outro contexto, você provavelmente não compraria. Um exemplo disso, foi o escândalo que houve em 2019 sobre o Facebook vender ilegalmente dados de, literalmente, mais de 1,5 bilhões de usuários.

Outro ponto negativo a se considerar, é a manipulação de dados aplicada pelo próprio Internauta, que lhe permite, por exemplo, espalhar as temidas fake News ou aumentar a popularidade de dada pessoa, por meio da compra de boots (robôs), o que pode ser extremamente prejudicial se o alvo, por exemplo, for um candidato a um cargo político, pois a sua falsa popularidade pode influenciar o voto de milhares de pessoas.

Dadas as circunstâncias de um uso irresponsável e desenfreado de informações, é fundamental que as redes sociais, com o apoio dos governos locais, criem políticas e mecanismos que visem regulamentar, limitar e fiscalizar o recolhimento, controle e uso dos dados na internet. Isso deve ser feito por meio da criação de: leis que punam a venda ilegal de informações, aviso aos usuários e limitação de venda de boots, principalmente em épocas de eleição. Tendo essas políticas assim, o objetivo de tornar a Internet um ambiente mais seguro, confiável e com mais respeito aos Direitos do Consumidor.

Compartilhar

5 Correções

  1. Atualmente, ao criarmos uma conta em qualquer aplicativo ou site (Netflix, YouTube, Spotify, etc), uma das primeiras perguntas que nos fazem é escolher alguns gêneros, artistas ou filmes para, dessa forma, filtrar o conteúdo e criar um esboço do nosso perfil virtual. Essa ferramenta de adaptação é excelente para deixar o usuário mais confortável na plataforma, no entanto, o controle e armazenamento de dados pelas mídias sociais pode trazer diversos malefícios, como por exemplo: a mostragem abusiva de anúncios e a falta de privacidade (e consequentemente segurança) para o internauta.

    >>> erro gravíssimo: uso de verbos na primeira pessoa, já que a proposta de redação dissertativa- argumentativa não permite esse uso, apenas em verbos na terceira pessoa (impessoalidade). No mais, se tratando de estrutura de argumentação sua introdução tem os elementos cabíveis.

    (faltou conectivo)Pode parecer pouco, porém dados e informações dos usuários são uma das moedas mais valiosas da internet. Uma vez que é traçado o seu perfil “online”, a plataforma mostra para você produtos que possuem maiores chances de serem consumidos, aumentando assim, o lucro da plataforma ou dos seus patrocinadores. Isso gera o problema do abuso de suas informações pessoais para lhe vender algo que, em outro contexto, você provavelmente não compraria* (TROQUE POR: O USUÁRIO PROVAVELMENTE NÃO COMPRARIA*. Um exemplo disso, foi o escândalo que houve em 2019 sobre o Facebook vender ilegalmente dados de, literalmente, mais de 1,5 bilhões de usuários.

    >>> no início do parágrafo coloque sempre um conectivo: nesse contexto, nesse viés…, outro ponto fraco é ficar se dirigindo para o corretor como se fosse uma correspondência, você não pode fazer isso, a redação deve ser impessoal. C2, C3 e C4

    (faltou conectivo)Outro ponto negativo a se considerar, é a manipulação de dados aplicada pelo próprio Internauta, que lhe permite, por exemplo, espalhar as temidas fake News ou aumentar a popularidade de dada pessoa, por meio da compra de boots (robôs), o que pode ser extremamente prejudicial se o alvo, por exemplo, for um candidato a um cargo político, pois a sua falsa popularidade pode influenciar o voto de milhares de pessoas.

    >>> esse parágrafo ficou expositivo, quase não tem a argumentação do candidato. C3 e C4

    (faltou conectivo)Dadas as circunstâncias de um uso irresponsável e desenfreado de informações, é fundamental que as redes sociais, com o apoio dos governos locais, criem políticas e mecanismos que visem regulamentar, limitar e fiscalizar o recolhimento, controle e uso dos dados na internet. Isso deve ser feito por meio da criação de: leis que punam a venda ilegal de informações, aviso aos usuários e limitação de venda de boots, principalmente em épocas de eleição. Tendo essas políticas assim, o objetivo de tornar a Internet um ambiente mais seguro, confiável e com mais respeito aos Direitos do Consumidor.

    >>> proposta completa, parabéns. C4

    C1:160
    C2:160
    C3:120
    C4:160
    C5:200
    NOTA:800

    • 2
  2. A redação possui um estrutura ótima, visto o padrão exigido pela banca de correção. Porém contém erros de desvio da norma culta. O erro principal é o uso da primeira pessoa, pois não faz parte da estrutura dissertação argumentativa. Além disso, explore mais os argumentos, visto que a competência 3 busca esse domino.

    Competência: 1- 120. 2-160. 3-120. 4-120. 5- 200
    Nota final: 720

    Parabéns, continue buscando melhorar!

    • 1
  3. Redação consiste em boa estrutura. Porém contém alguns, aprofunde mais seus argumentos, para ter maior coerência e coesão, e amplie seus repertórios, para desenvolver melhor a redação.
    Competência: 1- 160. 2-160. 3-160. 4-120. 5- 160
    Mas a redação ficou boa a nota que eu daria seria 760. Parabéns continue a persistir.

    • 1
  4. gostei da sua redação seus argumentos foram muito bem colocados porem você usou muito a partícula Que e não fica muito legal de ler pois gera um eco parece que estou lendo a mesma linha sempre e no Enem isso desconta nota.
    Fora isso ficou muito bom se fosse para dar uma nota seria 800 parabéns.

    • 1
  5. A redação está boa, porém vc cometeu um erro ao usar o verbo de primeira pessoa na introdução.
    esqueceu de usar os conectivos que estão poucos no seu texto dissertativo- argumentativo.
    Faltou os argumentos. Vc precisa aprofundar mais nos argumentos, abusar dos conectivos (os corretores do ENEM gostam disso) use repertórios também pois sua nota vai melhorar muito.
    NOTA
    C1 150
    C2 160
    C3 160
    C4 130
    C5 160

    TOTAL 760

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.