Mestre

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 1

A internet se tornou uma ferramenta necessária para a vida de diversos indivíduos, seja para lazer, trabalho, estudos ou comunicação. Entretanto, muitos usuários não possuem o devido conhecimento de como seus dados são utilizados na internet, o que intensifica a manipulação de dados por diversas empresas de tecnologia. Consequentemente, o controle desses dados levam a consequências no ambiente real, influenciando em comportamentos individuais e dificultando a discussão de debates.

A princípio, o não conhecimento por parte dos indivíduos que não compreendem para o que seus dados são utilizados caracteriza-se como uma manipulação de dados. Tal como na série Black Mirror, na qual é demonstrada em um episódio um homem que aceita fazer parte de um experimento sem o conhecimento de seus riscos, evidenciando um desconhecimento de como as informações fornecidas ao experimento serão utilizadas. Não distante da ficção, esse cenário pode ser evidenciado também na realidade, com os diversos termos de privacidade que são aceitos sem o conhecimento prévio dos usuários, seja pelo o indivíduo não ler o documento ou pelo não compreendimento do que está escrito, por muitas vezes estar de maneira técnica e formal.

Outrossim, esse controle de dados no ambiente virtual pode ocasionar em consequências graves ao meio real. Exemplificando, a utilização de dados de usuários de uma empresa parceira da rede social “Facebook” trouxe consequências para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, prejudicando diversos candidatos em decorrência do espalhamento de notícias falsas. Dessa forma, os algoritmos possuem uma tendência de mostrar aos usuários apenas aquilo que os convém, gerando efeitos negativos aos debates e contribuindo para uma polarização de ideias, sendo evidenciada principalmente em ambientes políticos.

Desse modo, torna-se evidente que medidas estratégicas precisam ser tomadas para amenizar esse cenário. É preciso que o Governo Federal, com o auxílio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, crie medidas que evidenciem o destino das informações dos usuários enviadas aos meios virtuais. Essas medidas devem ser feitas por meio de um contato com empresas de tecnologias, que devem procurar facilitar a compreensão dos usuários em relação a como seus dados são utilizados, por meio de uma linguagem simples e informal. Assim, os usuários poderão entender como as empresas fazem uso de seus dados.

Compartilhar

1 Correção

  1. C1: 180 ( Vírgula e pontuação).
    C2: 160 (Explore mais dados e repertórios. Cuidado com o tamanho do texto, lembre-se que no Enem só pode ter 30 linhas!)
    C3: 200. (Ótima argumentação).
    C4: 160 (Cuidado com as repetições de palavras. Explore mais as conjunções).
    C5: 200.
    AGENTE: Contém.
    AÇÃO: Contém.
    MODO: Contém.
    EFEITO/DETALHAMENTO: Contém.
    DETALHAMENTO: Contém.

    NOTA: 900.

    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.