Na obra “Utopia”, do célebre escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos. No entanto, observa-se, na realidade contemporânea, o oposto da coletividade sublime defendida pelo autor, uma vez que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse contexto, verifica-se a configuração de um grave problema, que tem como causas: a insuficiência das leis e a falta de debates nas escolas.
Nesse sentido, em primeiro plano, convém ressaltar que o descaso do Estado, principalmente na esfera legislativa, contribui para a permanência da manipulação sobre o usuário pelo controle de dados no meio digital. Isso ocorre porque as leis que protegem os cidadãos em relação a filtragem de seus dados na internet – como a Lei Geral de Proteção de Dados – não são efetivamente cumpridas, haja vista que muitas empresas ainda fazem uso de algoritmos para moldar o comportamento dos seus assinantes e, assim, enviarem informações programadas visando apenas o seu lucro financeiro. Tal fator se torna mais preocupante já que, infelizmente, a quantidade de empresas e de sites que praticam esse crime só tende a aumentar, visto que, segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, apenas 10% desses criminosos são investigados. Dessa maneira, torna-se essencial a mudança dessa postura omissa estatal.
Ademais, outra causa responsável pela manutenção desse imbróglio é a ausência de debates nas instituições de ensino. Tal situação acontece pois as escolas – as quais exercem o papel educativo – não cumprem o seu dever no sentido de mitigar esse problema, posto que, muitas vezes, estão mais focadas nas notas disciplinares dos alunos do que em promover projetos que poderiam conscientizá-los acerca da manipulação existente no universo virtual – como a realização de palestras com professores de informática. Esse caso de inoperância das instituições formais de ensino exemplifica a teoria das “Instituições Zumbis”, do sociólogo Zygmunt Bauman, de acordo com o qual estão presentes na sociedade, mas não exercem suas funções com eficácia. Dessa forma, é urgente a reformulação desse cenário nefasto.
Portanto, o Poder Legislativo deve elaborar um projeto de lei que reforce a proteção dos dados dos usuários em todos os sites da internet, aumentando, legalmente, a pena das pessoas que praticam esse crime, por meio de uma reunião com o Congresso Nacional e com o Ministério da Justiça, os quais poderão potencializar a fiscalização das informações que são repassadas para os cidadãos, a fim de efetivar as leis no território nacional. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação promover uma campanha educativa, em escolas públicas e privadas, por intermédio de atividades lúdicas com professores de Tecnologia da Informação, com o intuito de conscientizar, desde a tenra idade, os estudantes brasileiros. Somente assim, a coletividade alcançará a utopia de More.
ATRIBUAM NOTA, SE POSSÍVEL.
30 linhas na folha de redação.
Shu
Olá! Como vai?
Abaixo segue minha correção sobre sua redação:
– 1° parágrafo; no trecho da citação de More ” é retratada uma sociedade ideal, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de conflitos” é um comentário que remete a padronização das pessoas e não do modo coletivo que elas execem. Portanto, acho que não coincidiu essa alusão com o tema. E na frase “controle de dados na internet apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More”, quais seriam essas barreiras? Mas no último trecho “verifica-se a configuração de um grave problema, que tem como causas: a insuficiência das leis e a falta de debates nas escolas” ficou muito bom!
– 2 parágrafo; seu desenvolvimento ficou excepcional! Só farei uma observação que ao invés de “criminosos”, poderia colocar “indivíduos” .
– 3 parágrafo; seu segundo desenvolvimento seguiu o mesmo parâmetro do primeiro desenvolvimento. Muito bom!
– 4 parágrafo; você colocou muitos agentes (Poder Legislativo, Congresso Nacional, Ministério da Justiça e Ministério da Educação) o que não é muito recomendado. E evite colocar verbos no gerúndio como no verbo “aumentando”. E faltou o detalhamento de como os agentes irão realizar essas ações.
Espero te ajudado! Você domina bem o desenvolvimento da redação, mas a introdução e a conclusão falta um pouco de prática. E no geral, você foi muito bom nessa redação. Continue escrevendo!
C1: 180
C2: 120
C3: 180
C4: 200
C5: 100