Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 0

O filme ” Lucy”, estrelado por Scarlett Johansson, trata-se de como um computador tem o poder de manipular o comportamento das pessoas através dos dados que estão presentes na internet, uma vez que a ideia de que a máquina está no controle do que aparece ou não em nossa timeline. Tal realidade advém dos aplicativos que possuem um cérebro artificial, que consegue traçar um retrato automatizado das preferências dos seus usuários. Assim, os fatores que confirmam essa vicissitude, cabe citar a transformação dos nossos pensamentos e a liberdade de escolha que nós acreditamos que temos mas, que na verdade é apenas uma grande ilusão criada pelos algoritmos.

Deste modo é importante notar que a transformação dos nossos pensamentos deixa cada vez mais evidente que a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet existe claramente em nossa sociedade. Isso ocorre porque nós estamos sempre expondo tudo a nosso respeito na nuvem, inclusive os nossos dados pessoais, assim como Frida Kahlo expunha os seus sentimentos através da arte nós estamos colocando sempre em evidência tudo o que diz respeito a nós. E todas essas situações contribuem para o ajuntamento de informações que os algoritmos estão sempre em busca para nos mostrar apenas o que convém a eles.

Em acordo com essa problemática está o filme de animação produzido pela Disney “Enrolados”, que retrata uma garota mantida em cativeiro desde quando a sua suposta mãe á sequestrou, e desde então a manipulou, dizendo apenas o que ela queria que ela acreditasse, e a garota tem o sua própria visão de mundo apenas quando ela conhece verdadeiramente como as coisas são.

Diante do exposto, é necessário perceber que a manipulação das pessoas através do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet  é fruto inegável de um cérebro artificial. Para solucionar a problemática, os pais os responsáveis pelas crianças terão que ensinar a elas desde cedo a terem uma opinião própria , mostrando a eles que podem ser diferentes e que não precisam viver apenas nesse mundo virtual onde tudo é manipulado.

Compartilhar

1 Correção

  1. Primeira coisa: QUE TÍTULO LONGO DA PESTE É ESSE, MIA FILHA???? KKKKKKKK
    Brincadeiras à parte, o título realmente está longo. Procure escrever algo menor e mais impactante. Se esse for o TEMA, aí ok. Mas você passou a ideia de título. Se for uma redação estilo Enem, a falta do título não é relevante, mas caso seja de algum vestibular que EXIGE título, reveja isso.

    Achei a sua introdução muito legal, a referência é de um filme conhecido. Incrível.
    Notei também a quantidade de linhas…. Bora diminuir isso, que tal? Tem como você diminuir sem perder o sentido do que quer passar, da próxima vez se liga nisso.

    Desenvolvimento I: Perfeito, perfeito, perfeito!!!!

    Desenvolvimento II: Legal você citar Enrolados mas achei que fugiu um pouquinho do que você estava falando anteriormente. Poderia ser – filme e + redação nessa parte. Além do que você no início, o “Em acordo com essa problemática…”, você poderia ter feito uma correlação ao final.

    Conclusão: Boa mas um pouco fraca. A pessoa quando começa a ler o seu texto espera uma proposta de intervenção brabíssima e se decepciona um pouco no final. Além do monitoramento dos pais, você poderia falar de algo mais. Não são só as crianças que passam por essa manipulação, não é? Como que os pais ensinarão algo que nem eles sabem?

    Os seus conectivos são ótimos e foram usados de uma forma interessante, mas há uns erros de concordância e vírgula, que te fazem perder alguns pontos. No mais, foi uma ótima redação. Boa sorte nessa jornada!

    Competência I: 160
    Competência II: 120
    Competência III: 200
    Competência IV: 160
    Competência V: 120

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.