Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet

  • 1

 

Segundo o Grande Irmão – personagem fictício do livro “1984” de George Orwell – “Liberdade é escravidão”. Tal frase, no livro, faz alusão ao controle do pensamento da coletividade pelo partido, onde o Grande Irmão “está de olho em você” por meio das teletelas – dispositivos utilizados pelo partido como instrumento de espionagem -. Sob esse viés, a Internet torna-se maléfica aos seus usuários visto que através do seu avanço tecnológico controla e influencia os dados dos internautas cada vez mais, fazendo-os consumir conteúdos lucrativos a rede, manipulando o comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet.

Convém ressaltar que a Internet invade a privacidade dos seus usuários, interferindo e controlando os conteúdos consumidos por eles. Nessa perspectiva, conforme o livro “1984” de George Orwell, o partido controla não só as ações dos indivíduos mas também suas vidas, suas histórias e seus pensamentos escravizando e manipulando as mentes. Dessa forma, a Internet entrega aos seus usuários conteúdos relevantes a ela, que controlam a coletividade como fantoches fazendo-os consumi-los em demasia, manipulando o comportamento do usuário.

Outrossim, a Internet influencia seus internautas em diversos aspectos na tentativa de estabelecer poder sob o usuário, desde a compra de uma roupa na moda a um posicionamento político. Uma vez que a rede sabe dos interesses individuais, torna-se mais fácil o controle de dados. No que tange a privacidade, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garante a liberdade, a proteção e a neutralidade dos dados na rede. Conquanto, esses direitos garantidos aos utentes não são aplicados em virtude da falha na lei, facilitando a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet.

Sendo assim, o Marco Civil da Internet e o Ministério das Comunicações, devem proteger a privacidade dos dados dos internautas e conscientizá-los sobre a importância de não se deixarem ser influenciados pela Internet, por meio de políticas severas a serem adotadas pelos sites e plataformas, e campanhas públicas nos meios de comunicação, com o fito de proteger a privacidade dos usuários, além de evitar o controle da rede sob eles. Dessa forma, a manipulação em massa descrita na obra “1984” deixará de ser uma realidade na nossa sociedade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá Alice, tudo bem?
    Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa!
    Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto.

    1º Parágrafo:

    L3: “Partido”, no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você utilizou “onde” para retornar ao “Partido”; substitua por “em que/no qual”. Utilize “onde” apenas para se referir a lugares.

    L4: Aqui você isola um aposto explicativo por meio de travessões. No entanto, como a frase termina com ponto final, apenas o travessão do início basta.

    L7: Acredito que faltou o sinal de crase em “conteúdos lucrativos a rede”.

    2º Parágrafo em geral: Novamente, sua argumentação está impecável, não detectei erros gramaticais. Só uma dica, evite o uso demasiado do gerúndio. Isso pode deixar a leitura um pouco cansativa.

    3° Parágrafo:

    L2: “estabelecer poder sob o usuário”, o correto seria “poder sobre o usuário”.

    L6: Conquanto é uma conjunção concessiva. Neste período você apresenta uma contraposição de ideias, assim, seria mais coerente utilizar uma conjunção adversativa (entretanto/contuto/porém).

    4° Parágrafo:

    L1: ” …o Marco Civil da Internet e o Ministério das Comunicações, devem proteger a…”. Cuidado, quem devem proteger? O Marco Civil e o Ministério, logo, eles exercem a função de sujeito da oração. Assim, não podem ser separados por vírgula do verbo.

    L6: Aqui ocorre o mesmo problema de “sob/sobre”.

    No mais, como disse antes, gostei muito da sua redação. A obra ‘1984’ ainda se mostra muito atual, e por isso, achei muito interessante você ter feito essa correlação entre a ficção e a realidade atual em seu texto. Parabéns, Alice!

    • 1
  2. Redação impecável, ótima estrutura, erros básicos de vírgula e etc. Porém, minha é 900, meus parabéns, parágrafos impecável, retomada para acabar com tudo, adorei seu texto, erros de paralelismo e vírgulas, impediu você de conseguir nota 1000. Foca em gramática, que dará certo! Qualquer ajuda chama lá 87 9 9161-0224

    • 1
  3. Oi, bom dia! Primeiro me deixe dizer que sua escrita é perfeita! Boa compreensão do tema, ótima articulação entre os parágrafos e períodos, boa forma de organização, está tudo encaixado nos lugares certos. Minha maior crítica seria a falta de novos argumentos, note que tirando a menção ao LGPD no terceiro parágrafo, todos os outros estavam relacionados a obra “1984” embora seja ótimo citar na introdução e retomada na conclusão, por vezes até fazer uma rápida alusão em algum parágrafo do desenvolvimento, não é bom fazer um paragrafo de desenvolvimento pautado apenas nisso, o ideal seria mencionar um argumento histórico, cultural, de autoridade etc… para desenvolver melhor seu ponto de vista.
    Além disso seria legal ter uma divisão de períodos maior na conclusão, tente começar com uma chamada básica “Portanto/ Logo/…. que medidas devem ser tomadas a fim de ….” e depois entrar com seus agentes/ ação/ modo/ detalhamento/ finalidade.

    Tirando isso sua redação foi incrivel!
    Minha nota seria de entre 880-910

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.