Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

  • 0

Segundo o filósofo inglês Bertrand Russell, grande parte dos seres humanos, embora em graus diferentes, deseje controlar, não apenas suas próprias vidas, mas também as vidas dos outros. Diante disso, os algoritmos utilizados pelas gigantes da internet parecem atuar como ferramenta para a essa manipulação de comportamento do usuário pelo controle de dados na internet, podendo afetar as escolhas do individuo, fazendo essas empresas obterem influência e maior capital.

Em primeira análise, constata-se que o individuo, atualmente, pode ser amplamente influenciado pelo conteúdo que acessa no meio digital, conseguindo afetar suas escolhas. Um exemplo disso, é o atual problema com as chamadas “Fake News”. Que tem causado interferências no meio político e favorecido a desinformação. Além disso, cerca de 53,6% da população global utiliza a internet, segundo a União Internacional de Telecomunicações, UIT, são mais de 4 bilhões de pessoas. Portanto, um assunto a ser tratado.

Vale ressaltar que, as grandes empresas de internet tem total consciência do cenário apresentado, e deseja manter a grande massa da população sobe controle, consumindo o desejado e mais relevante para si, favorecendo assim, o tipo de informação apresentada. Exemplo disso, é a falta de ações que reduz esse tipo de controle e manipulação. Portanto, é evidente que tais empresas, procurem mais formas de adquirir influência sobe seus usuários.

Em resumo, a manipulação do indivíduo se dá pela tendência a desinformação, e que as gigantes da internet utilizam de ferramentas para obter influência e capital. Por isso, caberia aos meios de informação confiáveis, informar as massas a respeito da problemática, afim de conscientizar os usuários para que ocorra uma cobrança a mudanças por parte das grandes empresas. Para tornar ilícito tão atitude de controle e manipulação de dados na internet.

Compartilhar

3 Correções

  1. muito boa sua redação, mas faltou algumas coisinhas como na conclusão, achei que você não detalhou muito
    no segundo desenvolvimento, achei vago
    mas de resto, achei muito boa
    sou iniciante aqui então não sei muito bem, me desculpe se falei algo errado
    continue assim que você vai longe

    • 1
  2. Olá! Tudo bem?
    Parabéns pela sua redação, vai aqui alguns pontos que eu notei:
    – No desenvolvimento 2, eu senti a falta de repertório que enriquece bastante o texto e é uma das competências para correção da redação no Enem.
    – No desenvolvimento 1, na parte “ Um exemplo disso, é o atual problema com as chamadas “Fake News”. Que tem causado interferências no meio político e favorecido a desinformação. “ seria melhor substituir esse “.” após “Fake News” por uma vírgula.
    – Senti falta de um maior aprofundamento na proposta de intervenção. Você não respondeu algumas perguntas essenciais como: agente? detalhamento ?.
    – Outro ponto foi a repetição da palavra “internet” e “tipo de” no texto, você poderia ter substituído por algum sinônimo ou hiperônimo.

    • 1
  3. Olá!
    Primeiramente, na introdução, como além de citar o filósofo você também transcreveu sua frase, a construção ali deveria ser melhorada com aspas, (já que foi uma citação direta). No primeiro parágrafo de desenvolvimento, é abordada a argumentação com dados porém não foram bem explorados e isso fez com que a argumentação não fosse tão consistente. Já no segundo, faltam dados para comprovar o seu argumento. Na conclusão, deve-se fazer retomada do tema e logo propor a proposta de intervenção abrangendo 4 tópicos: o que fazer, como, quais os resultados esperados.
    Espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.