Segundo o IBGE, 64,7% das pessoas utilizam a internet, esse dado estatístico comprova o quanto é difícil escapar do seu uso. Porém, essa realidade tem seu ponto negativo que é uma certa manipulação do usuário pelo controle de dados, vale ressaltar, que essa influência fere a constituição federal brasileira, no qual é direito da população a liberdade de escolha. Logo, em razão da lacuna educacional e descaso do Estado, emerge um problema complexo.
A princípio, os internautas é constatemente controlado pelas redes que seleciona o que convém de acordo com o gosto da pessoa, sem que ela fica exposta a uma gama de noticias diferentes, assim, a escola não tem cumprido com o seu papel na tentativa de mudar essa situação. De acordo com o sociológo Immanuel Kant, o índividuo não é nada mais nada menos que a educação recebida faz dele, fica evidente então, que a não abordagem desses filtradores de dados e o ensinamento de como usar a internet da melhor forma possível no meio social, traz consequências consideráveis, como por exemplo, a ilusão de liberdade de escolha no meio cibernético.
Ademais, o Estado tem negligenciado o fato de que há algoritmos que moldam maneiras de pensar. Sob o mesmo ponto de vista, para o filosofo contêmporaneo Pierre Lévy, a internet deve ser usada como democratização do saber e interação com variadas notícias. Entretanto, não é isso que acontece, uma vez que, o governo não está dando devida atenção a essa questão, o que pode ser facilmente revertido se o Congresso Nacional propor uma lei que visa erradicar essa manipulação.
Portanto, em função da insuficiência educacional e descaso do Estado, o fênomeno se perpetua no Brasil. O Congresso Nacional e Ministério da Educação deve criar uma lei que vise regulamentar o controle de dados e campanhas que auxiliem como não ser manipulado respectivamente. Isso poderá ser feito por meio de colocar a proposta de lei no plenario para serem aprovados e colaboração dos educadores que entende sobre o assunto, com a finalidade de mitigar a alienação dos internautas. Dessa forma, a internet será usada como forma de democratização do saber e interação com diversas notícias.
Josenildo da Silva Barbosa
Oi, bom dia!!!
Introdução: ficou boa, mas eu não usaria o dado estatístico na introdução por causa que fica parecendo um desenvolvimento. A tese fucou maravilhosa, bem clara.
Desenvolvimento 1: poderia ter argumentado um pouco mais, a citação foi bem utilizada, usou ela de uma forma indireta.
Desenvolvimento 2: a mesma coisa, poderia ter argumentado mais, uma dica que te dou é : não trazer citação do desenvolvimento 2 porque fica algo muito repetitivo e acaba que você não mostra sua opinião e você pode perder ponto por isso. Quando você for trazer citação ou contexto histórico no desenvolvimento 1 não traga no desenvilvimento 2, Ok?
Conclusão: perfeita, respondeu todas as perguntas perfeitamente.
NOTA:
COMPETÊNCIA 1: 160, porque têm alguns erros ortográficos.
COMPETÊNCIA 2: 160, por causa da sua argumentação que não foi o suficiente, se tivesse argumentado um pouco mais tiraria 200.
COMPETÊNCIA 3: 160, pelo mesmo motivo.
COMPETÊNCIA 4: 200, utilizou perfeitamente os conectivos.
COMPETÊNCIA 5: 200, respondeu todas as perguntas.
TOTAL: 880
Lívia,Pelizzari,Côco
Oii, vamos lá!
Ameii a sua intro, pq você começou com um dado do IBGE, porém muito cuidado, você deve saber clara e perfeitamente a natureza desse dado, bem como as informações nele presentes, pq você não pode tirar nenhuma informação dos textos bases. Você não colocou a data o que enfraquece um pouco o seu argumento. Contudo, sua introdução ficou legal.
Seus argumentos e ideias foram bem colocados de forma a ficarem claros e coesos.
Senti falta de conectivos conectores. Para que seu texto circule eles são necessários.
Conclusão bem detalhada e a presença dos 5 elementos de forma clara. Nota: 885
ana_lauraa
Muito boa sua redação eu de fato tive um leitura agradável, ainda sou iniciante não posso te dar maiores detalhes se está seguindo todas as regras impostas por um exame como o enem, mas na minha opinião pessoal o tema foi bem desenvolvido, argumentos verídicos e bem explicativos, conclusão exata e objetiva, conseguirá sem dúvidas alcançar uma boa nota.
marcellycat
Ola, lembrando que nao sou profissional nem nada… gostei bastante do seu texto , da forma como começou , dos dados, dos seus argumentos…acho que com alguns conectivos pode ficar ainda melhor tipo para ficar coeso o que vc quer passar, enfim sem mto o que declarar seu texto ficou so algumas coisinhas para reparar como falei em cima… continue praticando porque certamente tem capacidade de uma redaçao nota 1000 PARABENS.
Lidialimas
Olá, boa tarde
Sua introdução começou bem, mas depois do primeiro período ela ficou parecendo argumento , pois você colocou uma informação (OPINIÃO) que ficaria melhor no desenvolvimento. Mas a tese ficou bem clara.
Os desenvolvimentos e a conclusão, ficaram boas. Você apresentou bons argumentos com o uso de dados/informações, além de uma proposta bem detalhada.
Use mais conectivos, assim seu texto fica mais coeso e fluente para os corretores lerem.
Enfim, continue praticando e sempre de olho nas competências, pois assim fica melhor de saber onde não errar.
BOA SORTE!