A utilização da internet, especialmente as redes sociais se tornou um hábito. Com base em dados do IBGE cerca de 85% dos jovens de 18 a 24 anos de idade e 25% das pessoas de 60 anos ou mais utilizaram a internet. Tendo em vista que o algoritmo faz recomendações com base naquilo que satisfaz o individuo, é perceptível que há uma restrição de informações e consequentemente a manipulação do comportamento do usuário.
Em primeira análise, a partir de publicações curtidas pelo usuário a plataforma oferece mais assuntos relacionados e principalmente anúncios. Na prática, quem utiliza essas redes se torna um produto, rolando infinitamente pelas postagens sem ser capaz de lembrar qual viu anteriormente. As notificações também possuem um papel importante em manter o produto ativo, avisando sempre que acontece algo novo para que assim mantenha o consumo de anúncios.
Nessa perspetiva, o seriado “Black Mirror” apresenta em seu primeiro episódio da terceira temporada, uma sociedade que vive com base em estrelas obtidas em razão de seu comportamento com as pessoas, As mesmas são responsáveis por essa pontuação. Dentro do mesmo universo, é com base nessa dinâmica que é decidida toda a vida deles, em poucas palavras seus perfis manipulam tudo em suas vidas. Fora da ficção, não é preciso de esforço algum para relacionar todo esse universo com a vida real.
Com base nos pontos destacados ao longo do texto, é possível concluir que a internet vem sendo responsável pela manipulação e restrição do pensamento de seus usuários. Portanto, é necessário mencionar que há alternativas que podem ser usadas a fim de que o uso das redes sociais seja controlado, como por meio da ocupação em outras atividades de lazer, essas sendo estimuladas pela comunidade e pelo próprio indivíduo. Desativar as notificações também é uma solução para não ser tentado a voltar a se conectar. Deve-se levar em questão que os usuários não são únicos responsáveis, é preciso que haja uma responsabilidade dos produtores para que assim as pessoas possam enxergar outros pontos de vista não só aquilo que é agradável.
EmilyrDias
INTRODUCÃO
•não apresenta o tema de forma clara e objetiva.
Não fica legal apresentar dados na introdução, você pode apresentar uma citação, livro, alusão história, filme/série ou até mesmo uma musica.
DESENVOLVIMENTO
•1 parágrafo desorganizado
•argumentação superficial
CONCLUSÃO
•Não apresenta os 5 elementos
– Quem vai fazer?
-O que vai ser feito?
-Como vai ser feito?
-Com qual objetivo? (A fim de que? / com o fito de que?)
-Detalhamento. Escolher um de cima para falar mais sobre.
ManuCastilho
– não entendi muito bem a função do 2º parágrafo, geralmente se comenta a primeira problematização, e não possui uma evidente.
– tamanho dos parágrafos: 1º tamanho perfeito, 2º e 3º muito pequeno, geralmente é entre 8 e 12 linhas, e o 4º parágrafo muito grande para uma conclusão, geralmente possui entre 4 e 6 linhas :))