Iniciante

Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

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    Ao longo da história, existiram diversas formas de se obter poder: no período feudal, senhores feudais concentraram terras; na era industrial, os burgueses acumularam capital. Hoje, a obtenção do maior número possível de dados de usuários na internet caracteriza-se como a maior “mina de ouro” do século XXI. É fato conhecido que no ciberespaço o software é responsável por aplicar todas as regras de funcionamento e convivência. No entanto, estes programas são produzidos por pessoas e, sendo assim, estão sujeitos às suas intenções. O atual modelo de código fechado não permite que os usuários saibam o que de fato acontece com os seus dados.

    Primeiramente, deve-se salientar que nenhum software pode ser considerado neutro. “Mathwashing” é um termo cunhado pelo engenheiro de dados Fred Benenson para descrever a crença de que os algoritmos seriam imparciais. Observa-se, entretanto, que o aumento da utilização de plataformas digitais nas últimas décadas esteve atrelada à proliferação diversas estruturas de opressão provenientes das esferas de socialização do mundo físico. A título de exemplificação, pode-se notar o caso da Inteligência Artificial da Microsoft – uma das maiores empresas de tecnologia atualmente – que após um período de testes com usuários de uma rede social, passou a formular mensagens preconceituosas. Em vista disso, o amplo acesso aos códigos que regem o ambiente virtual torna-se essencial para que a privacidade e o bom manejo dos dados pessoais dos usuários sejam assegurados.

    Além disso, algoritmos que objetivam controlar o comportamento dos usuários na internet impactam diretamente no cenário político de todo o mundo. Os Estados Unidos, em 2016, enfrentaram uma das mais conturbadas eleições presidenciais da história. O documentário “Privacidade Hackeada” mostra como o candidato Donald Trump obteve maior vantagem na disputa por meio da utilização indiscriminada de dados pessoais de milhões de pessoas em redes sociais, residentes do país. Portanto, a não fiscalização do manuseio desses dados, em especial pelo setor privado, pode acarretar em uma mercantilização indevida da informação que acabaria por dar mais poder de decisão àqueles que tivessem maior condição financeira.

    Assim sendo, percebe-se que o debate acerca do acesso aos códigos de plataformas digitais de socialização impacta diretamente no cotidiano de todos os indivíduos ao redor do mundo. Faz-se necessário, portanto, que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, junto ao Ministério de Economia, promova um amplo programa de políticas de financiamento a projetos de código aberto, por meio de editais específicos e concursos abertos à população, objetivando a criação de plataformas digitais mais democráticas e conscientes da utilização adequada dos dados de seus utilizadores.

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4 Correções

  1. Boa redação. Continue escrevendo que você conseguirá notas maiores.
    Dica: os parágrafos de desenvolvimento, devem ter 4 períodos. O primeiro é o Tópico frasal, o segundo o Repertório Sociocultural, o terceiro deve apresentar a Contextualização do repertório, ou seja, argumentos que relacionam o repertório ou problema que se discute, por fim o último período você deve fazer um Desfecho crítico. O seu desenvolvimento está sem um desfecho crítico a altura, tente concerta-lo..

    Olha procure redações completa ai no meu perfil no Youtube.

    Sucesso e boa sorte!

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 100

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200

    Nota Final
    820

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  2. Oi, boa tarde, tudo bem?
    Sua redação possui coerência, sua tese está bem estruturada e você usa de bons artifícios para sustentação dos seus argumentos. Houve alguns deslizes gramaticais, mas nada que não seja corrigido com leitura e um pouco de estudo.
    Abaixo, seu desempenho em cada competência da grade de correção do ENEM:

    COMPETÊNCIA 1: domínio da modalidade formal da língua.
    [ ] 0: Desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa; estrutura sintática inexistente.
    [ ] 40: Domínio precário da modalidade escrita formal, com diversificados e frequentes desvios gramaticais E estrutura sintática deficitária.
    [ ] 80: Domínio insuficiente da modalidade escrita formal, com muitos desvios gramaticais OU estrutura sintática deficitária.
    [ ] 120: Domínio mediano da modalidade escrita formal, com alguns desvios gramaticais E estrutura sintática regular.
    [X] 160: Bom domínio da modalidade escrita formal, com poucos desvios gramaticais E boa estrutura sintática.
    [ ] 200: Excelente domínio da modalidade escrita formal. Estrutura sintática excelente (no máximo, UMA falha) E, no máximo, DOIS desvios.

    COMPETÊNCIA 2: compreensão da proposta e aplicação das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do gênero Dissertação em prosa.
    [ ] 40: Tangência ao tema, OU domínio precário do texto dissertativo-argumentativo.
    [ ] 80: Abordagem do tema, mas com trechos de cópias dos textos motivadores E domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo.
    [ ] 120: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos PREVISÍVEIS, baseados nos textos motivadores E/OU com repertório não pertinente ao tema. Apresenta domínio MEDIANO do texto dissertativo-argumentativo.
    [ ] 160: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, com repertório legitimado E pertinente ao tema, MAS com uso improdutivo. Apresenta BOM domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    [X] 200: Desenvolvimento do tema por meio de argumentos CONSISTENTES, e com repertório cultural pertinente ao tema E com uso produtivo. Apresenta EXCELENTE domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    COMPETÊNCIA 3: seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista a ser defendido no texto.
    [ ] 0: Apresentação de informações não relacionadas ao tema, sem defesa de um ponto de vista.
    [ ] 40: Apresentação de informações POUCO relacionadas ao tema, OU abordagem completa do tema, mas sem direção.
    [ ] 80: Falta projeto de texto. Informações relacionadas ao tema, mas desorganizadas ou limitadas aos argumentos dos textos motivadores, OU o texto apresenta contradição grave.
    [ ] 120: Projeto de texto com MUITAS falhas E informações relacionadas ao tema, mas limitadas aos argumentos dos textos motivadores e POUCO organizadas em defesa da tese.
    [ X ] 160: Projeto de texto com POUCAS falhas E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta indícios de autoria.
    [ ] 200: Projeto de texto ESTRATÉGICO E informações relacionadas ao tema e organizadas em defesa do ponto de vista. O texto apresenta AUTORIA no desenvolvimento temático.

    COMPETÊNCIA 4: conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    [ ] 0: Ausência de articulação entre as informações; períodos justapostos e desconexos.
    [ ] 40: Articulação precária: rara presença de elementos coesivos inter e/ou intraparágrafos; excessivas repetições; elementos coesivos inadequados.
    [ ] 80: Articulação insuficiente das partes do texto: muitas inadequações e repertório limitado de recursos coesivos; muitas repetições; elementos coesivos inadequados.
    [ ] 120: Articulação mediana das partes do texto: repertório pouco diversificado de recursos coesivos e/ou algumas repetições e/ou algumas inadequações.
    [X] 160: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; poucas repetições e/ou inadequações.
    [ ] 200: Repertório diversificado de recursos coesivos. Presença constante de elementos coesivos inter e intraparágrafos; raras ou ausentes repetições e sem inadequações.

    COMPETÊNCIA 5: elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    [ ] 0: Ausência de proposta OU proposta não relacionada ao assunto OU que desrespeita os direitos humanos.
    [ ] 40: Proposta de intervenção vaga, tangente ao tema, OU com apenas um elemento obrigatório e válido.
    [ ] 80: Proposta de intervenção insuficiente: relacionada ao tema, mas não articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas dois elementos obrigatórios e válidos.
    [ ] 120: Proposta de intervenção mediana: relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas três elementos obrigatórios e válidos.
    [ ] 160: Proposta de intervenção BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com apenas quatro elementos obrigatórios e válidos.
    [X] 200: Proposta de intervenção MUITO BEM relacionada ao tema E articulada à discussão desenvolvida no texto, com os cinco elementos obrigatórios e válidos.

    Sua nota é, portanto, 880.

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