Por favor corrigir de acordo com as competências do Enem!
Diante dos regimes ditatoriais nascentes após a Primeira Guerra Mundial, líderes de governos utilizavam propagandas com a finalidade de manipular e garantir a adesão da população, desse jeito, promovendo sua permanência favorável às diretrizes. Na atualidade, em função da internet os seus usuários têm se separado em grupos organizados de acordo com seus interesses pessoais; assim sendo, o controle de informações acabam influenciando muitas pessoas perante suas decisões através dos algoritmos.
Por conjuntura, dentre os avanços militares na Guerra Fria, a internet acabou surgindo devido aos interesses dessa época. No entanto, hoje este meio de comunicação compreende um banco de dados contendo uma variedade de conteúdos. Atualmente, representando mais da metade dessa massa consumidora, os jovens são os maiores alvos dos algoritmos que por sua vez selecionam e mostram dados relevantes de acordo com os interesses e gostos de cada um deles. Então, essa manipulação de dados influência na obediência dos usuários a continuar consumindo-os.
De acordo com o livro Rapunzel, obra dos Irmãos Grimm, por estar trancada numa torre a personagem tem uma vida monótona – é bloqueada de contatos e experiências novas, e sua mãe sempre levava até ela objetos que a agradavam. Mediante esta análise, vemos semelhança com a forma que os algoritmos operam perante um usuário na internet que continua preso, mesmo sem saber, em uma “torre”.
Em suma, o Ministério da Educação como forma de incentivar jovens na busca de novos interesses, deve elaborar um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados propondo que escolas do Brasil possuam em sua grade extracurricular aulas acerca do uso benéfico da internet, retardando até casos de crimes. Espera-se dessa forma, contribuir para que – como na história Rapunzel – os jovens possam descobrir um mundo novo fora da sua “torre” e aprender coisas inéditas.
cartola682
Diante dos regimes ditatoriais nascentes(1) após a Primeira Guerra Mundial, líderes de governos utilizavam propagandas(2) com a finalidade de manipular e garantir a adesão da população, desse jeito, promovendo sua permanência favorável às diretrizes. Na atualidade, em função da internet(3) os seus usuários têm se separado em grupos organizados de acordo com seus interesses pessoais; assim sendo, o controle de informações acabam influenciando muitas pessoas perante suas decisões através dos algoritmos.
1 – vírgula
2 – vírgula(adjunto adverbial final)
3 – vírgula
nicolefrison
Competência 1: 140 devido à alguns equívocos sobre as regras da língua portuguesa.
Competência 2: 190 você mostrou entendimento do tema através da exposição de um vasto repertório
Competência 3: 200 boa organização
Competência 4: 180 texto bem redigido e completo
Competência 5: 200 sua proposta é coerente e completa
glauberx1
Competência 1: (160)É necessário uso de vírgula depois do termo “internet” na introdução, Além disso sugiro a substituição do termo “hoje” por “no hodierno”. O termo “por sua vez” deve estar entre vírgulas e depois do termo extracurricular, na conclusão, também deve haver uma. O uso correto do termo “acerca” é “ a cerca”
Competência 2: (200) Você compreendeu muito bem a proposta do tema e aplicou repertórios pertinentes.
Competência 3:(200) O texto está bem organizado, além disso, sua argumentação é muito boa
Competência 4: (200) O uso de repertórios é diverso e funcional, uma dica é aumentá-lo e tentar encaixa-lós entre todos períodos
Competência 5: (200) Sua proposta está bem completinha.
thiago1025
Competência 1= 200. Ótima utilização da norma culta.
Competência 2 = 180. É preciso variar os tipos de conteúdos no texto (ir além da história), fora isso existe uma excelente abordagem das referencias.
Competência 3= 160. Falta delimitar melhor o seu ponto de vista na argumentação(2 e 3 parágrafos). Isso pode ser feito por meio da utilização de adjetivos
Competência 4 = 200. Boa conexão entre os parágrafos e períodos. Texto bem coeso.
Competência 5 = 200. Detalhamento bem evidente, além de colocar o agente,meio,ação e efeito.