No livro 1984,do escritor George Orwell, há a presença da manipulação dos indivíduos , por meio da alteração de documentos, com o fito de mostrar à sociedade que o país encontra-se em ótimas condições. Paralelo à isso, no Brasil do século XXI, existe algo semelhante , visto que é intensa a manipulação dos comportamentos dos usuários da internet através do controle de dados. Assim, se faz necessário uma discussão sobre as causas desse problema, sendo elas a falta de letramento escolar sobre o correto uso da internet, bem como a maior praticidade conferida através dela.
Diante disso, cabe evidenciar o silenciamento escolar sobre práticas digitais como alavancador do problema de persuassão das pessoas através do algoritmo da internet. Isso ocorre,porque, dentre os conceitos pré definidos a serem estudados pelos alunos, apesar de sua relevância, a internet e seus problemas não estão incluidos , fato problemático pois, conforme pesquisas os jovens compõem o público que mais usa a internet. Nesse sentido, o cientista Isaac Newton afirma que construímos muitos muros e poucas pontes, e isso é uma verdade já que a internet possui muitos problemas desde a sua criação e existem poucos meios em prática que levam à resolução deles.
Infere-se, além disso, a maior praticidade atribuída à internet como outro agravante da manipulação das ações dos usuários por meio do controle de dados. Tal questão acontece, pois, a agilidade com que a internet transporte informações faz com que os cidadãos compartilhem e recebam mais dados, e assim o algoritmo os prende mais nas redes. À esse respeito, um dos pioneiros nesse setor, Steve Jobs, pontua que a internet move o mundo , o que ilustra sua praticidade.
Portanto,nota-se que com o fito de dar visibilidade à questão da manipulação do comportamento do usuário pela internet e,assim assegurar que, principalmente os jovens, tenham acesso a informações sobre a questão supracitada,são necessárias mudanças. Para tanto,o Ministério da Educação,órgão responsável pelo sistema educacional brasileiro, deve promover a implementação de mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC),por meio do anexo da questão tecnológica.Nesse sentido, tal medida tem como objetivo garantir que os alunos tenham acesso ao conhecimento sobre a internet,com ênfase na manipulação do controle de dados. Logo, posteriormente,tende-se aos cidadãos em geral terem melhor conhecimento das ferramentas dentro da internet ,evitando assim submissão como no livro de George Orwell.
Leh03
Olá, seguindo os critérios do Enem, eu diria que sua nota é 760, entretanto, não leve minha análise como verdade absoluta.
Você teve um domínio mediano, com alguns desvios gramaticais e de convenções do registro em língua portuguesa, portando, 120 pontos no primeiro critério.
Apresentou um bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes, sendo assim, 160 pontos no segundo critério.
Defendeu uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema, muito bom, 160 pontos no terceiro critério.
Teve um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações, então, 160 pontos no quarto critério.
Apresentou uma proposta viável relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida, 160 pontos no último critério.
thyffanny
ótima redação e repertório maravilhoso!! você só devia ter um pouquinho mais de cuidado e garantir que os dois desenvolvimentos fossem maiores que a introdução e a conclusão, fora isso, tudo ótimo ao meu ver!!! bons estudos e muito sucesso no enem e outros vestibulares…
um ótimo canal p estudar é o fernanda pessoa
Emillyffátima
Gostaria de antes de tudo, pontuar que sou apenas estudante.
Eu achei sua relação ótima, cheia de repertório e citação, considero fantástico q vc citou George Orwell logo no início e finalizou retomando essa citação, contextualizando bem tudo que foi abordado. Vc teve uma ótima introdução q já começa prendendo o leitor e pontuando seu ponto de vista de imediato, teve um desenvolvimento bem elaborado e uma ótima conclusão. Só poderia ter tido mais atenção ao que eu acredito ser erro de digitação, com algumas vírgulas erradas e alguns poucos acentos faltando.