Maneiras de solucionar a crise no sistema prisional brasileiro

  • 0

Na música “Diario de um detento”, composto pelo grupo Racionais MCs, é narrado o cotidiano de um preso. Assim, o personagem detalha alguns problemas do desumano sistema penitenciário, como as superlotações e a violência. Logo, paralelamente à realidade brasileira, note-se que, o alto índice de reincidência dos condenados e a falta de incentivo à ressocialização fazem a manutenção dessa crise. Portanto, esse cenário deve ser revertido para o bem estar da população.

Primeiramente, dados do PUC Minas, revelam que a maioria dos presos libertos voltam em até cinco anos para as cadeias. Mostrando, assim, como ex-detentos, geralmente negros e de classes sócias mais periféricas, tem severas dificuldades para sair da marginalidade que se encontram, pois o governo não tem politicas publicas destinas à essa categoria. Ademais, muitos dos jovens presos, maioria que voltam depois de libertos, encontram um meio de sobrevivência dentro de facções, organizados grupos criminosos, como é mostrado na série brasileira “Irmandade”, onde uma facção luta pelo domínio de um presidio de segurança máxima.

Nesse âmbito, dados do CNJ, Conselho nacional de justiça,  mostram que  quando o sistema prisional capacita e emprega o detento o número de reincidência é quase zero. um exemplo é o  “modelo prisional espanhol”, que tem como foco fazer com que o preso aos poucos, por meios de trabalhos legalizados e um atendimento psicológico adequado, adentre ao meio social. Assim, fica claro que quando o sistema prisional tem como objetivo integrar o preso à sociedade e não exclui-lo, os resultados são muito mais positivos.

Portanto, é mister que o estado tome providências para amenizar o quadro atual. Logo, para melhorar o sistema prisional, no Brasil, urge que o governo, por meio da integração entre os ministérios da cidadania, educação e justiça, com uso de verbas governamentais, criem politicas publicas voltadas para a reintegração dos detentos à sociedade, usando de cursos técnicos e profissionalizantes dentro das cadeias, melhorando a perspectiva de vida dessa categoria por toda a extenção nacional. Assim, será possível combater esse problema, e por fim, evitando mais cenários como na música “Diario de um Detento”.

 

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, parabéns!! Você fundamentou muito bem os parágrafos e sua proposta de intervenção foi boa e direta, entretanto acredito que falte um pouco de coerência, principalmente na utilização dos pronomes de ligação no primeiro parágrafo.
    Nota: 800
    Caso você se interesse pelo tema recomendo à leitura da trilogia do Dr. Drauzio Varella sobre o sistema prisional brasileiro.

    • 0
  2. Muito bom, ainda mais pelo fato da temática ser atual. A introdução achei bacana com a citação da música ( primeira redação com referência musical que li). Boas informações, No entanto, seria legal a exposição de alguns dados em números! . Por fim, a intervenção achei simples , completa e direta.
    Nota 700

    • 0
  3. Gostei do tema, apresentou referências boas, teve parágrafos de uma redação curta, foi bem elaborada mostrou bem a sua opinião e se aprofundou bem no tema, conseguiu me prender até o final, bom uso da gramatica, o tema tambem é muito interessante para ser tratado em uma redação, tomara que consiga tirar uma boa nota.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.