Iniciante

Mais-tratos a animais no Brasil

  • 0

Promulgada em 1988, a Constituição Federal brasileira assegura a garantia da integridade física dos animais. Contudo, apesar de ser um direito constitucional, é indubitável que uma substancial parcela dos animais residentes no país não usufrui, na prática, desse benefício garantido por lei. Convém ressaltar que esse entrave é motivado não só pela maldade presente na sociedade, mas também pela negligência governamental.

Em primeira análise, é importante salientar que as agressões a animais são motivadas pela hostilidade presente dentro da sociedade. Nessa ótica, Hannah Arendt, filósofa alemã, afirma que a maldade tornou-se comum nas relações sociais. De fato, consoante à tese de Arendt, a famosa cantiga infantil “atirei o pau no gato” é um exemplo de que é propagada uma cultura que normaliza os maus-tratos aos animais desde a infância, o que colabora para a formação de futuros indivíduos negligentes com o bem-estar animal.

Além disso, a falta de fiscalização efetiva agrava o imbróglio. Nessa perspectiva, a omissão do Estado contribui para a perpetuação dos maus-tratos a animais, uma vez que, sem punições efetivas, o agressor não se intimidará e, consequentemente, continuará violando a integridade física desses seres. Assim, é válido citar um recente episódio esquecido pela Justiça: o assassinato do cachorro manchinha, o qual foi morto por um funcionário do Hipermercado Carrefour, o que evidencia, dessa forma, a passividade do Governo em punir tais infratores.

Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para acabar com os maus-tratos a animais no Brasil. Por isso, urge que o Ministério do Meio Ambiente fiscalize, por meio de leis criadas pelo poder Legislativo, todas as cidades brasileiras, utilizando fiscais espalhados por regiões estratégicas, munidos de equipamentos, como câmeras para flagrar agressões a animais e telefones para o recebimento de denúncias, com a finalidade de reduzir a taxa de agressões a animais no Brasil. Somente assim, um país totalmente seguro aos animais será alcançado.

Compartilhar

3 Correções

  1. ola alison tudo bem espero que sim, primeiramente quero dizer que sua redação
    , esta boa coesa tenho algumas sugestões para você
    as ongs de proteção animal como World Animal Protection
    Erradicamos o sofrimento desnecessário dos animais.

    Influenciamos autoridades para que coloquem os animais na agenda global.

    Ajudamos o mundo a entender a importância dos animais para todos nós.

    Inspiramos as pessoas a melhorar a vida dos animais.

    Movemos o mundo para proteger os animais.

    acho enriqueceria seu texto te desejo sucesso

    • 0
  2. Olá, Alison!
    Excelente redação!
    Sua introdução está bem colocada, com contextualização, embasamento e tese.
    Seu D1, está ótimo, com seus argumentos curtos e objetivos, mas acho que ficaria melhor se argumentasse mais um pouco. Amei que vc trouxe Arendt, pois é um repertório muito coringa e dá para usar em muitos temas.
    Seu d2 é a mesma situação do primeiro, boa organização e uma linearidade de ideias também.
    É muito bom quando traz o assunto para a realidade e exemplos concretos. Texto claro e coeso, muito bem!
    A conclusão está completa com todos os pontos pedidos.
    Não observei questão de gramática e pontuação, pois não domino muito bem essa área da competência 1.

    Parabéns!

    • 0
  3. A sua redação é incrível. O tema apresentado te da base para uma boa argumentação, e você o faz de modo magistral. A sua citação a filósofa alemã Hannah Arendt encorpa seu desenvolvimento e mostra que você sabe e conhece bem o tema, de forma que sua redação é fluida, rápida de ler e nada difícil de entender.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.