Iniciante

Má alimentação e obesidade no Brasil

  • 1

Com a promulgação da Constituição Cidadã, em 1988, o SUS foi criado com a missão de assegurar saúde pública de qualidade a todos os brasileiros. Apesar das medidas executadas pelo sistema, a má alimentação e a obesidade crescem no Brasil, o que é causado pelo crescente consumo de fast foods e pelo sedentarismo intensificado nos últimos anos.

 

A priori, é evidente que a popularidade dos aplicativos de fast food transformou esses alimentos em parte da vida de todos. Com a correria das cidades cada vez mais industrializadas e as propagandas sedutoras das comidas rápidas para ser feitas e entregues, o brasileiro acaba consumindo mais alimentos industrializados, gordurosos e perigosos à saúde, acarretando em maiores problemas de obesidade e consequentemente de hipertensão, diabetes, entre outros problemas. Como Einstein afirmou, a tecnologia ultrapassou a humanidade, mudando hábitos como os citados.

 

Outrossim, o sedentarismo é um grande vilão, uma vez que a atividade física é imprescindível à manutenção da saúde. Com a pronta entrega popularizada e a criação de tantos dispositivos a pronta disposição, torna-se desnecessário ir até o que se quer, dadas as infinitas possibilidades de que ele venha até o usuário. Como, segundo Hobbes, o Estado é responsável pelo bem estar social, ele deve tomar medidas cabíveis para contornar o problema, uma vez que este é um impasse de sua responsabilidade.

 

À guisa de conclusão, é evidente a necessidade de se reduzir o sedentarismo e o consumo de fast food como meio de combater a mau consumo alimentar e a obesidade no Brasil. Nesse sentido, é crucial que o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação façam o projeto “Todos pela Saúde” com palestras e ações de conscientização nas escolas, em parceria com universidades como meio de projeto para estudantes de Nutrição e Educação Física. No projeto, devem ser realizadas ações (palestras, cursos, oficinas) que conscientizem e demonstrem como alimentação saudável e exercício físico podem ser incorporados na rotina de forma fácil e democrática. Desta forma, o SUS pode efetivamente proteger a saúde dos cidadãos e ainda ajudar alunos prestes a se inserir no mercado de trabalho de nutrição e educação física.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa noite. Gostei da redação. No primeiro parágrafo tem contextualização, tem detalhamento e tese, única coisa que recomendaria é primeiro escrever todo nome do SUS e dps poder usar somente a sigla. Os desenvolvimentos mesmo sem dados estão bons, nas citações é melhor colocar o nome todo do filósofo, pode ser visto como preguiça. Tem alguns erros de concordância nominal. A proposta está bem, cumpre tudo! Siga estudando e parabéns!!!

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Sua redação esta muito boa, apresenta uma tese clara, bons conectivos, poucos erros ortográficos e uma proposta de intervenção. Parabéns! Entretanto o que deve ser melhorado:
    – introdução:
    * Ótima ideia começar com uma analogia e sua tese esta bem clara e desenvolvida, apenas apresenta uma vírgula desnecessária: ”Com a promulgação da Constituição Cidadã ( , ) em 1988,”
    – Segundo parágrafo:
    * Palavra desnecessária: ”alimentos (em) parte da vida de todos.” Ficaria: alimentos parte da vida de todos. Diminuiria um erro, mas ainda sim, não ficaria legal. Essa frase é muito coloquial. Mude a palavra ”parte” para imprescindível, desejado ou querido, ficaria mais formal.
    * Erro de concordância: ”sedutoras das comidas rápidas para ( ser ) feitas e entregues. O correto seria ”serem” já que ”comidas rápidas” esta no plural.
    * Palavra desnecessária: ”acarretando (em) maiores problemas de”
    * ”…diabetes, (entre outros problemas.)” Foi interessando você citar algumas doenças, mas não utilize outras palavras para indicar que existem mais exemplos, como ”entre outros” ou ”etc” por exemplo, porque pode indicar preguiça. Eu entendi que você estava querendo dizer que não pode aparecer apenas hipertensão e diabetes, mas em uma redação, ou você cita todas elas, ou escolha apenas duas. No caso, é recomendável citar apenas duas, porque todas ficaria cansativo e muita coisa também. Você poderia perder pontos por isso, não só por indicar preguiça, mas também por indicar que você não sabe mais. Eu sei, é chato isso, mas era um dos meus principais erros no começo, minha prof brigava comigo direto kkk.
    * Quando você cita o nome do filósofo, não se esqueça de colocar o primeiro nome, não coloque apenas o segundo, fica incorreto.
    * Dois erros nessa frase: ”Com a pronta entrega popularizada e a criação de tantos dispositivos a (pronta) disposição,” Primeiro que essa palavra é desnecessária, e segundo, mesmo que ela não fosse desnecessária, evite utilizar palavras iguais muito perto uma da outra, pode indicar um vocabulário primitivo.
    * Frase coloquial: ”ir até (o que se quer),” essas três palavrinhas poderia ser substituída por uma única, como: almejado, desejado, ou lugar esperado.
    * Novamente, não utilize apenas o segundo nome de um filósofo ou qualquer autor.
    * Falta de repertórios diferentes: Como você já citou um filósofo no parágrafo anterior, aproveite agora e diversifique seus repertórios, adicione outro de área diferente para ganhar pontos e uma credibilidade maior.
    – Conclusão:
    * Parágrafo desproporcional: Em uma redação é recomendável se ter um padrão de proporcionalidade entre os parágrafos, porque indica uma estrutura organizada. Esse último, esta muito grande em relação aos anteriores, o que conta como ponto negativo.
    * Termo desnecessário: ”necessidade de (se) reduzir o”
    * ”combater (a) mau consumo”, o correto seria “o”
    * ”fast food (como meio) de combater a mau” Você deveria substituir para “para” porque adiante você também utilizar esse mesmo termo, ”universidades (como meio) de projeto para estudantes” ficando repetitivo em um parágrafo.
    * Sua proposta esta boa, apresenta o agente, ação, detalhamento e finalidade. Faltou apenas o meio.
    – Mas no geral, você esta indo muito bem, continue assim. Ajuda bastante estudar com redações nota mil, são ótimas, fazem maravilhas, eu adoro. Espero ter ajudado, obrigada.
    Nota: 700

    • 1
  3. – Introdução com teses bem explícitas (uma dica, não coloque SUS de uma vez, escreva Sistema Único de Saúde (sua), escreve o nome completo e coloca a sigla entre parenteses, se for usar dnv coloca só a sigla. Se não for uma sigla tão formosa o corretor pode não saber o que significa logo, é bom sempre colocar o nome completo primeiro)
    – texto direcionado de acordo com as teses, o que mostra um planejamento textual
    – no D1 ” é evidente que a popularidade dos aplicativos de fast food transformou esses alimentos em parte da vida de todos.” -> essa parte ficou confusa
    – faça o uso de conectivos após o ponto final
    – na conclusão : ” como meio de combater a mau consumo alimentar e a obesidade no Brasil.” O certo seria : “como meio de combater o mau consumo…”(acredito que foi só um erro de digitação).
    – sua conclusão possui todos os elementos
    (Continue treinando, bons estudos)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.